Redes de políticas públicas : formulação do Plano Nacional de Educação – 2014-2024
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/14984 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016. |
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Leite, Juliana BarrosAraújo, Suely Mara Vaz Guimarães deLEITE, Juliana Barros. Redes de políticas públicas: formulação do Plano Nacional de Educação – 2014-2024.2016. 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas )—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/14984Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2016.O segundo Plano Nacional de Educação foi marcado por um processo de debates e discussões longas e alguns conflitos entre Congresso e Executivo, como a questão de 10% do PIB para educação. Seu processo durou cerca de dois anos até todas as arenas envolvidas estivessem de comum acordo para que fosse realizada a formulação de uma lei que beneficie a sociedade. Esta pesquisa analisou o processo de formulação do PNE 2014-2024 relacionando a influência dos atores e sua participação em tal processo. Foram abordados assuntos como conceito de política pública, redes de políticas públicas, redes de atores da educação e políticas educacionais no Brasil. O trabalho foi realizado através de registros documentais das participações dos atores tais como notas taquigráficas das audiências públicas ocorridas em todo o processo da lei, análises documentais, entrevistas com consultores legislativos, e emendas enviadas para o escopo da lei. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, pois faz levantamento de dados que buscam compreender a interação e comportamento dos atores envolvidos e possui caráter exploratório e descritivo. A partir da metodologia utilizada foi possível descobrir a real influência e importância dos atores no processo de formulação e ainda compreender um pouco como a rede de atores da educação está estruturada e seus participantes. Palavras-chave: Plano Nacional de Educação. Redes de Políticas Públicas. Rede de atores na educação.Submitted by Hellen Gomes (hellem_98@hotmail.com) on 2016-10-11T15:29:59Z No. of bitstreams: 1 2016_JulianaBarrosLeite_tcc.pdf: 771145 bytes, checksum: 567fb0a6c6ec2f8ae1aafaad8939f8da (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2016-10-13T11:28:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_JulianaBarrosLeite_tcc.pdf: 771145 bytes, checksum: 567fb0a6c6ec2f8ae1aafaad8939f8da (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-13T11:28:20Z (GMT). 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