Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles : considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/24444 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018. |
id |
UNB-2_42b6f3ae04ad7b0549a28ead38cba6b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/24444 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Bacurau, Lucas Josijuan AbreuFernandes, Ana Cândida Franceschini de AvelarBACURAU, Lucas Josijuan Abreu. Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles: considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis. 2018. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/24444Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.Esta pesquisa teve como propósito analisar as características, visões e percepções sobre a série Inserções em circuitos ideológicos, com destaque para o ato de repetição existente na poética de Cildo, similaridades com o ready-made, ressignificação de um objeto comum para um objeto artístico, seu caráter fragmentário como forma de difusão e fuga de controles estatais (censura) e seu contexto na dita “arte de guerrilha”. Além disso, buscou-se verificar se tal série poderia ser lida por meio da noção de realismo traumático proposta por Hal Foster.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-04-29T14:03:10Z No. of bitstreams: 1 2018_LucasJosijuanAbreuBacurau_tcc.pdf: 1571373 bytes, checksum: f479e1f4b61d85ce490d5b3b397e377f (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-21T15:09:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_LucasJosijuanAbreuBacurau_tcc.pdf: 1571373 bytes, checksum: f479e1f4b61d85ce490d5b3b397e377f (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-21T15:09:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_LucasJosijuanAbreuBacurau_tcc.pdf: 1571373 bytes, checksum: f479e1f4b61d85ce490d5b3b397e377f (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessArteArte brasileiraRealismoCensuraInserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles : considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-21T15:09:47Z2020-07-21T15:09:47Z2018-12-05porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24444/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_LucasJosijuanAbreuBacurau_tcc.pdf2018_LucasJosijuanAbreuBacurau_tcc.pdfapplication/pdf1571373http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24444/1/2018_LucasJosijuanAbreuBacurau_tcc.pdff479e1f4b61d85ce490d5b3b397e377fMD5110483/244442020-07-21 12:09:47.984oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-21T15:09:47Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles : considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis |
title |
Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles : considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis |
spellingShingle |
Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles : considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis Bacurau, Lucas Josijuan Abreu Arte Arte brasileira Realismo Censura |
title_short |
Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles : considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis |
title_full |
Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles : considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis |
title_fullStr |
Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles : considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis |
title_full_unstemmed |
Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles : considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis |
title_sort |
Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles : considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis |
author |
Bacurau, Lucas Josijuan Abreu |
author_facet |
Bacurau, Lucas Josijuan Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bacurau, Lucas Josijuan Abreu |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernandes, Ana Cândida Franceschini de Avelar |
contributor_str_mv |
Fernandes, Ana Cândida Franceschini de Avelar |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Arte Arte brasileira Realismo Censura |
topic |
Arte Arte brasileira Realismo Censura |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-12-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-21T15:09:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-21T15:09:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BACURAU, Lucas Josijuan Abreu. Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles: considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis. 2018. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24444 |
identifier_str_mv |
BACURAU, Lucas Josijuan Abreu. Inserções em circuitos ideológicos, de Cildo Meireles: considerações possíveis a partir da noção de realismo traumático como proposto pelo crítico Hal Foster, entre algumas leituras possíveis. 2018. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24444/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24444/1/2018_LucasJosijuanAbreuBacurau_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 f479e1f4b61d85ce490d5b3b397e377f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493107716390912 |