O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Fernando Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4230
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
id UNB-2_c44d1871655c61d3f30a05564c50144c
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4230
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Bueno, Fernando FerreiraFreitas, Christiana Soares deBUENO, Fernando Ferreira. O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças. 2012. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4230Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.Vivemos num mundo cada vez mais globalizado, onde a informação é parte da vida de todos. Na era da informação em que vivemos, a internet exerce o papel de um importante meio de propagação. Isso gera benefícios tanto na vida pessoal quanto na vida profissional de um indivíduo. Os profissionais da área de marketing estão constantemente buscando maneiras de inovar e enxergaram na internet uma ferramenta de grande potencial. O e-mail marketing une a dinamicidade da internet ao poder criativo do marketing para atingir grande quantidade de clientes em curto espaço de tempo e com preço reduzido. O setor de autopeças no Brasil vem crescendo ano após ano. É um setor que não tem em sua cultura utilizar a internet e, por isso, poucos são os estudos relacionando e-mail marketing ao setor de autopeças, poucos são os consumidores que compram autopeças na internet e poucas são as empresas que utilizam a ferramenta para obter vantagem competitiva. O objetivo geral da pesquisa é verificar se o e-mail marketing confere vantagem competitiva a empresas de autopeças no Brasil. Para dar suporte ao estudo foram realizadas entrevistas em cinco empresas brasileiras do setor de autopeças que fazem uso do e-mail marketing com a finalidade de analisar como as empresas trabalham a ferramenta para obter vantagem competitiva e como o mercado reage a esse trabalho. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com profissionais responsáveis pelo e-mail marketing em cada empresa. Foi possível concluir que todas as empresas confirmaram os objetivos específicos da pesquisa e obtiveram vantagem competitiva utilizando a ferramenta de diferentes maneiras. Conseguiram aumentar o número de clientes cadastrados, aumentar o faturamento com vendas originadas pelo e-mail marketing e melhoraram seus serviços com o feedback gerado pela ferramenta. Diante das vantagens apresentadas, todas as empresas participantes planejam continuar utilizando o e-mail marketing, sempre acompanhando e se adaptando às tendências do mercado.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2013-01-04T10:01:26Z No. of bitstreams: 1 2012_FernandoFerreiraBueno.pdf: 862540 bytes, checksum: 8bbd077e88b662323b1243a6f9347258 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-01-04T10:21:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_FernandoFerreiraBueno.pdf: 862540 bytes, checksum: 8bbd077e88b662323b1243a6f9347258 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-04T10:21:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_FernandoFerreiraBueno.pdf: 862540 bytes, checksum: 8bbd077e88b662323b1243a6f9347258 (MD5)Vantagem competitivaCorreio eletrônicoMarketing na InternetO e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeçasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-04T10:21:06Z2013-01-04T10:21:06Z2013-01-04T10:21:06Z2012-07-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_FernandoFerreiraBueno.pdf2012_FernandoFerreiraBueno.pdfapplication/pdf862540http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/1/2012_FernandoFerreiraBueno.pdf8bbd077e88b662323b1243a6f9347258MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/5/license.txt3d20ff780f1cbedfe82d97b2d33d153dMD5510483/42302013-07-04 10:46:08.782oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-07-04T13:46:08Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças
title O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças
spellingShingle O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças
Bueno, Fernando Ferreira
Vantagem competitiva
Correio eletrônico
Marketing na Internet
title_short O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças
title_full O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças
title_fullStr O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças
title_full_unstemmed O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças
title_sort O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças
author Bueno, Fernando Ferreira
author_facet Bueno, Fernando Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Fernando Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Christiana Soares de
contributor_str_mv Freitas, Christiana Soares de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Vantagem competitiva
Correio eletrônico
Marketing na Internet
topic Vantagem competitiva
Correio eletrônico
Marketing na Internet
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-07-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-04T10:21:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-04T10:21:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-04T10:21:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BUENO, Fernando Ferreira. O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças. 2012. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4230
identifier_str_mv BUENO, Fernando Ferreira. O e-mail marketing como vantagem competitiva no ramo de autopeças. 2012. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/1/2012_FernandoFerreiraBueno.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4230/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8bbd077e88b662323b1243a6f9347258
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
3d20ff780f1cbedfe82d97b2d33d153d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492902281478144