O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catani, Afrânio Mendes
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Gilioli, Renato de Sousa Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3216
Resumo: O objetivo do artigo é discutir a relação entre governo e associações das mantenedoras de ensino superior no processo de elaboração, modificação e aprovação do Programa Universidade para Todos (Prouni), que integra a Reforma Universitária do governo Lula. As alterações incorporadas representaram, sobretudo, concessões ao lobby das instituições de ensino superior do setor privado, que obteve quase todas as suas reivindicações. Nesse contexto, o Prouni pode ser caracterizado como voltado a promover o acesso e não a permanência de estudantes de baixa renda ao nível superior. O Programa oferece uma cidadania de segunda classe aos bolsistas, abandona-os à iniciativa privada, amplia o poder das IES do setor e as salva do crônico problema da evasão de alunos.
id UNB-32_0c28b66bfc60d47c57c3a5ac3c0a5b23
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3216
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatizaçãoEducação superior;Acesso;Permanência;ProuniO objetivo do artigo é discutir a relação entre governo e associações das mantenedoras de ensino superior no processo de elaboração, modificação e aprovação do Programa Universidade para Todos (Prouni), que integra a Reforma Universitária do governo Lula. As alterações incorporadas representaram, sobretudo, concessões ao lobby das instituições de ensino superior do setor privado, que obteve quase todas as suas reivindicações. Nesse contexto, o Prouni pode ser caracterizado como voltado a promover o acesso e não a permanência de estudantes de baixa renda ao nível superior. O Programa oferece uma cidadania de segunda classe aos bolsistas, abandona-os à iniciativa privada, amplia o poder das IES do setor e as salva do crônico problema da evasão de alunos.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2005-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/321610.26512/lc.v11i20.3216Linhas Críticas; Vol. 11 No. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 55-68Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 55-68Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 55-681981-04311516-489610.26512/lc.v11i20reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3216/2901Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCatani, Afrânio MendesGilioli, Renato de Sousa Porto2022-09-09T15:39:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3216Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:39:55Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização
title O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização
spellingShingle O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização
Catani, Afrânio Mendes
Educação superior;
Acesso;
Permanência;
Prouni
title_short O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização
title_full O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização
title_fullStr O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização
title_full_unstemmed O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização
title_sort O PROUNI na encruzilhada: entre a cidadania e a privatização
author Catani, Afrânio Mendes
author_facet Catani, Afrânio Mendes
Gilioli, Renato de Sousa Porto
author_role author
author2 Gilioli, Renato de Sousa Porto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catani, Afrânio Mendes
Gilioli, Renato de Sousa Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior;
Acesso;
Permanência;
Prouni
topic Educação superior;
Acesso;
Permanência;
Prouni
description O objetivo do artigo é discutir a relação entre governo e associações das mantenedoras de ensino superior no processo de elaboração, modificação e aprovação do Programa Universidade para Todos (Prouni), que integra a Reforma Universitária do governo Lula. As alterações incorporadas representaram, sobretudo, concessões ao lobby das instituições de ensino superior do setor privado, que obteve quase todas as suas reivindicações. Nesse contexto, o Prouni pode ser caracterizado como voltado a promover o acesso e não a permanência de estudantes de baixa renda ao nível superior. O Programa oferece uma cidadania de segunda classe aos bolsistas, abandona-os à iniciativa privada, amplia o poder das IES do setor e as salva do crônico problema da evasão de alunos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3216
10.26512/lc.v11i20.3216
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3216
identifier_str_mv 10.26512/lc.v11i20.3216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3216/2901
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 11 No. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 55-68
Linhas Críticas; Vol. 11 Núm. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 55-68
Linhas Crí­ticas; v. 11 n. 20 (2005): Políticas Públicas para a Educação; 55-68
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v11i20
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285009195008