Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Webber Gonzalez, Nancibel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Schlatter, Margarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1466
Resumo: Resumo O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem de português como língua adicional a distância e a construção de uma comunidade de aprendizagem colaborativa online pelos participantes. O Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio, Cepi-Português, é um curso online de preparação sociolinguística e cultural para o intercâmbio acadêmico entre estudantes de universidades latino-americanas. Fundamentado na perspectiva de projetos de aprendizagem e trabalho colaborativo, o estudo analisa as ações e interações ocorridas nas plataformas tecnológicas utilizadas pelos participantes (Moodle, Skype eFacebook). A análise descreve o modo como foi configurado o trabalho conjunto de um grupo de estudantes para desenvolver o projeto, identificando as oportunidades de aprendizagem no uso da língua portuguesa criadas por intermédio da participação na construção colaborativa de um evento no Facebook. Palavras-chave: Projetos de aprendizagem. Ensino online. Português como língua adicional. Trabalho colaborativo.   Abstract The purpose of this article is to analyze the relation between the development of a learning project in an online Portuguese as additional language course and the participants’ building of an online collaborative community. CEPI-Portuguese is an online course designed to prepare undergraduate students sociolinguistically and culturally for academic exchange in Latin American universities. Based on the perspective of project based learning and collaborative work, the study analyzes the actions and interactions that took place in the technological platforms used by the participants (Moodle, Skype and Facebook). The analysis describes how a group of students organized themselves to work collaboratively in order to develop the project and how their participation and interaction to create a Facebook event fostered opportunities to learn how to use Portuguese. Keywords: Learning projects. Online teaching. Portuguese as additional language. Collaborative work.
id UNB-30_804477029130c09a8caba0fa74b8b580
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1466
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo onlineProjetos de aprendizagem;Ensino online;Português como língua adicional;Trabalho colaborativoResumo O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem de português como língua adicional a distância e a construção de uma comunidade de aprendizagem colaborativa online pelos participantes. O Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio, Cepi-Português, é um curso online de preparação sociolinguística e cultural para o intercâmbio acadêmico entre estudantes de universidades latino-americanas. Fundamentado na perspectiva de projetos de aprendizagem e trabalho colaborativo, o estudo analisa as ações e interações ocorridas nas plataformas tecnológicas utilizadas pelos participantes (Moodle, Skype eFacebook). A análise descreve o modo como foi configurado o trabalho conjunto de um grupo de estudantes para desenvolver o projeto, identificando as oportunidades de aprendizagem no uso da língua portuguesa criadas por intermédio da participação na construção colaborativa de um evento no Facebook. Palavras-chave: Projetos de aprendizagem. Ensino online. Português como língua adicional. Trabalho colaborativo.   Abstract The purpose of this article is to analyze the relation between the development of a learning project in an online Portuguese as additional language course and the participants’ building of an online collaborative community. CEPI-Portuguese is an online course designed to prepare undergraduate students sociolinguistically and culturally for academic exchange in Latin American universities. Based on the perspective of project based learning and collaborative work, the study analyzes the actions and interactions that took place in the technological platforms used by the participants (Moodle, Skype and Facebook). The analysis describes how a group of students organized themselves to work collaboratively in order to develop the project and how their participation and interaction to create a Facebook event fostered opportunities to learn how to use Portuguese. Keywords: Learning projects. Online teaching. Portuguese as additional language. Collaborative work.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2017-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/146610.26512/rhla.v15i2.1466Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 2 (2016)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 2 (2016)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1466/1296Webber Gonzalez, NancibelSchlatter, Margareteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1466Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:23.370153Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online
title Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online
spellingShingle Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online
Webber Gonzalez, Nancibel
Projetos de aprendizagem;
Ensino online;
Português como língua adicional;
Trabalho colaborativo
title_short Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online
title_full Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online
title_fullStr Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online
title_full_unstemmed Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online
title_sort Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online
author Webber Gonzalez, Nancibel
author_facet Webber Gonzalez, Nancibel
Schlatter, Margarete
author_role author
author2 Schlatter, Margarete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Webber Gonzalez, Nancibel
Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos de aprendizagem;
Ensino online;
Português como língua adicional;
Trabalho colaborativo
topic Projetos de aprendizagem;
Ensino online;
Português como língua adicional;
Trabalho colaborativo
description Resumo O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem de português como língua adicional a distância e a construção de uma comunidade de aprendizagem colaborativa online pelos participantes. O Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio, Cepi-Português, é um curso online de preparação sociolinguística e cultural para o intercâmbio acadêmico entre estudantes de universidades latino-americanas. Fundamentado na perspectiva de projetos de aprendizagem e trabalho colaborativo, o estudo analisa as ações e interações ocorridas nas plataformas tecnológicas utilizadas pelos participantes (Moodle, Skype eFacebook). A análise descreve o modo como foi configurado o trabalho conjunto de um grupo de estudantes para desenvolver o projeto, identificando as oportunidades de aprendizagem no uso da língua portuguesa criadas por intermédio da participação na construção colaborativa de um evento no Facebook. Palavras-chave: Projetos de aprendizagem. Ensino online. Português como língua adicional. Trabalho colaborativo.   Abstract The purpose of this article is to analyze the relation between the development of a learning project in an online Portuguese as additional language course and the participants’ building of an online collaborative community. CEPI-Portuguese is an online course designed to prepare undergraduate students sociolinguistically and culturally for academic exchange in Latin American universities. Based on the perspective of project based learning and collaborative work, the study analyzes the actions and interactions that took place in the technological platforms used by the participants (Moodle, Skype and Facebook). The analysis describes how a group of students organized themselves to work collaboratively in order to develop the project and how their participation and interaction to create a Facebook event fostered opportunities to learn how to use Portuguese. Keywords: Learning projects. Online teaching. Portuguese as additional language. Collaborative work.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1466
10.26512/rhla.v15i2.1466
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1466
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v15i2.1466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1466/1296
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 2 (2016)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 2 (2016)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345366155264