Da fotografia documental à artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rodolfo Augusto Melo Ward de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48421
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675
https://orcid.org/0000-0001-8283-2940
Resumo: Este artigo tem a intenção de contribuir com os estudos sobre a visualidade na contemporaneidade ao focar a fotografia contemporânea e sua relação com a sociedade, principalmente na criação e manutenção de regimes de verdade e de poder da atualidade que transmutam o conceito de verdade na contemporaneidade. São abordadas as fricções entre a fotografia documental e a fotografia artística e como essas questões se imbricam com a noções de real e ficcional, de documental e artístico, para compreender as fronteiras e as transgressões da fotografia contemporânea. Como exemplo, são estudados os casos de Steve McCurry, de Andreas Gursky e da incorporação de imagens do coletivo Mídia Ninja pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP).
id UNB_00bdc93cdd6365e51d8c98d3aaa81869
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48421
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Da fotografia documental à artísticaFrom documental to artistic photographyDe la fotografía documental a la artísticaModernidadePós-modernidadeFotografiaFicçãoEste artigo tem a intenção de contribuir com os estudos sobre a visualidade na contemporaneidade ao focar a fotografia contemporânea e sua relação com a sociedade, principalmente na criação e manutenção de regimes de verdade e de poder da atualidade que transmutam o conceito de verdade na contemporaneidade. São abordadas as fricções entre a fotografia documental e a fotografia artística e como essas questões se imbricam com a noções de real e ficcional, de documental e artístico, para compreender as fronteiras e as transgressões da fotografia contemporânea. Como exemplo, são estudados os casos de Steve McCurry, de Andreas Gursky e da incorporação de imagens do coletivo Mídia Ninja pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP).This article seeks to contribute to contemporary studies on visuality by specific focusing on contemporary photography and its relationship with society, especially in the creation and maintenance of regimes of truth and power, which are transmuting the concept of truth in present time. It addresses the frictions between documentary and artistic photography and how these issues intertwine with the notion of real and fictional, documentary and artistic to understand the boundaries and transgressions of contemporary photography. The cases of Steve McCurry, Andreas Gursky, and the incorporation of images from the Media Ninja collective by the Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP) are addressed as examples.Este artículo pretende contribuir a los estudios sobre la visualidad contemporánea con un enfoque específico en la fotografía contemporánea y su relación con la sociedad, especialmente en la creación y mantenimiento de regímenes de verdad y poder, que están transmutando el concepto de verdad en la época actual. Se abordan las fricciones entre la fotografía documental y la fotografía artística y cómo estos temas se entrelazan con la noción de lo real y lo ficcional, lo documental y lo artístico para entender los límites y transgresiones de la fotografía contemporánea. Para ello, se estudia el caso de Steve McCurry, Andreas Gursky y la incorporación de imágenes del colectivo Mídia Ninja por parte del Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP).Instituto de Artes (IdA)Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)Programa de Pós-Graduação em Artes VisuaisUSPUniversidade de BrasíliaOliveira, Rodolfo Augusto Melo Ward de2024-06-26T13:13:54Z2024-06-26T13:13:54Z2021-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfWARD, Rodolfo. Da fotografia documental à artística. ARS, v. 19, n. 41, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169675. Acesso em: 26 jun. 2024.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48421https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675https://orcid.org/0000-0001-8283-2940por(CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169675. Acesso em: 24 jun. 2024.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-26T13:13:54Zoai:repositorio.unb.br:10482/48421Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-26T13:13:54Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Da fotografia documental à artística
From documental to artistic photography
De la fotografía documental a la artística
title Da fotografia documental à artística
spellingShingle Da fotografia documental à artística
Oliveira, Rodolfo Augusto Melo Ward de
Modernidade
Pós-modernidade
Fotografia
Ficção
title_short Da fotografia documental à artística
title_full Da fotografia documental à artística
title_fullStr Da fotografia documental à artística
title_full_unstemmed Da fotografia documental à artística
title_sort Da fotografia documental à artística
author Oliveira, Rodolfo Augusto Melo Ward de
author_facet Oliveira, Rodolfo Augusto Melo Ward de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rodolfo Augusto Melo Ward de
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade
Pós-modernidade
Fotografia
Ficção
topic Modernidade
Pós-modernidade
Fotografia
Ficção
description Este artigo tem a intenção de contribuir com os estudos sobre a visualidade na contemporaneidade ao focar a fotografia contemporânea e sua relação com a sociedade, principalmente na criação e manutenção de regimes de verdade e de poder da atualidade que transmutam o conceito de verdade na contemporaneidade. São abordadas as fricções entre a fotografia documental e a fotografia artística e como essas questões se imbricam com a noções de real e ficcional, de documental e artístico, para compreender as fronteiras e as transgressões da fotografia contemporânea. Como exemplo, são estudados os casos de Steve McCurry, de Andreas Gursky e da incorporação de imagens do coletivo Mídia Ninja pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
2024-06-26T13:13:54Z
2024-06-26T13:13:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WARD, Rodolfo. Da fotografia documental à artística. ARS, v. 19, n. 41, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169675. Acesso em: 26 jun. 2024.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48421
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675
https://orcid.org/0000-0001-8283-2940
identifier_str_mv WARD, Rodolfo. Da fotografia documental à artística. ARS, v. 19, n. 41, 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169675. Acesso em: 26 jun. 2024.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48421
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675
https://orcid.org/0000-0001-8283-2940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv USP
publisher.none.fl_str_mv USP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580808884289536