O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Valéria Bonfim
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Assunção, Josenilda, Bomfim, Manuela Gomes, Arcanjo, Jeruza Rocha Lima, Gehlen, Simoni Tormohlen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011
Resumo: Estudos têm evidenciado um significativo crescimento de trabalhos da área da Educação em Ciências que utilizam Questões Sociocientíficas (QSCs), principalmente para elaboração de propostas didático-pedagógicas, porém, nem sempre explicitam os critérios para a escolha dessas QSCs a serem trabalhadas em sala de aula. Assim, investigam-se critérios de escolha das QSCs tendo como parâmetro aspectos do Levantamento Preliminar – primeira etapa da Investigação Temática (Freire, 1987) –. O estudo foi desenvolvido no contexto de processo de formação de professores, tendo como referência a Investigação Temática, realizado em uma escola localizada no distrito de Olivença, município de Ilhéus/ BA. As informações foram obtidas mediante blogs, sites de notícias da região e de conversas informais com moradores da comunidade de Olivença, e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva com foco na categoria “o papel do Levantamento Preliminar na seleção de QSCs”. Dentre os resultados obtidos, destaca-se, que por meio das etapas do Levantamento Preliminar, identificou-se a controvérsia Areial, relacionada com a extração de areia no distrito de Olivença e que apresenta características das QSCs. Constatou-se que o Levantamento Preliminar pode ser um dos critérios de seleção e legitimação de uma QSC referente a uma questão local, em que a discussão pode ser ampliada para contextos globais. Essa QSC, ao ser trabalhada em sala de aula, pode contribui para uma ação social responsável dos educandos de uma comunidade localizada no município de Ilhéus/BA.
id UNB-32_648ac7792dc3c1b9584893da158ddb62
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21011
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BAQSCLevantamento PreliminarEducação em CiênciasPaulo FreireCSCLevantamiento PreliminarEducación en CienciasPaulo FreireQSCPreliminary SurveyEducation in SciencesPaulo FreireEstudos têm evidenciado um significativo crescimento de trabalhos da área da Educação em Ciências que utilizam Questões Sociocientíficas (QSCs), principalmente para elaboração de propostas didático-pedagógicas, porém, nem sempre explicitam os critérios para a escolha dessas QSCs a serem trabalhadas em sala de aula. Assim, investigam-se critérios de escolha das QSCs tendo como parâmetro aspectos do Levantamento Preliminar – primeira etapa da Investigação Temática (Freire, 1987) –. O estudo foi desenvolvido no contexto de processo de formação de professores, tendo como referência a Investigação Temática, realizado em uma escola localizada no distrito de Olivença, município de Ilhéus/ BA. As informações foram obtidas mediante blogs, sites de notícias da região e de conversas informais com moradores da comunidade de Olivença, e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva com foco na categoria “o papel do Levantamento Preliminar na seleção de QSCs”. Dentre os resultados obtidos, destaca-se, que por meio das etapas do Levantamento Preliminar, identificou-se a controvérsia Areial, relacionada com a extração de areia no distrito de Olivença e que apresenta características das QSCs. Constatou-se que o Levantamento Preliminar pode ser um dos critérios de seleção e legitimação de uma QSC referente a uma questão local, em que a discussão pode ser ampliada para contextos globais. Essa QSC, ao ser trabalhada em sala de aula, pode contribui para uma ação social responsável dos educandos de uma comunidade localizada no município de Ilhéus/BA.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2019-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2101110.26512/lc.v25.2019.21011Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e21011Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e21011Linhas Crí­ticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e210111981-04311516-489610.26512/lc.v25.2019reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011/20571https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011/31770Copyright (c) 2019 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Valéria BonfimAssunção, JosenildaBomfim, Manuela GomesArcanjo, Jeruza Rocha LimaGehlen, Simoni Tormohlen2022-02-08T21:50:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21011Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-02-08T21:50:23Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA
title O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA
spellingShingle O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA
Santos, Valéria Bonfim
QSC
Levantamento Preliminar
Educação em Ciências
Paulo Freire
CSC
Levantamiento Preliminar
Educación en Ciencias
Paulo Freire
QSC
Preliminary Survey
Education in Sciences
Paulo Freire
title_short O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA
title_full O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA
title_fullStr O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA
title_full_unstemmed O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA
title_sort O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA
author Santos, Valéria Bonfim
author_facet Santos, Valéria Bonfim
Assunção, Josenilda
Bomfim, Manuela Gomes
Arcanjo, Jeruza Rocha Lima
Gehlen, Simoni Tormohlen
author_role author
author2 Assunção, Josenilda
Bomfim, Manuela Gomes
Arcanjo, Jeruza Rocha Lima
Gehlen, Simoni Tormohlen
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Valéria Bonfim
Assunção, Josenilda
Bomfim, Manuela Gomes
Arcanjo, Jeruza Rocha Lima
Gehlen, Simoni Tormohlen
dc.subject.por.fl_str_mv QSC
Levantamento Preliminar
Educação em Ciências
Paulo Freire
CSC
Levantamiento Preliminar
Educación en Ciencias
Paulo Freire
QSC
Preliminary Survey
Education in Sciences
Paulo Freire
topic QSC
Levantamento Preliminar
Educação em Ciências
Paulo Freire
CSC
Levantamiento Preliminar
Educación en Ciencias
Paulo Freire
QSC
Preliminary Survey
Education in Sciences
Paulo Freire
description Estudos têm evidenciado um significativo crescimento de trabalhos da área da Educação em Ciências que utilizam Questões Sociocientíficas (QSCs), principalmente para elaboração de propostas didático-pedagógicas, porém, nem sempre explicitam os critérios para a escolha dessas QSCs a serem trabalhadas em sala de aula. Assim, investigam-se critérios de escolha das QSCs tendo como parâmetro aspectos do Levantamento Preliminar – primeira etapa da Investigação Temática (Freire, 1987) –. O estudo foi desenvolvido no contexto de processo de formação de professores, tendo como referência a Investigação Temática, realizado em uma escola localizada no distrito de Olivença, município de Ilhéus/ BA. As informações foram obtidas mediante blogs, sites de notícias da região e de conversas informais com moradores da comunidade de Olivença, e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva com foco na categoria “o papel do Levantamento Preliminar na seleção de QSCs”. Dentre os resultados obtidos, destaca-se, que por meio das etapas do Levantamento Preliminar, identificou-se a controvérsia Areial, relacionada com a extração de areia no distrito de Olivença e que apresenta características das QSCs. Constatou-se que o Levantamento Preliminar pode ser um dos critérios de seleção e legitimação de uma QSC referente a uma questão local, em que a discussão pode ser ampliada para contextos globais. Essa QSC, ao ser trabalhada em sala de aula, pode contribui para uma ação social responsável dos educandos de uma comunidade localizada no município de Ilhéus/BA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011
10.26512/lc.v25.2019.21011
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011
identifier_str_mv 10.26512/lc.v25.2019.21011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011/20571
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21011/31770
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e21011
Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e21011
Linhas Crí­ticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e21011
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v25.2019
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309287329693696