Trabalho do enfermeiro na atenção à saúde do homem no território da estratégia saúde da família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ana Elza Fontenele Rocha, Ana Elza, Carneiro Linhares, Maria Socorro, Nazaré Oliveira, Eliany
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão & Saúde (Brasília)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/195
Resumo: A atenção à saúde do homem vem se destacando na atualidade em virtude da elevação dos indicadores de morbidade e mortalidade masculina, tanto por doenças como por agravos. Há uma série de danos que colocam o homem como foco de atenção e evidenciam a necessidade de ações específicas voltadas para suprir suas carências. Objetivo: Analisar o trabalho do enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família (ESF) à luz da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Métodos: Pesquisa exploratório-descritiva, desenvolvida com nove enfermeiros da ESF do município de Cariré ”“ Ceará, Brasil, no período de fevereiro a junho de 2012. As informações foram obtidas por meio de um questionário, dos Mapas de Atendimento Diário e do Cronograma Mensal de Atendimento, e estão analisadas a partir da categorização de Minayo. Resultados: O trabalho do enfermeiro na atenção ao homem varia entre consultas de enfermagem, visitas aos lares, ações educativas em datas comemorativas e em grupos, educação em saúde nas escolas, pedidos de exames, encaminhamentos, atendimento à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso, cuidado preventivo, acompanhamento de doenças e Saúde do Homem. Conclusão: A PNAISH se encontra em processo de implantação no município e representa um desafio para os enfermeiros, que necessitam de qualificações mais específicas para que estejam aptos a atender as demandas de saúde dos homens em sua integralidade.
id UNB-27_f27a06409108b589e620e1ff812d5df3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/195
network_acronym_str UNB-27
network_name_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository_id_str
spelling Trabalho do enfermeiro na atenção à saúde do homem no território da estratégia saúde da famíliaA atenção à saúde do homem vem se destacando na atualidade em virtude da elevação dos indicadores de morbidade e mortalidade masculina, tanto por doenças como por agravos. Há uma série de danos que colocam o homem como foco de atenção e evidenciam a necessidade de ações específicas voltadas para suprir suas carências. Objetivo: Analisar o trabalho do enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família (ESF) à luz da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Métodos: Pesquisa exploratório-descritiva, desenvolvida com nove enfermeiros da ESF do município de Cariré ”“ Ceará, Brasil, no período de fevereiro a junho de 2012. As informações foram obtidas por meio de um questionário, dos Mapas de Atendimento Diário e do Cronograma Mensal de Atendimento, e estão analisadas a partir da categorização de Minayo. Resultados: O trabalho do enfermeiro na atenção ao homem varia entre consultas de enfermagem, visitas aos lares, ações educativas em datas comemorativas e em grupos, educação em saúde nas escolas, pedidos de exames, encaminhamentos, atendimento à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso, cuidado preventivo, acompanhamento de doenças e Saúde do Homem. Conclusão: A PNAISH se encontra em processo de implantação no município e representa um desafio para os enfermeiros, que necessitam de qualificações mais específicas para que estejam aptos a atender as demandas de saúde dos homens em sua integralidade.Universidade de Brasilia2017-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/195ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 1 (2013); 1461-1476Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 1 (2013); 1461-14761982-4785reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/195/184Guimarães Ximenes Neto, Francisco RosemiroAna Elza Fontenele Rocha, Ana ElzaCarneiro Linhares, Maria SocorroNazaré Oliveira, Elianyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T18:58:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/195Revistahttp://periodicos.unb.br/index.php/rgs/index/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rgs/oaigestaoesaude@unb.br||1982-47851982-4785opendoar:2019-11-08T18:58:18Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho do enfermeiro na atenção à saúde do homem no território da estratégia saúde da família
title Trabalho do enfermeiro na atenção à saúde do homem no território da estratégia saúde da família
spellingShingle Trabalho do enfermeiro na atenção à saúde do homem no território da estratégia saúde da família
Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro
title_short Trabalho do enfermeiro na atenção à saúde do homem no território da estratégia saúde da família
title_full Trabalho do enfermeiro na atenção à saúde do homem no território da estratégia saúde da família
title_fullStr Trabalho do enfermeiro na atenção à saúde do homem no território da estratégia saúde da família
title_full_unstemmed Trabalho do enfermeiro na atenção à saúde do homem no território da estratégia saúde da família
title_sort Trabalho do enfermeiro na atenção à saúde do homem no território da estratégia saúde da família
author Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro
author_facet Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro
Ana Elza Fontenele Rocha, Ana Elza
Carneiro Linhares, Maria Socorro
Nazaré Oliveira, Eliany
author_role author
author2 Ana Elza Fontenele Rocha, Ana Elza
Carneiro Linhares, Maria Socorro
Nazaré Oliveira, Eliany
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães Ximenes Neto, Francisco Rosemiro
Ana Elza Fontenele Rocha, Ana Elza
Carneiro Linhares, Maria Socorro
Nazaré Oliveira, Eliany
description A atenção à saúde do homem vem se destacando na atualidade em virtude da elevação dos indicadores de morbidade e mortalidade masculina, tanto por doenças como por agravos. Há uma série de danos que colocam o homem como foco de atenção e evidenciam a necessidade de ações específicas voltadas para suprir suas carências. Objetivo: Analisar o trabalho do enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família (ESF) à luz da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Métodos: Pesquisa exploratório-descritiva, desenvolvida com nove enfermeiros da ESF do município de Cariré ”“ Ceará, Brasil, no período de fevereiro a junho de 2012. As informações foram obtidas por meio de um questionário, dos Mapas de Atendimento Diário e do Cronograma Mensal de Atendimento, e estão analisadas a partir da categorização de Minayo. Resultados: O trabalho do enfermeiro na atenção ao homem varia entre consultas de enfermagem, visitas aos lares, ações educativas em datas comemorativas e em grupos, educação em saúde nas escolas, pedidos de exames, encaminhamentos, atendimento à criança, ao adolescente, ao adulto e ao idoso, cuidado preventivo, acompanhamento de doenças e Saúde do Homem. Conclusão: A PNAISH se encontra em processo de implantação no município e representa um desafio para os enfermeiros, que necessitam de qualificações mais específicas para que estejam aptos a atender as demandas de saúde dos homens em sua integralidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/195
url https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/195/184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasilia
dc.source.none.fl_str_mv ELECTRONIC JOURNAL MANAGEMENT AND HEALTH; Vol. 4 No. 1 (2013); 1461-1476
Revista Gestão & Saúde; v. 4 n. 1 (2013); 1461-1476
1982-4785
reponame:Revista Gestão & Saúde (Brasília)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Gestão & Saúde (Brasília)
collection Revista Gestão & Saúde (Brasília)
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão & Saúde (Brasília) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv gestaoesaude@unb.br||
_version_ 1797174678185312256