"Eu ensino da mesma forma que aprendi" : práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística - música, habilitação - piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gemesio, Cláudia Mara Costa Perfeito
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7310
Resumo: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2010.
id UNB_0016fb64416398dd470d0a81d266b341
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/7310
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling "Eu ensino da mesma forma que aprendi" : práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística - música, habilitação - pianoProfessores - formaçãoPrática de ensinoMúsica - instrução e estudoDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2010.O início de carreira docente para alguns é um momento difícil e para outros nem tanto. As incertezas deste início somam-se muitas vezes à instabilidade no emprego. Considerando a fase de entrada na carreira, esta dissertação se propôs a estudar os saberes que professores de piano em início de carreira mobilizam na sua prática docente. A linha de pesquisa é formação de professores e a metodologia adotada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. O referencial teórico baseou-se nos estudos sobre os saberes docentes segundo Tardif (2007) e o ciclo profissional de acordo com Huberman (1995), complementados por Araújo (2005). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e observações não participantes. Participaram deste estudo três professores egressos da Universidade Federal de Uberlândia, licenciados em Educação Artística – Habilitação em Música – piano, em início de carreira – fase de entrada (de 01 a 03 anos de atuação). A análise e resultados demonstram que o repertório de conhecimento dos professores de piano em início de carreira estão relacionados à sua formação musical e docente e às suas experiências como músico e professores e às situações de trabalho vivenciadas no início de carreira docente. Os professores mobilizam em sua prática principalmente os saberes experienciais que são adquiridos na sua experiência como aluno de piano e de música e nos seus diferentes contextos de atuação profissional. Os resultados apontam para a necessidade de desenvolver saberes relacionados com a música popular, as novas tecnologias e atividades de produção musical. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTFor some, the beginning of a teaching career is a difficult moment, whereas it is not as much for others. The uncertainties of this beginning are many times summed up by the instability in the job. Considering the career beginning phase, this paper aims at studying the knowledgements that piano teachers mobilize in their teaching practice at the beginning of a career. Its line of research is on teachers’ education, and the methodology adopted was the case study with qualitative approach. The theoretical background is based on the studies of teaching knowledgements according to Tardif (2007) and the professional cycle according to Huberman (1995), complemented by Araújo (2005). The data were collected by means of semi-structured interviews and non-participant notes. Three graduate students in Artistic Education – Major in Music – piano, in the beginning of their career – 01 to 03 years teaching, from Universidade Federal de Uberlândia, also took part in this study. The analysis and results have pointed that the repertoire of knowledge of the piano teachers in the beginning of their career is related to their musical and teaching education as well as to their experiences as musicians and teachers and the working situations lived in the beginning of a teaching career. The teachers mobilize in their practice especially the experimental knowledge that is acquired in their experience as piano and music learners and their different contexts of professional performance. The results show the need of developing knowledgements related to popular music, new technologies and activities of musical production.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaAzevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli deGemesio, Cláudia Mara Costa Perfeito2011-04-06T02:07:38Z2011-04-06T02:07:38Z2011-04-062010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGEMESIO, Cláudia Mara Costa Perfeito. "Eu ensino da mesma forma que aprendi": práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística - música, habilitação - piano. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/7310info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T21:12:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/7310Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T21:12:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv "Eu ensino da mesma forma que aprendi" : práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística - música, habilitação - piano
title "Eu ensino da mesma forma que aprendi" : práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística - música, habilitação - piano
spellingShingle "Eu ensino da mesma forma que aprendi" : práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística - música, habilitação - piano
Gemesio, Cláudia Mara Costa Perfeito
Professores - formação
Prática de ensino
Música - instrução e estudo
title_short "Eu ensino da mesma forma que aprendi" : práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística - música, habilitação - piano
title_full "Eu ensino da mesma forma que aprendi" : práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística - música, habilitação - piano
title_fullStr "Eu ensino da mesma forma que aprendi" : práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística - música, habilitação - piano
title_full_unstemmed "Eu ensino da mesma forma que aprendi" : práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística - música, habilitação - piano
title_sort "Eu ensino da mesma forma que aprendi" : práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística - música, habilitação - piano
author Gemesio, Cláudia Mara Costa Perfeito
author_facet Gemesio, Cláudia Mara Costa Perfeito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
dc.contributor.author.fl_str_mv Gemesio, Cláudia Mara Costa Perfeito
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Prática de ensino
Música - instrução e estudo
topic Professores - formação
Prática de ensino
Música - instrução e estudo
description Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-04-06T02:07:38Z
2011-04-06T02:07:38Z
2011-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GEMESIO, Cláudia Mara Costa Perfeito. "Eu ensino da mesma forma que aprendi": práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística - música, habilitação - piano. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/7310
identifier_str_mv GEMESIO, Cláudia Mara Costa Perfeito. "Eu ensino da mesma forma que aprendi": práticas e saberes de três professores de piano em início de carreira, licenciados em educação artística - música, habilitação - piano. 2010. 136 f. Dissertação (Mestrado em Música)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/7310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580755852558336