Mercado de comida japonesa no Distrito Federal : análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila de Araújo e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/10636
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
id UNB-2_a846ff2ed9b99f2a1a18c5fd52b9993d
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/10636
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Silva, Camila de Araújo eAlbuquerque, Pedro Henrique MeloSILVA, Camila de Araújo e. Mercado de comida japonesa no Distrito Federal: análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial. 2014. 143 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/10636Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.Este estudo tem por objetivo identificar oportunidades de negócio no mercado de comida japonesa do Distrito Federal, definidas como sendo aquelas regiões onde existe, simultaneamente, uma alta demanda por comida japonesa e uma baixa oferta desses produtos, considerando-se a amostra de franquias utilizada. Para uma melhor compreensão técnica e teórica do trabalho, foram apresentados inicialmente os principais conceitos, histórico e noções introdutórias sobre os campos de estudo de Geomarketing e de Máquinas de Suporte Vetorial, que são os principais campos de estudo que embasam o desenvolvimento deste trabalho, bem como sobre a Pesquisa de Orçamentos Familiares, estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que constituí a principal fonte de dados deste trabalho. Nos procedimentos metodológicos, foram selecionados os produtos que compõe a cesta de produtos japoneses e, posteriormente foram descritas as variáveis que poderiam influenciar o consumo de comida japonesa. Procedeu-se para o treinamento da máquina e posterior aplicação do método no mercado de comida japonesa do Distrito Federal. Por meio da previsão de valores gerados pela máquina foram obtidos os dados referentes ao gasto padronizado, que fornece uma estimativa da demanda por comida japonesa para cada setor censitário do Distrito Federal. Para a identificação de oportunidades de negócio, foram cruzados os dados referentes à demanda estimada por setor censitário e ao mapeamento das 39 unidades de franquias utilizadas como amostra e que já atuam na região. Os resultados apontaram 23 possíveis oportunidades de negócio para o mercado de comida japonesa no Distrito Federal, localizadas tanto na região central do Plano Piloto, quanto em cidades satélites de Brasília.Submitted by Andrielle Gomes (andriellemacedo@bce.unb.br) on 2015-07-16T16:40:17Z No. of bitstreams: 1 2014_CamiladeAraujoeSilva.pdf: 16386312 bytes, checksum: a4190daeed6c8de346f92609a7f94b4b (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-16T16:56:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_CamiladeAraujoeSilva.pdf: 16386312 bytes, checksum: a4190daeed6c8de346f92609a7f94b4b (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-16T16:56:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_CamiladeAraujoeSilva.pdf: 16386312 bytes, checksum: a4190daeed6c8de346f92609a7f94b4b (MD5)Culinária japonesaGeomarketingMáquinas de suporte vetorialNegócios - estratégiasDistrito Federal (DF) - mercado de comida japonesaMercado de comida japonesa no Distrito Federal : análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-07-16T16:56:25Z2015-07-16T16:56:25Z2015-07-16T16:56:25Z2014-11-20info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_CamiladeAraujoeSilva.pdf2014_CamiladeAraujoeSilva.pdfapplication/pdf16386312http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10636/1/2014_CamiladeAraujoeSilva.pdfa4190daeed6c8de346f92609a7f94b4bMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10636/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10636/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23148http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10636/4/license_rdf9da0b6dfac957114c6a7714714b86306MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1855http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10636/5/license.txta9dd38f133612310e73a5db38b02706dMD5510483/106362016-01-28 09:24:43.936oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-01-28T11:24:43Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Mercado de comida japonesa no Distrito Federal : análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial
title Mercado de comida japonesa no Distrito Federal : análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial
spellingShingle Mercado de comida japonesa no Distrito Federal : análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial
Silva, Camila de Araújo e
Culinária japonesa
Geomarketing
Máquinas de suporte vetorial
Negócios - estratégias
Distrito Federal (DF) - mercado de comida japonesa
title_short Mercado de comida japonesa no Distrito Federal : análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial
title_full Mercado de comida japonesa no Distrito Federal : análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial
title_fullStr Mercado de comida japonesa no Distrito Federal : análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial
title_full_unstemmed Mercado de comida japonesa no Distrito Federal : análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial
title_sort Mercado de comida japonesa no Distrito Federal : análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial
author Silva, Camila de Araújo e
author_facet Silva, Camila de Araújo e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila de Araújo e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Albuquerque, Pedro Henrique Melo
contributor_str_mv Albuquerque, Pedro Henrique Melo
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Culinária japonesa
Geomarketing
Máquinas de suporte vetorial
Negócios - estratégias
Distrito Federal (DF) - mercado de comida japonesa
topic Culinária japonesa
Geomarketing
Máquinas de suporte vetorial
Negócios - estratégias
Distrito Federal (DF) - mercado de comida japonesa
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-11-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-16T16:56:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-16T16:56:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-16T16:56:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Camila de Araújo e. Mercado de comida japonesa no Distrito Federal: análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial. 2014. 143 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/10636
identifier_str_mv SILVA, Camila de Araújo e. Mercado de comida japonesa no Distrito Federal: análise das oportunidades de negócio por meio de Geomarketing e Máquinas de Suporte Vetorial. 2014. 143 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/10636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10636/1/2014_CamiladeAraujoeSilva.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10636/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10636/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10636/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/10636/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a4190daeed6c8de346f92609a7f94b4b
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9da0b6dfac957114c6a7714714b86306
a9dd38f133612310e73a5db38b02706d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492965905924096