Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Loureiro, Sonia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122
Resumo: The objective of this study was to describe and compare mothers’ and teachers’ reports concerning their educational social skills and negative practices and children’s behavioral problems and social skills. The mothers and teachers of 81 children participated in this study. The children were assigned to four groups depending on whether they presented problems exclusively at home, school, in both, or none of these contexts. Valid instruments measured educational practices and child behavior. The results show that: (a) mothers and teachers agreed that children with problems in both contexts presented the highest level of impairment; (b) the mothers more frequently reported skills such as affection, adopted negative practices, and identified problem behaviors; (c) the teachers reported more skills such as limit setting. The conclusion is that teachers’ and mothers’ practices differ, and such information can guide preventive programs and interventions.
id UNB-4_bbaaf4164d2618fbf1d101174db8ad44
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22122
network_acronym_str UNB-4
network_name_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository_id_str
spelling Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ EvaluationPráticas educativas e comportamentos infantis: avaliações de mães e professoresPráticas educativas e comportamentos infantis: avaliações de mães e professoresPráticas Educativas e Comportamentos Infantis: Avaliações de Mães e Professoresproblem behavior; social skills; family; school; educational practicesproblemas de comportamento; habilidades sociais; família; escola; práticas educativasThe objective of this study was to describe and compare mothers’ and teachers’ reports concerning their educational social skills and negative practices and children’s behavioral problems and social skills. The mothers and teachers of 81 children participated in this study. The children were assigned to four groups depending on whether they presented problems exclusively at home, school, in both, or none of these contexts. Valid instruments measured educational practices and child behavior. The results show that: (a) mothers and teachers agreed that children with problems in both contexts presented the highest level of impairment; (b) the mothers more frequently reported skills such as affection, adopted negative practices, and identified problem behaviors; (c) the teachers reported more skills such as limit setting. The conclusion is that teachers’ and mothers’ practices differ, and such information can guide preventive programs and interventions.Objetivou-se descrever e comparar as avaliações de mães e de professores quanto às suas práticas educativas, e os problemas de comportamento e habilidades sociais das crianças, considerando crianças com problemas nos dois ambientes, exclusivamente na família, exclusivamente na escola e uma amostra não clínica. Foram participantes mães e professores de 81 crianças. Aplicou-se com mães e professores instrumentos validados para mensurar práticas educativas, problemas de comportamento e habilidades sociais.  Verificou-se que as crianças com problemas nos dois ambientes apresentaram mais comprometimento, considerando os relatos de mães e de professores Identificou-se nas comparações entre avaliadores que as mães relataram ser mais habilidosas, especialmente quanto ao afeto, referiram usar mais práticas negativas e identificaram mais problemas de comportamento, enquanto os professores referiram mais habilidades para estabelecer limites. Conclui-se que as práticas educativas de mães e professores diferem conforme os contextos em que os problemas são apresentados; tais dados podem nortear programas de prevenção e intervenção.Objetivou-se descrever e comparar as avaliações de mães e de professores quanto às suas práticas educativas, e os problemas de comportamento e habilidades sociais das crianças, considerando crianças com problemas nos dois ambientes, exclusivamente na família, exclusivamente na escola e uma amostra não clínica. Foram participantes mães e professores de 81 crianças. Aplicou-se com mães e professores instrumentos validados para mensurar práticas educativas, problemas de comportamento e habilidades sociais.  Verificou-se que as crianças com problemas nos dois ambientes apresentaram mais comprometimento, considerando os relatos de mães e de professores Identificou-se nas comparações entre avaliadores que as mães relataram ser mais habilidosas, especialmente quanto ao afeto, referiram usar mais práticas negativas e identificaram mais problemas de comportamento, enquanto os professores referiram mais habilidades para estabelecer limites. Conclui-se que as práticas educativas de mães e professores diferem conforme os contextos em que os problemas são apresentados; tais dados podem nortear programas de prevenção e intervenção.Objetivou-se descrever e comparar avaliações de mães e professores quanto às suas habilidades sociais educativas, práticas negativas e problemas de comportamento e de habilidades sociais das crianças. Participaram mães e professores de 81 crianças, distribuídas em 4 subgrupos quanto à presença/ausência de dificuldades na família e na escola. Aplicou-se instrumentos validados para mensurar práticas educativas e comportamentos infantis. Verificou-se que: (a) crianças com problemas nos dois ambientes apresentaram mais comprometimento para mães e professores; (b) as mães referiram mais habilidades (afeto), usaram mais práticas negativas e identificaram mais problemas de comportamento; (c) os professores referiram mais habilidades para estabelecer limites. Conclui-se que práticas de mães e professores diferem e tais dados podem nortear programas de prevenção e intervenção.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2212210.1590/0102.3772e372114Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporenghttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/31401https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/31402https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/33981https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/33982Copyright (c) 2021 Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Sonia Regina Loureirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBolsoni-Silva, Alessandra TuriniLoureiro, Sonia Regina2022-07-27T16:37:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22122Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2022-07-27T16:37:24Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation
Práticas educativas e comportamentos infantis: avaliações de mães e professores
Práticas educativas e comportamentos infantis: avaliações de mães e professores
Práticas Educativas e Comportamentos Infantis: Avaliações de Mães e Professores
title Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation
spellingShingle Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
problem behavior; social skills; family; school; educational practices
problemas de comportamento; habilidades sociais; família; escola; práticas educativas
title_short Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation
title_full Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation
title_fullStr Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation
title_full_unstemmed Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation
title_sort Educational Practices and Child Behaviors: Mothers’ and Teachers’ Evaluation
author Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
author_facet Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
Loureiro, Sonia Regina
author_role author
author2 Loureiro, Sonia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsoni-Silva, Alessandra Turini
Loureiro, Sonia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv problem behavior; social skills; family; school; educational practices
problemas de comportamento; habilidades sociais; família; escola; práticas educativas
topic problem behavior; social skills; family; school; educational practices
problemas de comportamento; habilidades sociais; família; escola; práticas educativas
description The objective of this study was to describe and compare mothers’ and teachers’ reports concerning their educational social skills and negative practices and children’s behavioral problems and social skills. The mothers and teachers of 81 children participated in this study. The children were assigned to four groups depending on whether they presented problems exclusively at home, school, in both, or none of these contexts. Valid instruments measured educational practices and child behavior. The results show that: (a) mothers and teachers agreed that children with problems in both contexts presented the highest level of impairment; (b) the mothers more frequently reported skills such as affection, adopted negative practices, and identified problem behaviors; (c) the teachers reported more skills such as limit setting. The conclusion is that teachers’ and mothers’ practices differ, and such information can guide preventive programs and interventions.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122
10.1590/0102.3772e372114
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122
identifier_str_mv 10.1590/0102.3772e372114
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/31401
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/31402
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/33981
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22122/33982
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Sonia Regina Loureiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Alessandra Turini Bolsoni-Silva, Sonia Regina Loureiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)
1806-3446
0102-3772
reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
collection Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv revistaptp@gmail.com
_version_ 1800211714729312256