Arte pelo desenvolvimento : o Banco Mundial e o caso da exposição “1 em 3”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/25036 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XIX Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2018. |
id |
UNB-2_21c8c556669645552a3d54815d2b7167 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/25036 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Oliveira, Zélia Maria Pereira Brandt deGalvão, Thiago GehreOLIVEIRA, Zélia Maria Pereira Brandt de. Arte pelo desenvolvimento: o Banco Mundial e o caso da exposição “1 em 3”. 2018. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/25036Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XIX Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2018.O presente artigo tem como objetivo contribuir para a discussão sobre a redução da desigualdade num enfoque diferente do usual, através do viés da arte. Nesse sentido, almeja-se a responder à seguinte pergunta: como um banco de desenvolvimento pode contribuir para a redução da desigualdade através da arte? Tal abordagem é discutida pela análise da exposição “1 em 3” sobre violência contra mulheres, trazida ao Brasil pelo Departamento de Artes do Banco Mundial, de Washington, e exposta no Congresso Nacional em Brasilia em março de 2015. A fim de situar o leitor, procurou-se apresentar uma breve descrição sobre a criação do Banco Mundial, sobre seu Programa de Artes e a interrelação desse programa com os diversos setores de atuação do Banco, como a Área de Gênero, tema da exposição em questão. A missão do Banco Mundial de erradicar a pobreza e promover a prosperidade compartilhada não será cumprida quando mais da metade da população não consegue autonomia social e econômica, condição fundamental para diminuição da desigualdade e que será difícil de alcançar enquanto o bem-estar das mulheres for prejudicado por maus-tratos domésticos, estupros, ataques com ácidos, casamentos forçados. Em suma, por meio dessa exposição, objetivou-se ampliar o olhar de como as exposições do Programa de Arte, em menor dimensão comparados aos demais programas do Banco Mundial, conseguem conscientizar as pessoas, transformando atitudes e comportamentos para as dificuldades por que passam os menos favorecidos ou em minoria, como no caso das mulheres que sofrem violência.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-06-04T18:53:45Z No. of bitstreams: 1 2018_ZeliaMariaPereiraOliveira_tcc.pdf: 1192109 bytes, checksum: f0a8bf656980cff1776ea9cf55761b8d (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-29T12:12:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_ZeliaMariaPereiraOliveira_tcc.pdf: 1192109 bytes, checksum: f0a8bf656980cff1776ea9cf55761b8d (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-29T12:12:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_ZeliaMariaPereiraOliveira_tcc.pdf: 1192109 bytes, checksum: f0a8bf656980cff1776ea9cf55761b8d (MD5)This article aims to contribute to the discussion on reducing inequality in a different approach than usual, through the bias of art. In this sense, it aims to answer the following question: how can a development bank contribute to the reduction of inequality through art? Such an approach is discussed by the analysis of the "1 in 3" exposure on violence against women, brought to Brazil by the World Bank's Department of Arts, Washington, and exhibited at the National Congress in Brasilia in March 2015. In order to situate the reader a brief description was presented on the creation of the World Bank, its Arts Program and the interrelation of this program with the Bank's various sectors of activity, such as the Gender Area, the theme of the exhibition in question. The World Bank's mission to eradicate poverty and promote shared prosperity will not be fulfilled when more than half of the population does not achieve social and economic autonomy, a fundamental condition for reducing inequality, which will be difficult to achieve as long as women's well-being harmed by domestic mistreatment, rape, acid attacks, forced marriages. In short, through this exhibition, the objective was to broaden the view of how the Art Program exhibitions, in a smaller dimension compared to the other World Bank programs, can raise people's awareness, transforming attitudes and behaviors for the difficulties that the disadvantaged or in the minority, as in the case of women who suffer violence.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMulheres - violênciaViolência contra as mulheresBanco MundialArteRelações internacionaisArte pelo desenvolvimento : o Banco Mundial e o caso da exposição “1 em 3”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-29T12:12:05Z2020-07-29T12:12:05Z2018-03-28porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25036/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_ZeliaMariaPereiraOliveira_tcc.pdf2018_ZeliaMariaPereiraOliveira_tcc.pdfapplication/pdf1192109http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25036/1/2018_ZeliaMariaPereiraOliveira_tcc.pdff0a8bf656980cff1776ea9cf55761b8dMD5110483/250362020-07-29 09:12:05.738oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-29T12:12:05Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arte pelo desenvolvimento : o Banco Mundial e o caso da exposição “1 em 3” |
title |
Arte pelo desenvolvimento : o Banco Mundial e o caso da exposição “1 em 3” |
spellingShingle |
Arte pelo desenvolvimento : o Banco Mundial e o caso da exposição “1 em 3” Oliveira, Zélia Maria Pereira Brandt de Mulheres - violência Violência contra as mulheres Banco Mundial Arte Relações internacionais |
title_short |
Arte pelo desenvolvimento : o Banco Mundial e o caso da exposição “1 em 3” |
title_full |
Arte pelo desenvolvimento : o Banco Mundial e o caso da exposição “1 em 3” |
title_fullStr |
Arte pelo desenvolvimento : o Banco Mundial e o caso da exposição “1 em 3” |
title_full_unstemmed |
Arte pelo desenvolvimento : o Banco Mundial e o caso da exposição “1 em 3” |
title_sort |
Arte pelo desenvolvimento : o Banco Mundial e o caso da exposição “1 em 3” |
author |
Oliveira, Zélia Maria Pereira Brandt de |
author_facet |
Oliveira, Zélia Maria Pereira Brandt de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Zélia Maria Pereira Brandt de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Galvão, Thiago Gehre |
contributor_str_mv |
Galvão, Thiago Gehre |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Mulheres - violência Violência contra as mulheres Banco Mundial Arte Relações internacionais |
topic |
Mulheres - violência Violência contra as mulheres Banco Mundial Arte Relações internacionais |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, XIX Curso de Especialização em Relações Internacionais, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-03-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-29T12:12:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-29T12:12:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Zélia Maria Pereira Brandt de. Arte pelo desenvolvimento: o Banco Mundial e o caso da exposição “1 em 3”. 2018. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/25036 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Zélia Maria Pereira Brandt de. Arte pelo desenvolvimento: o Banco Mundial e o caso da exposição “1 em 3”. 2018. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/25036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25036/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25036/1/2018_ZeliaMariaPereiraOliveira_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 f0a8bf656980cff1776ea9cf55761b8d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908011661393920 |