O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cervera, Maria Christina da Silva Firmino
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Buzzo, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/687
Resumo: Com aportes em didática de línguas de cunho interacionista sociodiscursivo, em que o gênero é considerado instrumento, Dolz e Schneuwly (1998), o objetivo deste artigo é apresentar a análise de uma resenha crítica inicial e final realizada por um aluno universitário, no que se refere às capacidades de linguagem, a partir de uma seqüência didática do gênero resenha crítica elaborada e inspirada em Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) e aplicada a universitários. Os resultados mostram que trabalhar a produção de resenhas críticas acadêmicas, com uma seqüência didática, pode ser um meio de reflexão e apropriação do gênero pelos alunos.
id UNB-30_f3d8e9e6c26193ae8eac70bf3494b775
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/687
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidadeEnsino-Aprendizagem;Interacionismo sociodiscursivo;Gênero;Sequência didática;Resenha críticaCom aportes em didática de línguas de cunho interacionista sociodiscursivo, em que o gênero é considerado instrumento, Dolz e Schneuwly (1998), o objetivo deste artigo é apresentar a análise de uma resenha crítica inicial e final realizada por um aluno universitário, no que se refere às capacidades de linguagem, a partir de uma seqüência didática do gênero resenha crítica elaborada e inspirada em Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) e aplicada a universitários. Os resultados mostram que trabalhar a produção de resenhas críticas acadêmicas, com uma seqüência didática, pode ser um meio de reflexão e apropriação do gênero pelos alunos.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2011-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/68710.26512/rhla.v8i1.687Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 23Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 232237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/687/586Cervera, Maria Christina da Silva FirminoBuzzo, Marinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-14T01:53:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/687Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:17.118970Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade
title O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade
spellingShingle O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade
Cervera, Maria Christina da Silva Firmino
Ensino-Aprendizagem;
Interacionismo sociodiscursivo;
Gênero;
Sequência didática;
Resenha crítica
title_short O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade
title_full O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade
title_fullStr O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade
title_full_unstemmed O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade
title_sort O ensino-aprendizagem do gênero resenha crítica na universidade
author Cervera, Maria Christina da Silva Firmino
author_facet Cervera, Maria Christina da Silva Firmino
Buzzo, Marina
author_role author
author2 Buzzo, Marina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cervera, Maria Christina da Silva Firmino
Buzzo, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem;
Interacionismo sociodiscursivo;
Gênero;
Sequência didática;
Resenha crítica
topic Ensino-Aprendizagem;
Interacionismo sociodiscursivo;
Gênero;
Sequência didática;
Resenha crítica
description Com aportes em didática de línguas de cunho interacionista sociodiscursivo, em que o gênero é considerado instrumento, Dolz e Schneuwly (1998), o objetivo deste artigo é apresentar a análise de uma resenha crítica inicial e final realizada por um aluno universitário, no que se refere às capacidades de linguagem, a partir de uma seqüência didática do gênero resenha crítica elaborada e inspirada em Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004) e aplicada a universitários. Os resultados mostram que trabalhar a produção de resenhas críticas acadêmicas, com uma seqüência didática, pode ser um meio de reflexão e apropriação do gênero pelos alunos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/687
10.26512/rhla.v8i1.687
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/687
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v8i1.687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/687/586
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 8 No. 1 (2009); 23
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 8 n. 1 (2009); 23
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051344789438464