O cinema iraniano de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi : as faces de uma arte velada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orsini, Kaio César Monteiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/26454
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2019.
id UNB-2_6d54f9e504f031f2337a05ec6d224bc6
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/26454
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Orsini, Kaio César MonteiroGeraldes, Elen CristinaORSINI, Kaio César Monteiro. O cinema iraniano de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi: as faces de uma arte velada. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26454Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2019.Neste trabalho, buscamos traçar um panorama do cinema e da arte iranianos, passando pela história do antigo Império Persa – que teve início na região hoje correspondente ao Irã –, procurando demonstrar o sofrimento do povo desse país, decorrente do regime vivido e imposto pelos mais poderosos. É interessante observar como, mesmo sob tanta censura e violência, os iranianos conseguem realizar trabalhos tão maravilhosos e de tão alta qualidade técnica. Não se vê um tiro de fuzil, uma cena de violência, porém percebe-se um sutil incômodo gerado pela arte produzida. Foram escolhidos dois diretores para a análise desenvolvida neste estudo: Abbas Kiarostami e Jafar Panahi. A obra de ambos não servirá apenas para uma análise fílmica, mas também para o estabelecimento de um diálogo entre a arte e a cultura do Irã, a partir da discussão de aspectos relativos à opressão da mulher e até mesmo à construção de uma visão ocidentalizada desse Oriente que pouco conhecemos. Também, neste texto, poderemos compreender um pouco mais sobre o papel do cinema iraniano na sociedade atual e as questões sociais associadas aos filmes, muitas vezes implícitas em subtextos ou metafóricas da realidade, visto que, devido ao regime vigente, muitas vezes o que era vivido não podia ser demonstrado diretamente. Outro fato curioso, apontado por Alessandra Meleiro (2014), é de que o cinema é a manifestação artística cultural mais apreciada pelos jovens iranianos na atualidade. Para a geração de Kiarostami e Panahi,porém, a poesia era um elemento central, um dos motores da renovação intelectual do país e, inclusive, uma das mais poderosas e emblemáticas armas contra o governo.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-09-17T20:55:14Z No. of bitstreams: 1 2019_KaioCesarMonteiroOrsini_tcc.pdf: 723040 bytes, checksum: b50d30f718d655eedf6b91589b091ee7 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Nunes (patricia@bce.unb.br) on 2021-01-28T11:47:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_KaioCesarMonteiroOrsini_tcc.pdf: 723040 bytes, checksum: b50d30f718d655eedf6b91589b091ee7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-28T11:47:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_KaioCesarMonteiroOrsini_tcc.pdf: 723040 bytes, checksum: b50d30f718d655eedf6b91589b091ee7 (MD5)In the following work, my objective is to seek bringing a view of Iranian cinema and art. Witch art lives lives under the aim of fa d dictatorial and ext and living with the power of the most powerful there. For evaluation in the same, even under censorship and violence, the Iranians must be executed, there is no rifle shot, a scene of violence, and however, one perceives a subtle annoyance in their art. The two meanings for this analysis, Abbas Kiasrostami and Jafar Panahi, a work of them, served not only for a film analysis but also for a dialogue of art with Iranian culture, the rise of aspects, the oppression of women and women. If I even, speak of a Westernized vision of this East that we know little. In addition, in this text, we will be able to understand a little more the role of Iranian cinema in today's society. The chance to become a social disease associated with Iranian films, often implicit in subtexts or metaphors of reality. Because due to the lived regime, sometimes what was lived could not be serialized directly. Another curious fact, brought by Alessandra Meleiro, is that cinema is a new manifestation of art by young Iranians today. For the generation of Kiarostami and Panahi, but the era of a central element, it was one of the most powerful and emblematic forms of arms against the government. To this end, you can also take a thorough knowledge of the history of the Persian Empire, which today is called Iran.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessCinemaCinema - IrãKiarostami, Abbas, 1940-2016Panahi, Jafar, 1960-O cinema iraniano de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi : as faces de uma arte veladainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-01-28T11:47:30Z2021-01-28T11:47:30Z2019-06-25porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26454/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_KaioCesarMonteiroOrsini_tcc.pdf2019_KaioCesarMonteiroOrsini_tcc.pdfapplication/pdf723040http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26454/1/2019_KaioCesarMonteiroOrsini_tcc.pdfb50d30f718d655eedf6b91589b091ee7MD5110483/264542021-01-28 09:47:30.81oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-01-28T11:47:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cinema iraniano de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi : as faces de uma arte velada
title O cinema iraniano de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi : as faces de uma arte velada
spellingShingle O cinema iraniano de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi : as faces de uma arte velada
Orsini, Kaio César Monteiro
Cinema
Cinema - Irã
Kiarostami, Abbas, 1940-2016
Panahi, Jafar, 1960-
title_short O cinema iraniano de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi : as faces de uma arte velada
title_full O cinema iraniano de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi : as faces de uma arte velada
title_fullStr O cinema iraniano de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi : as faces de uma arte velada
title_full_unstemmed O cinema iraniano de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi : as faces de uma arte velada
title_sort O cinema iraniano de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi : as faces de uma arte velada
author Orsini, Kaio César Monteiro
author_facet Orsini, Kaio César Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Orsini, Kaio César Monteiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geraldes, Elen Cristina
contributor_str_mv Geraldes, Elen Cristina
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Cinema
Cinema - Irã
Kiarostami, Abbas, 1940-2016
Panahi, Jafar, 1960-
topic Cinema
Cinema - Irã
Kiarostami, Abbas, 1940-2016
Panahi, Jafar, 1960-
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-06-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-28T11:47:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-28T11:47:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ORSINI, Kaio César Monteiro. O cinema iraniano de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi: as faces de uma arte velada. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/26454
identifier_str_mv ORSINI, Kaio César Monteiro. O cinema iraniano de Abbas Kiarostami e Jafar Panahi: as faces de uma arte velada. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/26454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26454/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26454/1/2019_KaioCesarMonteiroOrsini_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
b50d30f718d655eedf6b91589b091ee7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493127724269568