Economias Criativas : a cultura participativa como uma via possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço de Figueiredo, Caio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/30116
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021.
id UNB-2_d45d97c5504271dd59004ae538a7e79c
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/30116
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Lourenço de Figueiredo, CaioCalazans, Fabíola OrlandoLOURENÇO DE FIGUEIREDO, Caio. Economias Criativas: a cultura participativa como uma via possível. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/30116Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021.Dentro do contexto contemporâneo, o capitalismo global e o neoliberalismo se configuram como dominantes. Vivemos culturalmente em uma época marcada pelo consumismo e pela expansão da lógica do capital às relações sociais e a todas esferas da vida. Nesse sentido, a produção de cultura é permeada por tal lógica, que acaba de certa forma, ofuscando o real valor e potência dos bens e serviços culturais como vetor de mudanças sociais, econômicas e culturais. Isso se dá pois o modelo capitalista pressupõe atores hegemônicos, caracterizados por terem um maior acúmulo de capital e por uma liderança cultural-ideológica perante a outros atores. Dessa maneira, a produção de cultura como um fator de desenvolvimento social, econômico e político, pode acabar por privilegiar a hegemonia do mundo capitalista, ao invés dos atores que a produzem e a sociedade civil. A Economia Criativa surge como uma rede entre Indústrias Criativas, atores criativos, cidades e sociedade civil que, de alguma maneira, pode proporcionar esse desenvolvimento. Impulsionada por instituições como a UNESCO, é criado um movimento universalista que junta a cultura ao desenvolvimento, sendo capaz de emancipar, sobretudo, países caracterizados como “subdesenvolvidos”. A criatividade é vista como a essência e a matéria prima das Indústrias Criativas e da Economia Criativa, a qual, teoricamente, faz com que a produção de cultura seja possível a todos. Todavia, esse discurso é uma das fábulas nas quais Milton Santos (2000) enxerga como construtoras do mundo capitalista globalizado. Essas mentiras, quando repetidas diversas vezes, ajudam na manutenção da vigência do capitalismo enquanto sistema dominador e explorador do trabalho e dos indivíduos. Nesse sentido, a Economia Criativa, por mais do seu importante caráter como vetor de mudanças políticas e sociais, acaba por perpetuar discursos e fábulas que favorecem apenas o desenvolvimento de atores hegemônicos do mundo capitalista. A Cultura Participativa aparece como uma forma de explorar a real potência acerca da Economia Criativa, a qual a produção de bens e serviços culturais podem construir novos símbolos, novas identidades, novas formas de se identificar e atuar, sobretudo politicamente, no mundo contemporâneo.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2022-03-08T21:29:44Z No. of bitstreams: 1 2021_CaioLourencoDeFigueiredo_tcc.pdf: 560070 bytes, checksum: 4dc1bd865390ace548b5146ad2352abc (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2022-03-11T13:52:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_CaioLourencoDeFigueiredo_tcc.pdf: 560070 bytes, checksum: 4dc1bd865390ace548b5146ad2352abc (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-11T13:52:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_CaioLourencoDeFigueiredo_tcc.pdf: 560070 bytes, checksum: 4dc1bd865390ace548b5146ad2352abc (MD5)Within the contemporary context, global capitalism and neoliberalism are configured as dominant. We live culturally in an era marked by consumerism and the expansion of the logic of capital to social relations and all spheres of life. In this sense, the production of culture is permeated by such a logic, which ends up, in a certain way, obscuring the real value and power of cultural goods and services as a vector for social, economic, and cultural changes. This happens because the capitalist model presupposes hegemonic actors, characterized by a greater accumulation of capital and by a cultural-ideological leadership over other actors. Thus, the production of culture as a factor in social, economic and political development may end up favoring the hegemony of the capitalist world, instead of the actors that produce it and the civil society. The Creative Economy emerges as a network between Creative Industries, creative actors, cities and civil society that can somehow provide this development. Driven by institutions such as UNESCO, a universalist movement is created that brings culture and development together, being able to emancipate, above all, countries characterized as "underdeveloped". Creativity is seen as the essence and the raw material of Creative Industries and Creative Economy, which, theoretically, makes the production of culture possible for everyone. However, this discourse is one of the fables that Milton Santos (2000) sees as constructing the globalized capitalist world. These lies, when repeated several times, help maintain the validity of capitalism as a system that dominates and exploits labor and individuals. In this sense, Creative Economy, despite its important character as a vector of political and social change, ends up perpetuating discourses and fables that only favor the development of hegemonic actors of the capitalist world. Participatory Culture appears as a way to explore the real power about Creative Economy, in which the production of cultural goods and services can build new symbols, new identities, new ways of identifying and acting, especially politically, in the contemporary worldA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessEconomia criativaProdução culturalNeoliberalismoCriatividadeGlobalizaçãoParticipação políticaEconomias Criativas : a cultura participativa como uma via possívelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-03-11T13:52:48Z2022-03-11T13:52:48Z2021-11-03porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30116/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_CaioLourencoDeFigueiredo_tcc.pdf2021_CaioLourencoDeFigueiredo_tcc.pdfapplication/pdf560070http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30116/1/2021_CaioLourencoDeFigueiredo_tcc.pdf4dc1bd865390ace548b5146ad2352abcMD5110483/301162022-03-11 10:52:48.224oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-03-11T13:52:48Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Economias Criativas : a cultura participativa como uma via possível
title Economias Criativas : a cultura participativa como uma via possível
spellingShingle Economias Criativas : a cultura participativa como uma via possível
Lourenço de Figueiredo, Caio
Economia criativa
Produção cultural
Neoliberalismo
Criatividade
Globalização
Participação política
title_short Economias Criativas : a cultura participativa como uma via possível
title_full Economias Criativas : a cultura participativa como uma via possível
title_fullStr Economias Criativas : a cultura participativa como uma via possível
title_full_unstemmed Economias Criativas : a cultura participativa como uma via possível
title_sort Economias Criativas : a cultura participativa como uma via possível
author Lourenço de Figueiredo, Caio
author_facet Lourenço de Figueiredo, Caio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço de Figueiredo, Caio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calazans, Fabíola Orlando
contributor_str_mv Calazans, Fabíola Orlando
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Economia criativa
Produção cultural
Neoliberalismo
Criatividade
Globalização
Participação política
topic Economia criativa
Produção cultural
Neoliberalismo
Criatividade
Globalização
Participação política
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-11-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-11T13:52:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-11T13:52:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOURENÇO DE FIGUEIREDO, Caio. Economias Criativas: a cultura participativa como uma via possível. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/30116
identifier_str_mv LOURENÇO DE FIGUEIREDO, Caio. Economias Criativas: a cultura participativa como uma via possível. 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/30116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30116/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30116/1/2021_CaioLourencoDeFigueiredo_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4dc1bd865390ace548b5146ad2352abc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493173858467840