Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
DOI: | 10.26512/lc.v8i14.3006 |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3006 |
Resumo: | O presente artigo discute a adoção de cotas como forma de política de ação afirmativa com vistas a reverter tendências históricas que legaram aos negros brasileiros duras situações de desvantagem. Mais precisamente, defende a adoção de cotas para o acesso de homens e mulheres afrodescendentes ao ensino superior e aos meios de comunicação. Defende ainda que essas medidas, aplicadas segundo uma perspectiva de curto prazo, deverão, no entanto, vir acompanhadas de políticas públicas mais especificamente focalizadas no combate à s causas estruturais da discriminação racial, para que, articulando-se curto e longo prazos, possam assegurar uma efetiva e duradoura igualdade de oportunidades em relação aos setores hoje racialmente dominantes. |
id |
UNB-32_cecdb9d02bd48e22910d929521c18544 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3006 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
spelling |
Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídiaRacismo;Ação afirmativa;Universidade;Mídia;Afrodescendentes;Discriminação racialO presente artigo discute a adoção de cotas como forma de política de ação afirmativa com vistas a reverter tendências históricas que legaram aos negros brasileiros duras situações de desvantagem. Mais precisamente, defende a adoção de cotas para o acesso de homens e mulheres afrodescendentes ao ensino superior e aos meios de comunicação. Defende ainda que essas medidas, aplicadas segundo uma perspectiva de curto prazo, deverão, no entanto, vir acompanhadas de políticas públicas mais especificamente focalizadas no combate à s causas estruturais da discriminação racial, para que, articulando-se curto e longo prazos, possam assegurar uma efetiva e duradoura igualdade de oportunidades em relação aos setores hoje racialmente dominantes. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/300610.26512/lc.v8i14.3006Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 139-153Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 139-153Linhas Críticas; v. 8 n. 14 (2002); 139-1531981-04311516-489610.26512/lc.v8i14reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3006/2703Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Rogério Diniz2022-09-09T14:24:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3006Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:24:32Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídia |
title |
Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídia |
spellingShingle |
Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídia Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídia Junqueira, Rogério Diniz Racismo; Ação afirmativa; Universidade; Mídia; Afrodescendentes; Discriminação racial Junqueira, Rogério Diniz Racismo; Ação afirmativa; Universidade; Mídia; Afrodescendentes; Discriminação racial |
title_short |
Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídia |
title_full |
Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídia |
title_fullStr |
Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídia Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídia |
title_full_unstemmed |
Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídia Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídia |
title_sort |
Discriminação racial, políticas de ação afirmativa, universidade e mídia |
author |
Junqueira, Rogério Diniz |
author_facet |
Junqueira, Rogério Diniz Junqueira, Rogério Diniz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Rogério Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo; Ação afirmativa; Universidade; Mídia; Afrodescendentes; Discriminação racial |
topic |
Racismo; Ação afirmativa; Universidade; Mídia; Afrodescendentes; Discriminação racial |
description |
O presente artigo discute a adoção de cotas como forma de política de ação afirmativa com vistas a reverter tendências históricas que legaram aos negros brasileiros duras situações de desvantagem. Mais precisamente, defende a adoção de cotas para o acesso de homens e mulheres afrodescendentes ao ensino superior e aos meios de comunicação. Defende ainda que essas medidas, aplicadas segundo uma perspectiva de curto prazo, deverão, no entanto, vir acompanhadas de políticas públicas mais especificamente focalizadas no combate à s causas estruturais da discriminação racial, para que, articulando-se curto e longo prazos, possam assegurar uma efetiva e duradoura igualdade de oportunidades em relação aos setores hoje racialmente dominantes. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3006 10.26512/lc.v8i14.3006 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3006 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v8i14.3006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3006/2703 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 8 No. 14 (2002); 139-153 Linhas Críticas; Vol. 8 Núm. 14 (2002); 139-153 Linhas Críticas; v. 8 n. 14 (2002); 139-153 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v8i14 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1822178787048030208 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26512/lc.v8i14.3006 |