Educação bilíngue: uma breve discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Heloísa Augusta Brito de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/818
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a educação bilíngue em termos de conceituação, orientação e tipologias, tendo em vista o fato de que nem sempre se tem clareza sobre o que é e o que se espera de um programa de ensino bilíngue. Revisitando os estudos da área, esperamos reunir subsídios para discutir o que significa educar por meio de duas línguas uma população de alunos linguística e culturalmente diversa. Desse modo, problematizamos questões relativas a políticas linguísticas e educacionais e a orientações ideológicas subjacentes aos diversos modelos e tipos de programas bem como características contextuais e estruturais que definem um programa de ensino como bilíngue ou não.
id UNB-30_b6da0faf95c2575ebcfc0dcd23e9a12c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/818
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Educação bilíngue: uma breve discussãoEducação bilíngue;Ensino bilíngue;Programas de imersão;Programas de duas viasEste trabalho tem como objetivo discutir a educação bilíngue em termos de conceituação, orientação e tipologias, tendo em vista o fato de que nem sempre se tem clareza sobre o que é e o que se espera de um programa de ensino bilíngue. Revisitando os estudos da área, esperamos reunir subsídios para discutir o que significa educar por meio de duas línguas uma população de alunos linguística e culturalmente diversa. Desse modo, problematizamos questões relativas a políticas linguísticas e educacionais e a orientações ideológicas subjacentes aos diversos modelos e tipos de programas bem como características contextuais e estruturais que definem um programa de ensino como bilíngue ou não.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/81810.26512/rhla.v9i1.818Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 1 (2010)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 1 (2010)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/818/708Mello, Heloísa Augusta Brito deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:44:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/818Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:18.212259Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação bilíngue: uma breve discussão
title Educação bilíngue: uma breve discussão
spellingShingle Educação bilíngue: uma breve discussão
Mello, Heloísa Augusta Brito de
Educação bilíngue;
Ensino bilíngue;
Programas de imersão;
Programas de duas vias
title_short Educação bilíngue: uma breve discussão
title_full Educação bilíngue: uma breve discussão
title_fullStr Educação bilíngue: uma breve discussão
title_full_unstemmed Educação bilíngue: uma breve discussão
title_sort Educação bilíngue: uma breve discussão
author Mello, Heloísa Augusta Brito de
author_facet Mello, Heloísa Augusta Brito de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Heloísa Augusta Brito de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilíngue;
Ensino bilíngue;
Programas de imersão;
Programas de duas vias
topic Educação bilíngue;
Ensino bilíngue;
Programas de imersão;
Programas de duas vias
description Este trabalho tem como objetivo discutir a educação bilíngue em termos de conceituação, orientação e tipologias, tendo em vista o fato de que nem sempre se tem clareza sobre o que é e o que se espera de um programa de ensino bilíngue. Revisitando os estudos da área, esperamos reunir subsídios para discutir o que significa educar por meio de duas línguas uma população de alunos linguística e culturalmente diversa. Desse modo, problematizamos questões relativas a políticas linguísticas e educacionais e a orientações ideológicas subjacentes aos diversos modelos e tipos de programas bem como características contextuais e estruturais que definem um programa de ensino como bilíngue ou não.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/818
10.26512/rhla.v9i1.818
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/818
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v9i1.818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/818/708
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 9 No. 1 (2010)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 9 n. 1 (2010)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344819847168