Associação entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares:: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão Neto, Reginaldo da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Aleluia, Ítalo Ricardo Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3541
Resumo: O estresse ocupacional é conceituado como a desarmonia entre os anseios do empregador e a capacidade de responsividade do empregado, que gera desequilíbrios conflituosos entre as partes ou a simples aversão biológica, emocional e cognitiva a matéria do trabalho. Tem representado nas últimas décadas, grande relevância como determinante na ocorrência de doenças do aparelho cardiovascular. Este estudo pretendeu identificar que tipo de relação/associação existe entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares. Trata-se de uma revisão de literatura com abordagem descritiva e exploratória de cunho qualitativo. O estresse ocupacional associado a demais fatores de risco cardiovascular se mostrou de grande relevância no desenvolvimento dos agravos referidos entre trabalhadores. Desse modo, se faz necessário a implementação de ações preventivas e de promoção da saúde no ambiente laboral no que tange ao estresse ocupacional e seus efeitos deletérios sobre a saúde dos trabalhadores. Destaca-se a importância da articulação entre as organizações e os serviços de saúde de atenção básica, atenção especializada e de vigilância à saúde do trabalhador para que ocorra a devida assistência aos trabalhadores, efetuando ações de caráter preventivo e de tratamento referentes ao estresse ocupacional.
id UNB-27_24f244eb5d9bbf998bbc5fdfec6bf9fd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3541
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Associação entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares:: uma revisão de literaturaSaúde do trabalhadorO estresse ocupacional é conceituado como a desarmonia entre os anseios do empregador e a capacidade de responsividade do empregado, que gera desequilíbrios conflituosos entre as partes ou a simples aversão biológica, emocional e cognitiva a matéria do trabalho. Tem representado nas últimas décadas, grande relevância como determinante na ocorrência de doenças do aparelho cardiovascular. Este estudo pretendeu identificar que tipo de relação/associação existe entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares. Trata-se de uma revisão de literatura com abordagem descritiva e exploratória de cunho qualitativo. O estresse ocupacional associado a demais fatores de risco cardiovascular se mostrou de grande relevância no desenvolvimento dos agravos referidos entre trabalhadores. Desse modo, se faz necessário a implementação de ações preventivas e de promoção da saúde no ambiente laboral no que tange ao estresse ocupacional e seus efeitos deletérios sobre a saúde dos trabalhadores. Destaca-se a importância da articulação entre as organizações e os serviços de saúde de atenção básica, atenção especializada e de vigilância à saúde do trabalhador para que ocorra a devida assistência aos trabalhadores, efetuando ações de caráter preventivo e de tratamento referentes ao estresse ocupacional.Universidade de Brasilia2016-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3541ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 7 No. 2 (2016); Pág. 758-772Revista Gestão & Saúde; v. 7 n. 2 (2016); Pág. 758-7721982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3541/3225Paixão Neto, Reginaldo daAleluia, Ítalo Ricardo Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:13:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3541Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:13:30Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Associação entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares:: uma revisão de literatura
title Associação entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares:: uma revisão de literatura
spellingShingle Associação entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares:: uma revisão de literatura
Paixão Neto, Reginaldo da
Saúde do trabalhador
title_short Associação entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares:: uma revisão de literatura
title_full Associação entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares:: uma revisão de literatura
title_fullStr Associação entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares:: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Associação entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares:: uma revisão de literatura
title_sort Associação entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares:: uma revisão de literatura
author Paixão Neto, Reginaldo da
author_facet Paixão Neto, Reginaldo da
Aleluia, Ítalo Ricardo Santos
author_role author
author2 Aleluia, Ítalo Ricardo Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão Neto, Reginaldo da
Aleluia, Ítalo Ricardo Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde do trabalhador
topic Saúde do trabalhador
description O estresse ocupacional é conceituado como a desarmonia entre os anseios do empregador e a capacidade de responsividade do empregado, que gera desequilíbrios conflituosos entre as partes ou a simples aversão biológica, emocional e cognitiva a matéria do trabalho. Tem representado nas últimas décadas, grande relevância como determinante na ocorrência de doenças do aparelho cardiovascular. Este estudo pretendeu identificar que tipo de relação/associação existe entre estresse ocupacional e agravos cardiovasculares. Trata-se de uma revisão de literatura com abordagem descritiva e exploratória de cunho qualitativo. O estresse ocupacional associado a demais fatores de risco cardiovascular se mostrou de grande relevância no desenvolvimento dos agravos referidos entre trabalhadores. Desse modo, se faz necessário a implementação de ações preventivas e de promoção da saúde no ambiente laboral no que tange ao estresse ocupacional e seus efeitos deletérios sobre a saúde dos trabalhadores. Destaca-se a importância da articulação entre as organizações e os serviços de saúde de atenção básica, atenção especializada e de vigilância à saúde do trabalhador para que ocorra a devida assistência aos trabalhadores, efetuando ações de caráter preventivo e de tratamento referentes ao estresse ocupacional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3541
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3541/3225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 7 No. 2 (2016); Pág. 758-772
Revista Gestão & Saúde; v. 7 n. 2 (2016); Pág. 758-772
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174681085673472