Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Jéssica Castro Cardoso
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/13734
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2016.
id UNB-2_239b622bd6a1a172e348746dc13c6ba5
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/13734
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Pessoa, Jéssica Castro CardosoZaitune, Maria Paula do AmaralPESSOA, Jéssica Castro Cardoso. Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federal. 2016. 19 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/13734Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2016.Este estudo é um relato de experiência de Estágio Supervisionado do curso de Gestão em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília, realizado no Centro de Saúde nº 2 do Itapoã, Distrito Federal. Objetivou-se conhecer as preferências de mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários no Centro de Saúde nº 2 do Itapoã, Distrito Federal, e elaborar proposta de intervenção, tendo em vista a falta desses mecanismos na Unidade. Utilizou-se o método do Planejamento Estratégico Situacional (PES) para escolha do problema a ser solucionado. Foi feita uma enquete com 40 usuários e 30 trabalhadores e como resultado notou-se que a maioria dos trabalhadores e usuários prefere a utilização de caixas coletoras para as manifestações, e em segunda opção surgiram o uso do aplicativo whatsapp, e-mail, ou sala de ouvidoria no próprio local. Foram deixadas recomendações para criação, implantação e divulgação de mecanismos de escuta na Unidade; para composição de uma equipe multiprofissional responsável pela escuta e devolutiva das manifestações; e maior divulgação do Conselho Regional de Saúde e telefone de Ouvidoria local. Conclui-se que não basta implantar um mecanismo de escuta, é preciso sensibilizar toda a equipe de saúde para que entendam a importância da participação social para a gestão da Unidade.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2016-07-12T17:40:48Z No. of bitstreams: 1 2016_JessicaCastroCardosoPessoa.pdf: 646521 bytes, checksum: a7ea52354ac95f4906a1708d22ffa677 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-07-19T16:17:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_JessicaCastroCardosoPessoa.pdf: 646521 bytes, checksum: a7ea52354ac95f4906a1708d22ffa677 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-19T16:17:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_JessicaCastroCardosoPessoa.pdf: 646521 bytes, checksum: a7ea52354ac95f4906a1708d22ffa677 (MD5)This study is an account of supervised internship experience of Collective Health Management course at the University of Brasilia, held at the Health Center No. 2 Itapoã, Federal District. This study aimed to know the preferences of listening mechanisms for demonstration / participation of users in the Health Center No. 2 Itapoã, Federal District, and drafting a proposal for intervention, given the lack of such mechanisms in the unit. We used the method of Situational Strategic Planning (PES) to choose the problem to be solved. a poll with 40 users and 30 workers and as a result it was noted that the majority of workers and users was made prefer the use of collection boxes for the demonstrations, and second option emerged using whatsapp application, e-mail, or room ombudsman on site. Recommendations were left for the creation, deployment and dissemination of listening mechanisms in Unity; for composition of a multidisciplinary team responsible for listening and demonstrations; and wider dissemination of the Regional Health Council and local Ombudsman phone. In conclusion, do not just deploy a listening mechanism, it is necessary to sensitize all health staff so that they understand the importance of social participation in the management of the Unit.Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-07-19T16:17:35Z2016-07-19T16:17:35Z2016-07-19T16:17:35Z2016Sistema Único de Saúde (Brasil)Sistema Único de Saúde (Brasil) - ouvidoriaSistema Único de Saúde (Brasil) - participação socialParticipação socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_JessicaCastroCardosoPessoa.pdf2016_JessicaCastroCardosoPessoa.pdfapplication/pdf646521http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13734/1/2016_JessicaCastroCardosoPessoa.pdfa7ea52354ac95f4906a1708d22ffa677MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13734/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13734/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13734/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1847http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13734/5/license.txtc7403729c9e8b995a2cdf9ba1276b23bMD5510483/137342021-05-17 17:31:33.195oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-05-17T20:31:33Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federal
title Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federal
spellingShingle Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federal
Pessoa, Jéssica Castro Cardoso
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Sistema Único de Saúde (Brasil) - ouvidoria
Sistema Único de Saúde (Brasil) - participação social
Participação social
title_short Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federal
title_full Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federal
title_fullStr Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federal
title_full_unstemmed Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federal
title_sort Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federal
author Pessoa, Jéssica Castro Cardoso
author_facet Pessoa, Jéssica Castro Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Jéssica Castro Cardoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zaitune, Maria Paula do Amaral
contributor_str_mv Zaitune, Maria Paula do Amaral
dc.subject.eng.fl_str_mv Sistema Único de Saúde (Brasil)
Sistema Único de Saúde (Brasil) - ouvidoria
Sistema Único de Saúde (Brasil) - participação social
Participação social
topic Sistema Único de Saúde (Brasil)
Sistema Único de Saúde (Brasil) - ouvidoria
Sistema Único de Saúde (Brasil) - participação social
Participação social
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-19T16:17:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-19T16:17:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-19T16:17:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PESSOA, Jéssica Castro Cardoso. Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federal. 2016. 19 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/13734
identifier_str_mv PESSOA, Jéssica Castro Cardoso. Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em Centro de Saúde do Distrito Federal. 2016. 19 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/13734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13734/1/2016_JessicaCastroCardosoPessoa.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13734/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13734/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13734/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/13734/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a7ea52354ac95f4906a1708d22ffa677
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c7403729c9e8b995a2cdf9ba1276b23b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907884666257408