Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wielewski, Gabriel Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/20700
http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20700
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
id UNB-2_c8eec2af2b570aa40ca3a018d1401420
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/20700
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Wielewski, Gabriel LopesLima, Clarissa MeloWIELEWSKI, Gabriel Lopes. Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil. 2018. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/20700http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20700Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.O estudo buscou apresentar a percepção da usabilidade do site Mercado Livre de acordo com pontos de vista fundamentais, elaborados de acordo com a metodologia de Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). O campo de realização da pesquisa foi composto por todos aqueles que já possuíram alguma experiência com o site Mercado Livre. A população pesquisada foi de 55 milhões de brasileiros, sendo a amostra de 167 respondentes. O trabalho apresentou primeiramente um levantamento teórico sobre Comportamento do Consumidor, e-Commerce, Marketplace e Usabilidade. Os dados foram coletados através de um questionário, que foi elaborado a partir da realização de cinco brainstormings e um grupo focal. Os resultados apresentaram que Acesso a Informação e a Capacidade de pesquisa foram os critérios que tiveram melhor desempenho, e a Flexibilidade e os Canais de comunicação tiveram os piores desempenhos. Quanto a Usabilidade, nenhum dos critérios obteve uma percepção fora dos pontos ótimos propostos, ou seja, todos os critérios foram bem percebidos pelos usuários.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-09-14T14:26:24Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdf: 2116253 bytes, checksum: 3ca9e69747342e824520242f58b3c773 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-09-14T14:26:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdf: 2116253 bytes, checksum: 3ca9e69747342e824520242f58b3c773 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-14T14:26:47Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdf: 2116253 bytes, checksum: 3ca9e69747342e824520242f58b3c773 (MD5)This research sought to present the perception of the usability of the Mercado Livre website according to fundamental points of view, elaborated by the methodology of Multicriteria Decision aid – Constructivist (MCDA-C). The field of research was composed of all those who have already had some experience using the Mercado Livre website. The population of the study was represented by all of brazilians who had bought online in 2017, according to e-Bit (2018) about 55 million, the sample was 167 respondents. The paper presented first a theoretical research about Consumer Behavior, e-Commerce, Marketplace and Usability. The data were collected through a survey, which was elaborated from the realization of five brainstorms and a focus group. The results showed that Access to Information and Research Capability were the best performance criteria, and Flexibility and Communication Channels had the worst performance. For Usability, all the criteria were well perceived by the users and none of them got a perception out of the optimal points proposed.Comportamento do consumidorComércio eletrônicoMercado Livre (Site da Web)Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-09-14T14:26:47Z2018-09-14T14:26:47Z2018info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdf2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdfapplication/pdf2116253http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/1/2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdf3ca9e69747342e824520242f58b3c773MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/207002022-02-25 13:50:44.76oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-25T16:50:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil
title Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil
spellingShingle Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil
Wielewski, Gabriel Lopes
Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Mercado Livre (Site da Web)
title_short Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil
title_full Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil
title_fullStr Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil
title_full_unstemmed Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil
title_sort Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil
author Wielewski, Gabriel Lopes
author_facet Wielewski, Gabriel Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wielewski, Gabriel Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Clarissa Melo
contributor_str_mv Lima, Clarissa Melo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Mercado Livre (Site da Web)
topic Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Mercado Livre (Site da Web)
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-14T14:26:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-14T14:26:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv WIELEWSKI, Gabriel Lopes. Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil. 2018. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/20700
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20700
identifier_str_mv WIELEWSKI, Gabriel Lopes. Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil. 2018. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/20700
http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/1/2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ca9e69747342e824520242f58b3c773
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493068208144384