Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/20700 http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20700 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018. |
id |
UNB-2_c8eec2af2b570aa40ca3a018d1401420 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/20700 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Wielewski, Gabriel LopesLima, Clarissa MeloWIELEWSKI, Gabriel Lopes. Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil. 2018. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/20700http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20700Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018.O estudo buscou apresentar a percepção da usabilidade do site Mercado Livre de acordo com pontos de vista fundamentais, elaborados de acordo com a metodologia de Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). O campo de realização da pesquisa foi composto por todos aqueles que já possuíram alguma experiência com o site Mercado Livre. A população pesquisada foi de 55 milhões de brasileiros, sendo a amostra de 167 respondentes. O trabalho apresentou primeiramente um levantamento teórico sobre Comportamento do Consumidor, e-Commerce, Marketplace e Usabilidade. Os dados foram coletados através de um questionário, que foi elaborado a partir da realização de cinco brainstormings e um grupo focal. Os resultados apresentaram que Acesso a Informação e a Capacidade de pesquisa foram os critérios que tiveram melhor desempenho, e a Flexibilidade e os Canais de comunicação tiveram os piores desempenhos. Quanto a Usabilidade, nenhum dos critérios obteve uma percepção fora dos pontos ótimos propostos, ou seja, todos os critérios foram bem percebidos pelos usuários.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-09-14T14:26:24Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdf: 2116253 bytes, checksum: 3ca9e69747342e824520242f58b3c773 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-09-14T14:26:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdf: 2116253 bytes, checksum: 3ca9e69747342e824520242f58b3c773 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-14T14:26:47Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdf: 2116253 bytes, checksum: 3ca9e69747342e824520242f58b3c773 (MD5)This research sought to present the perception of the usability of the Mercado Livre website according to fundamental points of view, elaborated by the methodology of Multicriteria Decision aid – Constructivist (MCDA-C). The field of research was composed of all those who have already had some experience using the Mercado Livre website. The population of the study was represented by all of brazilians who had bought online in 2017, according to e-Bit (2018) about 55 million, the sample was 167 respondents. The paper presented first a theoretical research about Consumer Behavior, e-Commerce, Marketplace and Usability. The data were collected through a survey, which was elaborated from the realization of five brainstorms and a focus group. The results showed that Access to Information and Research Capability were the best performance criteria, and Flexibility and Communication Channels had the worst performance. For Usability, all the criteria were well perceived by the users and none of them got a perception out of the optimal points proposed.Comportamento do consumidorComércio eletrônicoMercado Livre (Site da Web)Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-09-14T14:26:47Z2018-09-14T14:26:47Z2018info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdf2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdfapplication/pdf2116253http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/1/2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdf3ca9e69747342e824520242f58b3c773MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/207002022-02-25 13:50:44.76oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-25T16:50:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil |
title |
Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil |
spellingShingle |
Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil Wielewski, Gabriel Lopes Comportamento do consumidor Comércio eletrônico Mercado Livre (Site da Web) |
title_short |
Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil |
title_full |
Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil |
title_fullStr |
Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil |
title_full_unstemmed |
Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil |
title_sort |
Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil |
author |
Wielewski, Gabriel Lopes |
author_facet |
Wielewski, Gabriel Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wielewski, Gabriel Lopes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Clarissa Melo |
contributor_str_mv |
Lima, Clarissa Melo |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Comércio eletrônico Mercado Livre (Site da Web) |
topic |
Comportamento do consumidor Comércio eletrônico Mercado Livre (Site da Web) |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-14T14:26:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-14T14:26:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
WIELEWSKI, Gabriel Lopes. Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil. 2018. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/20700 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20700 |
identifier_str_mv |
WIELEWSKI, Gabriel Lopes. Análise da usabilidade em um site de compras e vendas no Brasil. 2018. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/20700 http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/1/2018_GabrielLopesWielewski_tcc.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20700/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ca9e69747342e824520242f58b3c773 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493068208144384 |