O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3216 |
Resumo: | O objetivo do artigo é discutir a relação entre governo e associações das mantenedoras de ensino superior no processo de elaboração, modificação e aprovação do Programa Universidade para Todos (Prouni), que integra a Reforma Universitária do governo Lula. As alterações incorporadas representaram, sobretudo, concessões ao lobby das instituições de ensino superior do setor privado, que obteve quase todas as suas reivindicações. Nesse contexto, o Prouni pode ser caracterizado como voltado a promover o acesso e não a permanência de estudantes de baixa renda ao nível superior. O Programa oferece uma cidadania de segunda classe aos bolsistas, abandona-os à iniciativa privada, amplia o poder das IES do setor e as salva do crônico problema da evasão de alunos. |
id |
UNB-32_0c28b66bfc60d47c57c3a5ac3c0a5b23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3216 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatizaçãoEducação superior;Acesso;Permanência;ProuniO objetivo do artigo é discutir a relação entre governo e associações das mantenedoras de ensino superior no processo de elaboração, modificação e aprovação do Programa Universidade para Todos (Prouni), que integra a Reforma Universitária do governo Lula. As alterações incorporadas representaram, sobretudo, concessões ao lobby das instituições de ensino superior do setor privado, que obteve quase todas as suas reivindicações. Nesse contexto, o Prouni pode ser caracterizado como voltado a promover o acesso e não a permanência de estudantes de baixa renda ao nível superior. O Programa oferece uma cidadania de segunda classe aos bolsistas, abandona-os à iniciativa privada, amplia o poder das IES do setor e as salva do crônico problema da evasão de alunos.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/321610.26512/lc.v11i20.3216Linhas Críticas; Vol. 11 No. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 55-68Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 55-68Linhas Críticas; v. 11 n. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 55-681981-04311516-489610.26512/lc.v11i20reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3216/2901Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCatani, Afrânio MendesGilioli, Renato de Sousa Porto2022-09-09T15:39:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3216Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:39:55Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização |
title |
O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização |
spellingShingle |
O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização Catani, Afrânio Mendes Educação superior; Acesso; Permanência; Prouni |
title_short |
O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização |
title_full |
O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização |
title_fullStr |
O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização |
title_full_unstemmed |
O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização |
title_sort |
O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização |
author |
Catani, Afrânio Mendes |
author_facet |
Catani, Afrânio Mendes Gilioli, Renato de Sousa Porto |
author_role |
author |
author2 |
Gilioli, Renato de Sousa Porto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catani, Afrânio Mendes Gilioli, Renato de Sousa Porto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior; Acesso; Permanência; Prouni |
topic |
Educação superior; Acesso; Permanência; Prouni |
description |
O objetivo do artigo é discutir a relação entre governo e associações das mantenedoras de ensino superior no processo de elaboração, modificação e aprovação do Programa Universidade para Todos (Prouni), que integra a Reforma Universitária do governo Lula. As alterações incorporadas representaram, sobretudo, concessões ao lobby das instituições de ensino superior do setor privado, que obteve quase todas as suas reivindicações. Nesse contexto, o Prouni pode ser caracterizado como voltado a promover o acesso e não a permanência de estudantes de baixa renda ao nível superior. O Programa oferece uma cidadania de segunda classe aos bolsistas, abandona-os à iniciativa privada, amplia o poder das IES do setor e as salva do crônico problema da evasão de alunos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3216 10.26512/lc.v11i20.3216 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3216 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v11i20.3216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3216/2901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 11 No. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 55-68 Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 55-68 Linhas Críticas; v. 11 n. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 55-68 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v11i20 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285009195008 |