Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1466 |
Resumo: | Resumo O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem de português como língua adicional a distância e a construção de uma comunidade de aprendizagem colaborativa online pelos participantes. O Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio, Cepi-Português, é um curso online de preparação sociolinguística e cultural para o intercâmbio acadêmico entre estudantes de universidades latino-americanas. Fundamentado na perspectiva de projetos de aprendizagem e trabalho colaborativo, o estudo analisa as ações e interações ocorridas nas plataformas tecnológicas utilizadas pelos participantes (Moodle, Skype eFacebook). A análise descreve o modo como foi configurado o trabalho conjunto de um grupo de estudantes para desenvolver o projeto, identificando as oportunidades de aprendizagem no uso da língua portuguesa criadas por intermédio da participação na construção colaborativa de um evento no Facebook. Palavras-chave: Projetos de aprendizagem. Ensino online. Português como língua adicional. Trabalho colaborativo. Abstract The purpose of this article is to analyze the relation between the development of a learning project in an online Portuguese as additional language course and the participants’ building of an online collaborative community. CEPI-Portuguese is an online course designed to prepare undergraduate students sociolinguistically and culturally for academic exchange in Latin American universities. Based on the perspective of project based learning and collaborative work, the study analyzes the actions and interactions that took place in the technological platforms used by the participants (Moodle, Skype and Facebook). The analysis describes how a group of students organized themselves to work collaboratively in order to develop the project and how their participation and interaction to create a Facebook event fostered opportunities to learn how to use Portuguese. Keywords: Learning projects. Online teaching. Portuguese as additional language. Collaborative work. |
id |
UNB-30_804477029130c09a8caba0fa74b8b580 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1466 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo onlineProjetos de aprendizagem;Ensino online;Português como língua adicional;Trabalho colaborativoResumo O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem de português como língua adicional a distância e a construção de uma comunidade de aprendizagem colaborativa online pelos participantes. O Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio, Cepi-Português, é um curso online de preparação sociolinguística e cultural para o intercâmbio acadêmico entre estudantes de universidades latino-americanas. Fundamentado na perspectiva de projetos de aprendizagem e trabalho colaborativo, o estudo analisa as ações e interações ocorridas nas plataformas tecnológicas utilizadas pelos participantes (Moodle, Skype eFacebook). A análise descreve o modo como foi configurado o trabalho conjunto de um grupo de estudantes para desenvolver o projeto, identificando as oportunidades de aprendizagem no uso da língua portuguesa criadas por intermédio da participação na construção colaborativa de um evento no Facebook. Palavras-chave: Projetos de aprendizagem. Ensino online. Português como língua adicional. Trabalho colaborativo. Abstract The purpose of this article is to analyze the relation between the development of a learning project in an online Portuguese as additional language course and the participants’ building of an online collaborative community. CEPI-Portuguese is an online course designed to prepare undergraduate students sociolinguistically and culturally for academic exchange in Latin American universities. Based on the perspective of project based learning and collaborative work, the study analyzes the actions and interactions that took place in the technological platforms used by the participants (Moodle, Skype and Facebook). The analysis describes how a group of students organized themselves to work collaboratively in order to develop the project and how their participation and interaction to create a Facebook event fostered opportunities to learn how to use Portuguese. Keywords: Learning projects. Online teaching. Portuguese as additional language. Collaborative work.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2017-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/146610.26512/rhla.v15i2.1466Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 2 (2016)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 2 (2016)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1466/1296Webber Gonzalez, NancibelSchlatter, Margareteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1466Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:23.370153Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online |
title |
Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online |
spellingShingle |
Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online Webber Gonzalez, Nancibel Projetos de aprendizagem; Ensino online; Português como língua adicional; Trabalho colaborativo |
title_short |
Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online |
title_full |
Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online |
title_fullStr |
Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online |
title_sort |
Aprendizagem de Português como Língua Adicional em um projeto colaborativo online |
author |
Webber Gonzalez, Nancibel |
author_facet |
Webber Gonzalez, Nancibel Schlatter, Margarete |
author_role |
author |
author2 |
Schlatter, Margarete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Webber Gonzalez, Nancibel Schlatter, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Projetos de aprendizagem; Ensino online; Português como língua adicional; Trabalho colaborativo |
topic |
Projetos de aprendizagem; Ensino online; Português como língua adicional; Trabalho colaborativo |
description |
Resumo O objetivo do presente artigo é analisar a relação entre o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem de português como língua adicional a distância e a construção de uma comunidade de aprendizagem colaborativa online pelos participantes. O Curso de Espanhol-Português para Intercâmbio, Cepi-Português, é um curso online de preparação sociolinguística e cultural para o intercâmbio acadêmico entre estudantes de universidades latino-americanas. Fundamentado na perspectiva de projetos de aprendizagem e trabalho colaborativo, o estudo analisa as ações e interações ocorridas nas plataformas tecnológicas utilizadas pelos participantes (Moodle, Skype eFacebook). A análise descreve o modo como foi configurado o trabalho conjunto de um grupo de estudantes para desenvolver o projeto, identificando as oportunidades de aprendizagem no uso da língua portuguesa criadas por intermédio da participação na construção colaborativa de um evento no Facebook. Palavras-chave: Projetos de aprendizagem. Ensino online. Português como língua adicional. Trabalho colaborativo. Abstract The purpose of this article is to analyze the relation between the development of a learning project in an online Portuguese as additional language course and the participants’ building of an online collaborative community. CEPI-Portuguese is an online course designed to prepare undergraduate students sociolinguistically and culturally for academic exchange in Latin American universities. Based on the perspective of project based learning and collaborative work, the study analyzes the actions and interactions that took place in the technological platforms used by the participants (Moodle, Skype and Facebook). The analysis describes how a group of students organized themselves to work collaboratively in order to develop the project and how their participation and interaction to create a Facebook event fostered opportunities to learn how to use Portuguese. Keywords: Learning projects. Online teaching. Portuguese as additional language. Collaborative work. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1466 10.26512/rhla.v15i2.1466 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1466 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v15i2.1466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1466/1296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 15 No. 2 (2016) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 15 n. 2 (2016) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345366155264 |