Análise do nível de poluição sonora do tráfego rodoviário no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neres, Emmanuel Vitor Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/25688
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
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spelling Neres, Emmanuel Vitor VieiraLima, Clarissa MeloNERES, Emmanuel Vitor Vieira. Análise do nível de poluição sonora do tráfego rodoviário no Distrito Federal. 2019. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/25688Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.A poluição sonora no atual contexto em que o mundo vive, tem sido alvo de discussões em grandes fóruns mundiais, portanto existe uma preocupação com essa problemática. E avaliar o impacto causado pelo ruído proveniente do tráfego rodoviário nas regiões administrativas de Taguatinga e Vicente pires (DF) é um desafio grande que se buscou através dessa pesquisa. A utilização da revisão bibliográfica para se buscar raízes teóricas que explicam os problemas causados pelo excesso de ruído gerado pelo tráfego rodoviário, a pesquisa a campo com o uso do equipamento calibrado para medição, permitiu uma retratação real da situação sonora existente nas duas RAs investigadas. Com tudo os resultados mostraram dados críticos e perigosos para a população que vive próxima aos locais de coletas e os usuários dos sistemas de transporte que tem sofrido com o excesso de ruído. Apesar do cenário apresentado, viabilizam-se soluções para a problemática investigada, que a partir do estudo precisam conscientizar a população e unir forças com o governo para a elaboração das soluções viáveis para o problema da poluição sonora. Por se tratar de um centro urbano com um fluxo relevante de pessoas e veículos automotores e com características peculiares de organização, as duas cidades se destacaram para ser alvo da pesquisa da problemática em questão, incluindo as consequências causadas à saúde humana.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-09-29T14:31:31Z No. of bitstreams: 1 2019_EmmanuelVitorVieiraNeres_tcc.pdf: 1470546 bytes, checksum: a263781f36c085818a3baf6162b78ac2 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-10-14T23:31:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_EmmanuelVitorVieiraNeres_tcc.pdf: 1470546 bytes, checksum: a263781f36c085818a3baf6162b78ac2 (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-14T23:31:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_EmmanuelVitorVieiraNeres_tcc.pdf: 1470546 bytes, checksum: a263781f36c085818a3baf6162b78ac2 (MD5)Sound pollution in the current context in which the world lives has been the subject of discussions in major world forums, so there is a concern with this issue. And to evaluate the impact caused by noise from road traffic in the administrative regions of Taguatinga and Vicente pires (DF) is a great challenge that was sought through this research. The use of the literature review to find theoretical roots that explain the problems caused by the excess noise generated by road traffic, field research with the use of calibrated equipment for measurement, allowed a real retraction of the sound situation in the two RAs investigated. All in all the results showed critical and dangerous data for the population living near the collection sites and the users of the transport systems that have suffered from the excess noise. In spite of the presented scenario, solutions for the problematic investigated are feasible, which from the study need to raise awareness among the population and join forces with the government to elaborate viable solutions to the problem of noise pollution. As it is an urban center with a relevant flow of people and motor vehicles and with peculiar characteristics of organization, the two cities stood out to be the target of the research of the problematic in question, including the consequences caused to human health.La contaminación acústica en el contexto actual en el que vive el mundo ha sido objeto de discusiones en los principales foros mundiales, por lo que existe una preocupación con este tema. Y evaluar el impacto causado por el ruido del tráfico en las regiones administrativas de Taguatinga y Vicente Pires (DF) es un gran desafío que se buscó a través de esta investigación. El uso de la revisión de la literatura para encontrar las raíces teóricas que explican los problemas causados por el exceso de ruido generado por el tráfico rodado, la investigación de campo con el uso de equipos calibrados para la medición, permitió una retracción real de la situación del sonido en los dos RA investigados. En general, los resultados mostraron datos críticos y peligrosos para la población que vive cerca de los sitios de recolección y los usuarios de los sistemas de transporte que han sufrido el exceso de ruido. A pesar del escenario presentado, las soluciones para la problemática investigada son factibles, las cuales, a partir del estudio, deben crear conciencia entre la población y unir fuerzas con el gobierno para elaborar soluciones viables al problema de la contaminación acústica. Como es un centro urbano con un flujo relevante de personas y vehículos motorizados y con características peculiares de organización, las dos ciudades destacaron como el objetivo de la investigación de la problemática en cuestión, incluidas las consecuencias para la salud humana.La pollution sonore dans le contexte actuel dans lequel le monde vit a fait l’objet de discussions au sein de grands forums mondiaux. Ce problème est donc préoccupant. Et évaluer l'impact du bruit de la circulation routière dans les régions administratives de Taguatinga et Vicente pires (DF) est un grand défi qui a été recherché dans le cadre de cette recherche. L’utilisation de l’examen de la littérature pour trouver des racines théoriques expliquant les problèmes causés par le bruit excessif généré par le trafic routier, la recherche sur le terrain avec l’utilisation d’appareils étalonnés pour la mesure, a permis un réel retour sur la situation du son dans les deux RA étudiées. Globalement, les résultats ont montré des données critiques et dangereuses pour la population vivant à proximité des sites de collecte et pour les utilisateurs des systèmes de transport ayant souffert de l'excès de bruit. En dépit du scénario présenté, des solutions à la problématique étudiée sont réalisables. Celles-ci doivent, d'après l'étude, sensibiliser la population et s'unir au gouvernement pour élaborer des solutions viables au problème de la pollution sonore. S'agissant d'un centre urbain caractérisé par un flux important de personnes et de véhicules à moteur et présentant des caractéristiques d'organisation particulières, les deux villes se sont révélées être la cible de la recherche sur la problématique en question, y compris les conséquences pour la santé humaine.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessTransporte públicoPoluição sonoraTransporte rodoviárioRuído urbanoControle de ruídoGestão ambientalAnálise do nível de poluição sonora do tráfego rodoviário no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-10-14T23:31:53Z2020-10-14T23:31:53Z2019-07-11porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25688/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_EmmanuelVitorVieiraNeres_tcc.pdf2019_EmmanuelVitorVieiraNeres_tcc.pdfapplication/pdf1470546http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25688/1/2019_EmmanuelVitorVieiraNeres_tcc.pdfa263781f36c085818a3baf6162b78ac2MD5110483/256882020-10-14 20:31:53.721oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-10-14T23:31:53Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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