Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/20492 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. |
id |
UNB-2_5a40b34dd12bbb2f21eb30ca6777962c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/20492 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Souza Junior, Aldo Felicíssimo deShimoishi, José MatsuoSOUZA JUNIOR, Aldo Felicíssimo de. Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido. 2018. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/20492Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.O uso de ferrovias é fator potencializador do desenvolvimento de um país. Tendo em vista que as estradas de ferro podem conectar regiões, escoar grande quantidade de produtos por longas distâncias e emitir menos CO2 que outros modais, o investimento nessa área se faz necessário. No início do setor ferroviário brasileiro, foram utilizadas bitolas e dormentes com dimensões escolhidas pelos proprietários das linhas férreas, sem definição e padronização por parte do governo, ocasionando a falta de integração entre as ferrovias. Tendo em vista essa falta de padronização, o Plano Nacional de Viação definiu como padrão utilizado no país a bitola larga. Visto isso, nesse trabalho foram desenvolvidos trens-tipo levando em consideração o atual padrão das ferrovias brasileiras e com isso adaptou-se um modelo para o estudo da norma americana e da norma brasileira. Com esses trens-tipo foi estudado o Momento Fletor de Projeto das duas normas e a protensão empregada. Após a obtenção dos dados referentes à análise dos Momentos Fletores, foi possível estudar as particularidades de cada norma. O presente trabalho de conclusão de curso teve como principal foco a comparação entre diferentes métodos de dimensionamento de dormentes monobloco de concreto protendido, elementos fundamentais para a implantação da linha férrea. Ademais, foi apresentado o comparativo entre os esforços para o dimensionamento dos dormentes utilizando-se a norma brasileira e uma norma internacional (AREMA) para que ao final fosse possível recomendar a utilização da melhor norma de dimensionamento em cada carregamento e dimensão de dormente, baseandose nos Momentos Fletores e esforço de protensão, tendo em vista as características do transporte ferroviário usado no Brasil.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-08-06T13:24:59Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AldoFelicissimoDeSouzaJunior_tcc.pdf: 2215524 bytes, checksum: 8ac323a684b3f6875da4d1a332d5ce98 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-08-06T13:25:23Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AldoFelicissimoDeSouzaJunior_tcc.pdf: 2215524 bytes, checksum: 8ac323a684b3f6875da4d1a332d5ce98 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-06T13:25:23Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AldoFelicissimoDeSouzaJunior_tcc.pdf: 2215524 bytes, checksum: 8ac323a684b3f6875da4d1a332d5ce98 (MD5)The use of railways is a potentiating factor in the development of a country. Since railways can connect regions, run off large amounts of products over long distances, and produce less CO2 than other modes, investment in this area is mandatory. At the beginning of the Brazilian railway sector, the dimensions of the gauges and sleepers were chosen by the owners of the railway lines, without definition and standardization by the government, causing the lack of integration between the railroads. In the view of this non standardization, the National Road Plan defined the wide gauge as the country's standard. Taking this in consideration, in this paper, trains-type were developed taking into account the current Brazilian railroads pattern and, with that, a model was adapted in order to the study the American and the Brazilian standard. With these type trains, the the two standards’ Project Fleet Moment and pretension employed were studied. After obtaining the data regarding the Fleeting Moments’ analysis, it was possible to study the particularities of each one. The main objective of this present work was to compare different methods of designing monobloc concrete slabs, which are fundamental elements for the implementation of the railway line. In addition, a comparison was made between the efforts to design the sleepers using the Brazilian standard and an international standard (AREMA) so that, by the end, it would be possible to recommend the use of the best standard of design in each load and dimension of sleeping, based on the Fleet Moments and the effort of design in view of the characteristics of rail transportation used in Brazil.Blocos de concretoConcreto protendidoFerroviasComparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-08-06T13:25:23Z2018-08-06T13:25:23Z2018-02info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20492/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20492/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20492/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20492/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55ORIGINAL2018_AldoFelicissimoDeSouzaJunior_tcc.pdf2018_AldoFelicissimoDeSouzaJunior_tcc.pdfapplication/pdf2215524http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20492/1/2018_AldoFelicissimoDeSouzaJunior_tcc.pdf8ac323a684b3f6875da4d1a332d5ce98MD5110483/204922018-12-06 11:49:17.071oai:bdm.unb.br:10483/20492w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-12-06T13:49:17Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido |
title |
Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido |
spellingShingle |
Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido Souza Junior, Aldo Felicíssimo de Blocos de concreto Concreto protendido Ferrovias |
title_short |
Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido |
title_full |
Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido |
title_fullStr |
Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido |
title_full_unstemmed |
Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido |
title_sort |
Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido |
author |
Souza Junior, Aldo Felicíssimo de |
author_facet |
Souza Junior, Aldo Felicíssimo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Junior, Aldo Felicíssimo de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Shimoishi, José Matsuo |
contributor_str_mv |
Shimoishi, José Matsuo |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Blocos de concreto Concreto protendido Ferrovias |
topic |
Blocos de concreto Concreto protendido Ferrovias |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-06T13:25:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-06T13:25:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA JUNIOR, Aldo Felicíssimo de. Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido. 2018. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/20492 |
identifier_str_mv |
SOUZA JUNIOR, Aldo Felicíssimo de. Comparação dos cálculos de dimensionamento de dormentes de concreto monobloco protendido. 2018. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/20492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20492/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20492/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20492/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20492/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20492/1/2018_AldoFelicissimoDeSouzaJunior_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 8ac323a684b3f6875da4d1a332d5ce98 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493065910714368 |