Análise dos atendimentos em psiquiatria na emergência de um hospital público do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Ludianny Teixeira de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/11536
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2015.
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spelling Vasconcelos, Ludianny Teixeira deLago, Diane Maria Scherer KuhnVASCONCELOS, Ludianny Teixeira de. Análise dos atendimentos em psiquiatria na emergência de um hospital público do Distrito Federal. 2015. 36 f., il. Monografia (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11536Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2015.Introdução: A Reforma Psiquiátrica transformou a política de atenção à saúde mental criando a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que ampliou o acesso da população à atenção psicossocial. O hospital terciário em estudo, está inserido na Rede de Atenção de Urgência e Emergência sendo referência para emergências de comorbidades clínicas e cirúrgicas de pacientes com transtornos psiquiátricos. Objetivo: Analisar o atendimento aos usuários na área de psiquiatria do serviço de emergência de um hospital público do Distrito Federal. Metodologia: Estudo do tipo descritivo de caráter quantitativo, realizado por meio de coleta de dados em prontuário eletrônico de pacientes que foram atendidos pela psiquiatria na urgência/emergência entre Janeiro e Dezembro de 2014. Resultados: Foram realizados 2.394 atendimentos em psiquiatria na emergência, com uma média de 45,5 internações por mês. Do total, 1.972 pacientes foram atendidos tendo a primeira causa relacionada à psiquiatria e apenas 188 foram avaliados posteriormente por outras especialidades. A forma mais comum de chegar ao PS é espontaneamente, acompanhado ou trazido por familiar. As principais cores de classificação de risco conforme Protocolo Manchester foram amarela (34%), laranja (29,6%) e branco (15%). 41,3% dos atendimentos resultaram apenas em prescrição médica, sem internação ou outro procedimento. Discussão: Os resultados mostraram contradições da RAPS do DF com o protocolo do hospital, dado a inversão do fluxo do paciente e fluxo de atendimento. Conclusão: O hospital não atende com o perfil de um hospital terciário, pois absorve grande demanda da Atenção Básica, evidenciando uma falha na resolubilidade das mudanças instituídas com a Reforma Psiquiátrica. __________________________________________________________________________ ABSTRACTIntroduction: Psychiatric Reform turned attention to mental health policy creating the Psychosocial Care Network (RAPS) has extended people's access to psychosocial care. The tertiary hospital under study is inserted in Care Network of Emergency Department with reference to emergency medical and surgical comorbidities of patients with psychiatric disorders. Purpose: To assess service to users in psychiatry area of the emergency department of a public hospital in the Federal District. Methodology: descriptive study of quantitative approach, carried out through electronic medical records in data collection patients who were treated by psychiatry in urgent / emergency between January and December 2014. Results: We performed 2,394 consultations in psychiatry in emergency, with an average of 45.5 admissions per month. Of the total, 1,972 patients were seen with the first cause related to psychiatry and only 188 were evaluated subsequently by other specialties. The most common way to get to PS is spontaneously accompanied or brought by family members. The main colors of risk classification as Manchester Protocol were yellow (34%), orange (29.6%) and white (15%). 41.3% of cases resulted only in prescription without hospitalization or other procedure. Discussion: The results show the DF RAPS the contradictions with the hospital protocol, given the reversal of the patient's flow and service flow. Conclusion: The hospital does not meet the profile of a tertiary hospital, it absorbs great demand of Primary, indicating a failure in solving the changes instituted with the Psychiatric Reform.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-12-04T16:50:41Z No. of bitstreams: 1 2015_LudiannyTeixeiradeVasconcelos.pdf: 981304 bytes, checksum: 5336811fe6e339adb9b7f3eec9f52e03 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2015-12-08T11:18:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_LudiannyTeixeiradeVasconcelos.pdf: 981304 bytes, checksum: 5336811fe6e339adb9b7f3eec9f52e03 (MD5)Made available in DSpace on 2015-12-08T11:18:53Z (GMT). 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