Sócrates e diotima : amor e educação no banquete de Platão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Heitor Maximo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/10951
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2015.
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Fedro e Pausânias, por exemplo, se mostram discípulos iniciantes, mas que seus discursos trazem informações sobre a prática da pederastia. Já Agatão se mostra um discípulo bem avançado na arte de filosofar. As teorias dos personagens vão se desenvolvendo em escala ascendente, até chegar no discurso principal, que é o de Sócrates. Ele explica os vários degraus para se percorrer na arte Erótica. Podemos ver ao longo da obra que Diotima e Sócrates já trilharam este percurso, e este se dedica a ensinar para discípulos. Logo após vem o discurso de Alcibíades, que se mostra um discípulo que se fascina pelas ideias de Sócrates, mas que diverge nas ações.Neste trabalho são levantadas duas hipóteses sobre a função de Alcebíades: a de trazer um personagem com características humanas para o Banquete e a de exercer uma função política perante a Atenas daquela época (apologia de Sócrates e do círculo platônico).Submitted by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2015-08-21T13:34:26Z No. of bitstreams: 1 2015_HeitorMaximodeOliveira.pdf: 148912 bytes, checksum: be0b2fab90eb4bf284ba542774d70e13 (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Viana(raquelviana@bce.unb.br) on 2015-08-21T13:35:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_HeitorMaximodeOliveira.pdf: 148912 bytes, checksum: be0b2fab90eb4bf284ba542774d70e13 (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-21T13:35:22Z (GMT). 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