Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122 |
Resumo: | The objective of this study was to describe and compare mothers’ and teachers’ reports concerning their educational social skills and negative practices and children’s behavioral problems and social skills. The mothers and teachers of 81 children participated in this study. The children were assigned to four groups depending on whether they presented problems exclusively at home, school, in both, or none of these contexts. Valid instruments measured educational practices and child behavior. The results show that: (a) mothers and teachers agreed that children with problems in both contexts presented the highest level of impairment; (b) the mothers more frequently reported skills such as affection, adopted negative practices, and identified problem behaviors; (c) the teachers reported more skills such as limit setting. The conclusion is that teachers’ and mothers’ practices differ, and such information can guide preventive programs and interventions. |
id |
UNB-4_bbaaf4164d2618fbf1d101174db8ad44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22122 |
network_acronym_str |
UNB-4 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ EvaluationPráticas educativas e comportamentos infantis: avaliações de mães e professoresPráticas educativas e comportamentos infantis: avaliações de mães e professoresPráticas Educativas e Comportamentos Infantis: Avaliações de Mães e Professoresproblem behavior; social skills; family; school; educational practicesproblemas de comportamento; habilidades sociais; família; escola; práticas educativasThe objective of this study was to describe and compare mothers’ and teachers’ reports concerning their educational social skills and negative practices and children’s behavioral problems and social skills. The mothers and teachers of 81 children participated in this study. The children were assigned to four groups depending on whether they presented problems exclusively at home, school, in both, or none of these contexts. Valid instruments measured educational practices and child behavior. The results show that: (a) mothers and teachers agreed that children with problems in both contexts presented the highest level of impairment; (b) the mothers more frequently reported skills such as affection, adopted negative practices, and identified problem behaviors; (c) the teachers reported more skills such as limit setting. The conclusion is that teachers’ and mothers’ practices differ, and such information can guide preventive programs and interventions.Objetivou-se descrever e comparar as avaliações de mães e de professores quanto à s suas práticas educativas, e os problemas de comportamento e habilidades sociais das crianças, considerando crianças com problemas nos dois ambientes, exclusivamente na família, exclusivamente na escola e uma amostra não clínica. Foram participantes mães e professores de 81 crianças. Aplicou-se com mães e professores instrumentos validados para mensurar práticas educativas, problemas de comportamento e habilidades sociais. Verificou-se que as crianças com problemas nos dois ambientes apresentaram mais comprometimento, considerando os relatos de mães e de professores Identificou-se nas comparações entre avaliadores que as mães relataram ser mais habilidosas, especialmente quanto ao afeto, referiram usar mais práticas negativas e identificaram mais problemas de comportamento, enquanto os professores referiram mais habilidades para estabelecer limites. Conclui-se que as práticas educativas de mães e professores diferem conforme os contextos em que os problemas são apresentados; tais dados podem nortear programas de prevenção e intervenção.Objetivou-se descrever e comparar as avaliações de mães e de professores quanto à s suas práticas educativas, e os problemas de comportamento e habilidades sociais das crianças, considerando crianças com problemas nos dois ambientes, exclusivamente na família, exclusivamente na escola e uma amostra não clínica. Foram participantes mães e professores de 81 crianças. Aplicou-se com mães e professores instrumentos validados para mensurar práticas educativas, problemas de comportamento e habilidades sociais. Verificou-se que as crianças com problemas nos dois ambientes apresentaram mais comprometimento, considerando os relatos de mães e de professores Identificou-se nas comparações entre avaliadores que as mães relataram ser mais habilidosas, especialmente quanto ao afeto, referiram usar mais práticas negativas e identificaram mais problemas de comportamento, enquanto os professores referiram mais habilidades para estabelecer limites. Conclui-se que as práticas educativas de mães e professores diferem conforme os contextos em que os problemas são apresentados; tais dados podem nortear programas de prevenção e intervenção.Objetivou-se descrever e comparar avaliações de mães e professores quanto às suas habilidades sociais educativas, práticas negativas e problemas de comportamento e de habilidades sociais das crianças. Participaram mães e professores de 81 crianças, distribuídas em 4 subgrupos quanto à presença/ausência de dificuldades na família e na escola. Aplicou-se instrumentos validados para mensurar práticas educativas e comportamentos infantis. Verificou-se que: (a) crianças com problemas nos dois ambientes apresentaram mais comprometimento para mães e professores; (b) as mães referiram mais habilidades (afeto), usaram mais práticas negativas e identificaram mais problemas de comportamento; (c) os professores referiram mais habilidades para estabelecer limites. Conclui-se que práticas de mães e professores diferem e tais dados podem nortear programas de prevenção e intervenção.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2212210.1590/0102.3772e372114Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporenghttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/31401https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/31402https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/33981https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/33982Copyright (c) 2021 Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Sonia Regina Loureirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBolsoni-Silva, Alessandra TuriniLoureiro, Sonia Regina2022-07-27T16:37:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22122Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2022-07-27T16:37:24Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation Práticas educativas e comportamentos infantis: avaliações de mães e professores Práticas educativas e comportamentos infantis: avaliações de mães e professores Práticas Educativas e Comportamentos Infantis: Avaliações de Mães e Professores |
title |
Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation |
spellingShingle |
Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation Bolsoni-Silva, Alessandra Turini problem behavior; social skills; family; school; educational practices problemas de comportamento; habilidades sociais; família; escola; práticas educativas |
title_short |
Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation |
title_full |
Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation |
title_fullStr |
Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation |
title_full_unstemmed |
Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation |
title_sort |
Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation |
author |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini |
author_facet |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini Loureiro, Sonia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Sonia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini Loureiro, Sonia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
problem behavior; social skills; family; school; educational practices problemas de comportamento; habilidades sociais; família; escola; práticas educativas |
topic |
problem behavior; social skills; family; school; educational practices problemas de comportamento; habilidades sociais; família; escola; práticas educativas |
description |
The objective of this study was to describe and compare mothers’ and teachers’ reports concerning their educational social skills and negative practices and children’s behavioral problems and social skills. The mothers and teachers of 81 children participated in this study. The children were assigned to four groups depending on whether they presented problems exclusively at home, school, in both, or none of these contexts. Valid instruments measured educational practices and child behavior. The results show that: (a) mothers and teachers agreed that children with problems in both contexts presented the highest level of impairment; (b) the mothers more frequently reported skills such as affection, adopted negative practices, and identified problem behaviors; (c) the teachers reported more skills such as limit setting. The conclusion is that teachers’ and mothers’ practices differ, and such information can guide preventive programs and interventions. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122 10.1590/0102.3772e372114 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122 |
identifier_str_mv |
10.1590/0102.3772e372114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/31401 https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/31402 https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/33981 https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/33982 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Sonia Regina Loureiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Sonia Regina Loureiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021) Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021) 1806-3446 0102-3772 reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaptp@gmail.com |
_version_ |
1800211714729312256 |