O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/687 |
Resumo: | Com aportes em didática de línguas de cunho interacionista sociodiscursivo, em que o gênero é considerado instrumento, Dolz e Schneuwly (1998), o objetivo deste artigo é apresentar a análise de uma resenha crítica inicial e final realizada por um aluno universitário, no que se refere à s capacidades de linguagem, a partir de uma seqüência didática do gênero resenha crítica elaborada e inspirada em Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) e aplicada a universitários. Os resultados mostram que trabalhar a produção de resenhas críticas acadêmicas, com uma seqüência didática, pode ser um meio de reflexão e apropriação do gênero pelos alunos. |
id |
UNB-30_f3d8e9e6c26193ae8eac70bf3494b775 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/687 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidadeEnsino-Aprendizagem;Interacionismo sociodiscursivo;Gênero;Sequência didática;Resenha críticaCom aportes em didática de línguas de cunho interacionista sociodiscursivo, em que o gênero é considerado instrumento, Dolz e Schneuwly (1998), o objetivo deste artigo é apresentar a análise de uma resenha crítica inicial e final realizada por um aluno universitário, no que se refere à s capacidades de linguagem, a partir de uma seqüência didática do gênero resenha crítica elaborada e inspirada em Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) e aplicada a universitários. Os resultados mostram que trabalhar a produção de resenhas críticas acadêmicas, com uma seqüência didática, pode ser um meio de reflexão e apropriação do gênero pelos alunos.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/68710.26512/rhla.v8i1.687Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 23Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 232237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/687/586Cervera, Maria Christina da Silva FirminoBuzzo, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:53:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/687Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:17.118970Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade |
title |
O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade |
spellingShingle |
O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade Cervera, Maria Christina da Silva Firmino Ensino-Aprendizagem; Interacionismo sociodiscursivo; Gênero; Sequência didática; Resenha crítica |
title_short |
O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade |
title_full |
O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade |
title_fullStr |
O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade |
title_full_unstemmed |
O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade |
title_sort |
O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade |
author |
Cervera, Maria Christina da Silva Firmino |
author_facet |
Cervera, Maria Christina da Silva Firmino Buzzo, Marina |
author_role |
author |
author2 |
Buzzo, Marina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cervera, Maria Christina da Silva Firmino Buzzo, Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-Aprendizagem; Interacionismo sociodiscursivo; Gênero; Sequência didática; Resenha crítica |
topic |
Ensino-Aprendizagem; Interacionismo sociodiscursivo; Gênero; Sequência didática; Resenha crítica |
description |
Com aportes em didática de línguas de cunho interacionista sociodiscursivo, em que o gênero é considerado instrumento, Dolz e Schneuwly (1998), o objetivo deste artigo é apresentar a análise de uma resenha crítica inicial e final realizada por um aluno universitário, no que se refere à s capacidades de linguagem, a partir de uma seqüência didática do gênero resenha crítica elaborada e inspirada em Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) e aplicada a universitários. Os resultados mostram que trabalhar a produção de resenhas críticas acadêmicas, com uma seqüência didática, pode ser um meio de reflexão e apropriação do gênero pelos alunos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/687 10.26512/rhla.v8i1.687 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/687 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v8i1.687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/687/586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 23 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 23 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051344789438464 |