Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Paulo Victor Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/24471
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
id UNB-2_a96608224828915811ca64bf5b5333fc
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/24471
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Farias, Paulo Victor GonçalvesBordim, Jacir LuizFARIAS, Paulo Victor Gonçalves. Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares. 2019. xvi, 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/24471Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.A prevenção de acidentes em vias e rodovias é um dos aspectos mais importantes das redes veiculares. Em uma Rede Ad Hoc Veicular (do Inglês, Vehicular Ad-Hoc Network) (VANET), veículos são equipados com um dispositivo que permite a comunicação sem fio entre eles. Neste tipo de rede, veículos geralmente constroem a topologia da rede através da troca periódica de mensagens conhecidas como beacons. Estas mensagens devem conter a posição do veículo, sua velocidade e direção. Algumas aplicações para prevenção de acidentes em VANETs definem requisitos rígidos para garantir sua operação correta, dentre eles, frequências de transmissão de beacons que podem variar de 10 a 50 Hz. Entretanto, altas taxas de transmissão de beacons podem causar um problema conhecido como broadcast storm, que prejudica a operação destas aplicações em cenários com alta densidade de veículos. Durante um broadcast storm, o número de mensagens sendo transmitidas simultaneamente aumenta a quantidade de pacotes perdidos por colisões e diminui a cobertura. Neste trabalho, propõe-se um novo protocolo para transmissão de beacons em VANETs chamado Density-based Congestion Avoidance Protocol (DCAP), com objetivo de minimizar o impacto do broadcast storm. Resultados experimentais demonstram que o protocolo DCAP consegue reduzir a taxa de pacotes perdidos por colisões para aproximadamente 5%, garantindo uma taxa de recepção de pacotes superior a 85% até em cenários propensos ao broadcast storm.Submitted by Letícia Fernanda Vieira Ramos (leticia.fernanda_@outlook.com) on 2020-06-19T21:05:47Z No. of bitstreams: 1 2019_PauloVictorGoncalvesFarias_tcc.pdf: 2308397 bytes, checksum: e349ba6c18748d7cffb676a650b7eec0 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-21T18:27:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_PauloVictorGoncalvesFarias_tcc.pdf: 2308397 bytes, checksum: e349ba6c18748d7cffb676a650b7eec0 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-21T18:27:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_PauloVictorGoncalvesFarias_tcc.pdf: 2308397 bytes, checksum: e349ba6c18748d7cffb676a650b7eec0 (MD5)Accident prevention in roads and highways is one of the most important aspects of vehicular networks. In a Vehicular Ad Hoc Network (VANET), vehicles are equipped with a device that enables wireless communication between them. In this type of network, vehicles can build the network topology by periodic exchange of messages known as beacons. These messages should include the vehicle’s position, speed and heading. Some accident prevention applications in VANETs define strict requirements to guarantee their operation, among them, beaconing rates that can vary between 10 to 50 Hz. However, high beacon transmission rates can lead to a problem known as broadcast storm, which impair the operation of these applications in high vehicle density scenarios. During a broadcast storm, the number of messages being transmitted simultaneously increases packet loss rate due to collisions and decreases coverage. In this work, a new protocol for beaconing in VANETs called Density-based Congestion Avoidance Protocol (DCAP) is proposed to minimize the impact caused by broadcast storm. Experimental results demonstrate that the DCAP protocol can reduce the packet loss rate caused by collisions to approximately 5%, guaranteeing a packet delivery ratio of up to 85% in scenarios prone to broadcast storm.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRedes veicularesSimulação de trânsitoPrevenção de acidentesProposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veicularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-21T18:27:49Z2020-07-21T18:27:49Z2019-07-23porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24471/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_PauloVictorGoncalvesFarias_tcc.pdf2019_PauloVictorGoncalvesFarias_tcc.pdfapplication/pdf2308397http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24471/1/2019_PauloVictorGoncalvesFarias_tcc.pdfe349ba6c18748d7cffb676a650b7eec0MD5110483/244712020-08-11 20:47:18.798oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-08-11T23:47:18Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares
title Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares
spellingShingle Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares
Farias, Paulo Victor Gonçalves
Redes veiculares
Simulação de trânsito
Prevenção de acidentes
title_short Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares
title_full Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares
title_fullStr Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares
title_full_unstemmed Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares
title_sort Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares
author Farias, Paulo Victor Gonçalves
author_facet Farias, Paulo Victor Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Paulo Victor Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bordim, Jacir Luiz
contributor_str_mv Bordim, Jacir Luiz
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Redes veiculares
Simulação de trânsito
Prevenção de acidentes
topic Redes veiculares
Simulação de trânsito
Prevenção de acidentes
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-07-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-21T18:27:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-21T18:27:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIAS, Paulo Victor Gonçalves. Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares. 2019. xvi, 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/24471
identifier_str_mv FARIAS, Paulo Victor Gonçalves. Proposta de mecanismo para prevenção da congestão causada por envio excessivo de mensagens em redes veiculares. 2019. xvi, 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/24471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24471/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24471/1/2019_PauloVictorGoncalvesFarias_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
e349ba6c18748d7cffb676a650b7eec0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493120015138816