Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Gustavo de Moura
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/884
http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.884
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2009.
id UNB-2_a2fa2fd5c23023146019d7b821c7ada3
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/884
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Bastos, Gustavo de MouraDantas, Edmundo BrandãoBASTOS, Gustavo de Moura. Jovem música sertaneja: a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos. 2009. 58 f, Monografia (Bacharelado em Publicidade de Propaganda)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/884http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.884Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2009.Desde os 1970, quando adotou as guitarras elétricas, a música sertaneja brasileira sofre bruscas mudanças. A cada década, desde então, surge uma nova modificação no gênero. Na década atual, sua nova manifestação é um estilo que foi chamado de sertanejo universitário. A grande quantidade de artistas que surgiram de repente e viraram atrações constantes na mídia levaram-me a questionar como os empresários conseguem construir suas famas tão rapidamente. A participação do marketing nesse processo nos leva a perceber que essas mudanças na música sertaneja são, na verdade, adaptações ao mercado. Baseado nisso, este trabalho se dedica a compreender como se constrói a marca dos artistas sertanejos contemporâneos, a partir do marketing. Qual é a relação entre o marketing e o sucesso cada vez maior da música sertaneja?Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2010-03-01T17:42:52Z No. of bitstreams: 1 2009_GustavodeMouraBastos.pdf: 551094 bytes, checksum: a85a9c5198df7fe78b1100e434c4b18c (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-03-03T13:02:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_GustavodeMouraBastos.pdf: 551094 bytes, checksum: a85a9c5198df7fe78b1100e434c4b18c (MD5)Made available in DSpace on 2010-03-03T13:06:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_GustavodeMouraBastos.pdf: 551094 bytes, checksum: a85a9c5198df7fe78b1100e434c4b18c (MD5) Previous issue date: 2009-07The Brazilian country music has been hardly changed since the 1970’s, when it incorporated the electric guitars. All decades, since then, a new modification appears on the genre. In actual decade, its new manifestation is a style that has been called “sertanejo universitário” (university country music). The high number of artists that suddenly appeared and then stay always on the media led me think about how can the artist-managers bring up their glamorous so quickly. The marketing presences on this process give us the point that the changes on the country music are, actually, market adaptations. Based on that, this work wants to comprehend how the marketing can influence on the branding of contemporaneous Brazilian country artists. What is the relation between marketing and the big glamorous of the Brazilian country music?Música sertanejaMarketing culturalJovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBRA2010-03-03T13:06:09Z2010-03-03T13:06:09Z2010-03-03T13:06:09Z2009-07info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_GustavodeMouraBastos.pdf2009_GustavodeMouraBastos.pdfapplication/pdf551094http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/1/2009_GustavodeMouraBastos.pdfa85a9c5198df7fe78b1100e434c4b18cMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream19804http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/3/license_text71892dada5d59e83859450f8db8a6410MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream12170http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/4/license_rdf28c18d8d50ea5f68c8c3d89546d38e8dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/5/license.txt71051c492c9deceede2187f6e0353f2bMD55TEXT2009_GustavodeMouraBastos.pdf.txt2009_GustavodeMouraBastos.pdf.txttext/plain102833http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/6/2009_GustavodeMouraBastos.pdf.txt5bca7115cd2a12842cf49a9f5dbc5a5fMD5610483/8842021-07-28 15:09:06.661oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-07-28T18:09:06Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos
title Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos
spellingShingle Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos
Bastos, Gustavo de Moura
Música sertaneja
Marketing cultural
title_short Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos
title_full Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos
title_fullStr Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos
title_full_unstemmed Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos
title_sort Jovem música sertaneja : a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos
author Bastos, Gustavo de Moura
author_facet Bastos, Gustavo de Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Gustavo de Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
contributor_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Música sertaneja
Marketing cultural
topic Música sertaneja
Marketing cultural
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-03T13:06:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-03-03T13:06:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-03T13:06:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BASTOS, Gustavo de Moura. Jovem música sertaneja: a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos. 2009. 58 f, Monografia (Bacharelado em Publicidade de Propaganda)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/884
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.884
identifier_str_mv BASTOS, Gustavo de Moura. Jovem música sertaneja: a construção de marca dos artistas sertanejos contemporâneos. 2009. 58 f, Monografia (Bacharelado em Publicidade de Propaganda)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/884
http://dx.doi.org/10.26512/2009.07.TCC.884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/1/2009_GustavodeMouraBastos.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/884/6/2009_GustavodeMouraBastos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a85a9c5198df7fe78b1100e434c4b18c
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
71892dada5d59e83859450f8db8a6410
28c18d8d50ea5f68c8c3d89546d38e8d
71051c492c9deceede2187f6e0353f2b
5bca7115cd2a12842cf49a9f5dbc5a5f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492868128309248