Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mayra Sildeny R. dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, Elane Soares, Abreu, Saviana da Silva, Souza, Antonia Beatriz Ribeiro de, Cruz, Iriane Maria Amorim da Cruz, Damasceno, Jailson das Merces, Silva, Marla Jayssa Correa da, Silva-Oliveira, Gláucia Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3109
Resumo: O presente estudo buscou diagnosticar o conhecimento de estudantes sobre os aspectos que envolvem a alimentação saudável e a partir deste realizar uma atividade de intervenção de cunho teórico-prático. Dessa forma, foi aplicado um questionário a estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da periferia do município de Capanema, Pará, norte do Brasil. O questionário continha cinco questões fechadas compostas por três alternativas que buscavam observar se os alunos faziam relação ao conteúdo da pirâmide alimentar com a sua dieta alimentar diária. A partir deste estudo pode-se perceber que existe uma grande dificuldade por parte dos estudantes em aplicar os conhecimentos que se trabalham na escola. Para o aluno o mundo da teoria é ainda muito distante da vivência. Auxiliar na consolidação desses conhecimentos trazendo para a vivência desses estudantes é de fundamental importância para estimular o pensar e o agir fazendo com que estes reflitam sobre seus próprios hábitos e possam ser agentes de sua própria saúde.
id UNB-27_55178ba8bf02c2927d69dd73d509f09c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3109
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudávelEducação e SaúdeO presente estudo buscou diagnosticar o conhecimento de estudantes sobre os aspectos que envolvem a alimentação saudável e a partir deste realizar uma atividade de intervenção de cunho teórico-prático. Dessa forma, foi aplicado um questionário a estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da periferia do município de Capanema, Pará, norte do Brasil. O questionário continha cinco questões fechadas compostas por três alternativas que buscavam observar se os alunos faziam relação ao conteúdo da pirâmide alimentar com a sua dieta alimentar diária. A partir deste estudo pode-se perceber que existe uma grande dificuldade por parte dos estudantes em aplicar os conhecimentos que se trabalham na escola. Para o aluno o mundo da teoria é ainda muito distante da vivência. Auxiliar na consolidação desses conhecimentos trazendo para a vivência desses estudantes é de fundamental importância para estimular o pensar e o agir fazendo com que estes reflitam sobre seus próprios hábitos e possam ser agentes de sua própria saúde.Universidade de Brasilia2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3109ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2295-2299Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2295-22991982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3109/2794Santos, Mayra Sildeny R. dosFerreira, Elane SoaresAbreu, Saviana da SilvaSouza, Antonia Beatriz Ribeiro deCruz, Iriane Maria Amorim da CruzDamasceno, Jailson das MercesSilva, Marla Jayssa Correa daSilva-Oliveira, Gláucia Carolineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T20:05:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3109Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T20:05:24Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável
title Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável
spellingShingle Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável
Santos, Mayra Sildeny R. dos
Educação e Saúde
title_short Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável
title_full Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável
title_fullStr Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável
title_full_unstemmed Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável
title_sort Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável
author Santos, Mayra Sildeny R. dos
author_facet Santos, Mayra Sildeny R. dos
Ferreira, Elane Soares
Abreu, Saviana da Silva
Souza, Antonia Beatriz Ribeiro de
Cruz, Iriane Maria Amorim da Cruz
Damasceno, Jailson das Merces
Silva, Marla Jayssa Correa da
Silva-Oliveira, Gláucia Caroline
author_role author
author2 Ferreira, Elane Soares
Abreu, Saviana da Silva
Souza, Antonia Beatriz Ribeiro de
Cruz, Iriane Maria Amorim da Cruz
Damasceno, Jailson das Merces
Silva, Marla Jayssa Correa da
Silva-Oliveira, Gláucia Caroline
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mayra Sildeny R. dos
Ferreira, Elane Soares
Abreu, Saviana da Silva
Souza, Antonia Beatriz Ribeiro de
Cruz, Iriane Maria Amorim da Cruz
Damasceno, Jailson das Merces
Silva, Marla Jayssa Correa da
Silva-Oliveira, Gláucia Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e Saúde
topic Educação e Saúde
description O presente estudo buscou diagnosticar o conhecimento de estudantes sobre os aspectos que envolvem a alimentação saudável e a partir deste realizar uma atividade de intervenção de cunho teórico-prático. Dessa forma, foi aplicado um questionário a estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da periferia do município de Capanema, Pará, norte do Brasil. O questionário continha cinco questões fechadas compostas por três alternativas que buscavam observar se os alunos faziam relação ao conteúdo da pirâmide alimentar com a sua dieta alimentar diária. A partir deste estudo pode-se perceber que existe uma grande dificuldade por parte dos estudantes em aplicar os conhecimentos que se trabalham na escola. Para o aluno o mundo da teoria é ainda muito distante da vivência. Auxiliar na consolidação desses conhecimentos trazendo para a vivência desses estudantes é de fundamental importância para estimular o pensar e o agir fazendo com que estes reflitam sobre seus próprios hábitos e possam ser agentes de sua própria saúde.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3109
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3109/2794
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2295-2299
Revista Gestão & Saúde; V.6, Supl. 3 (2015); Pag. 2295-2299
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174680464916480