Qualidade do livro didático: dos critérios da literatura acadêmica aos do Programa Nacional do Livro Didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Mary
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3236
Resumo: Este estudo foi feito no interesse de oferecer aos educadores uma síntese analítica de enfoques  de livros didáticos, conforme se apresentam na literatura acadêmica e nos termos de guias e  catálogos atuais do Programa Nacional do Livro Didático PNLD/2005. Assim, o encaminhamento  do texto iniciou-se por percorrer a literatura, considerando alguns dos estudos críticos  (social, histórica e politicamente situados) sobre os livros didáticos. Seguiu-se a essa revisão  a síntese analítica das publicações do PNLD/2005, procurando-se, principalmente, observar  parâmetros básicos e comuns a diversas áreas de conhecimento. Na consideração final do estudo,  observam-se aspectos comuns da literatura e das publicações do PNLD/2005, ressaltando-se a  importância de que se preserve a autonomia de escolha, de forma coletiva, fundamentada e  consciente, dos professores, de acordo com o projeto político-pedagógico e as circunstância das  escolas.
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