Estudo da resistência à fadiga em alto ciclo para um aço de caixa de transmissão em helicópteros
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/20965 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. |
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Leitão, Lucas Brasileiro CesarCarneiro, Sérgio Henrique da SilvaLEITÃO, Lucas Brasileiro Cesar. Estudo da resistência à fadiga em alto ciclo para um aço de caixa de transmissão em helicópteros. 2018. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/20965Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018.Este trabalho faz parte de uma colaboração entre a Airbus Helicopters e o Institut de Mécanique et d'Ingénierie (I2M), que visa melhorar o conhecimento do comportamento e da vida útil de um aço usado para produção de peças na indústria aeroespacial. O objetivo deste projeto é identificar os fatores responsáveis por uma dispersão nos valores de resistência a fadiga para peças produzidas sob os mesmos processos de fabricação e testadas em fadiga de alto ciclo em flexão rotativa.O material deste estudo é um aço martensítico de baixa liga, em estado temperado sem tratamentos químicos. Este aço é usado em engrenagens e eixos de transmissão de força, submetidos a esforços de flexão e torção muito elevados, abordando a resistência à fadiga de alto ciclo, processos de fabricação por usinagem, tratamento térmico e acabamento superficial. Através das observações feitas pelos microscópios óticos e de varredura e análises de rugosidade, pôde-se entender a natureza das rupturas dos corpos de prova testados. Novos corpos de prova foram usinados para serem testados em fadiga de alto ciclo de acordo com o método da escada e terem seus desempenhos analisados. Notou-se que os parâmetros de usinagem, como o desgaste da peça de corte, causam deformações plásticas indesejáveis na superfície da peça, elevando sua rugosidade e transformando as camadas externas, gerando uma frágil camada branca. Esses atributos quando em conjunto geram a iniciação de trincas e redução da resistência em fadiga do material, enquanto um bom acabamento superficial mesmo com a camada branca pode gerar alto desempenho do material.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-11-08T09:52:00Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LucasBrasileiroCesarLeitao_tcc.pdf: 7356773 bytes, checksum: d1ab6c2b713bb982daaaa22b5205b673 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-11-08T09:52:11Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_LucasBrasileiroCesarLeitao_tcc.pdf: 7356773 bytes, checksum: d1ab6c2b713bb982daaaa22b5205b673 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-08T09:52:12Z (GMT). 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