A pedagogia da correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rêses, Erlando da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Roza Pinel, Walace
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35851
Resumo: O presente artigo procura analisar a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra do educador lusófono Paulo Freire. Sendo uma das principais referências mundiais em Educação Popular e Libertadora, entendemos que a sua viagem, a qual originou a produção do livro Cartas à Guiné-Bissau, foi fundamental à sua teoria pedagógica fundamentada na perspectiva da emancipação humana por meio de relações baseadas no diálogo horizontal e humanista. Na Pedagogia da Correspondência, o autor procurava estabelecer relações anti-hegemônicas, utilizando-se do gênero literário carta. A utilização de cartas procurava uma proximidade com o outro por meio de relações simétricas e horizontais baseando-se no diálogo emancipador e libertário onde emissor e receptor podem e devem ter o mesmo espaço de fala buscando na alteridade do discurso uma forma de desalienação humana.
id UNB_056485d7dbb980e9d121023eefcabdbd
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35851
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A pedagogia da correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo FreireEducação popularFreire, Paulo, 1921-1997PedagogiaGuiné-BissauO presente artigo procura analisar a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra do educador lusófono Paulo Freire. Sendo uma das principais referências mundiais em Educação Popular e Libertadora, entendemos que a sua viagem, a qual originou a produção do livro Cartas à Guiné-Bissau, foi fundamental à sua teoria pedagógica fundamentada na perspectiva da emancipação humana por meio de relações baseadas no diálogo horizontal e humanista. Na Pedagogia da Correspondência, o autor procurava estabelecer relações anti-hegemônicas, utilizando-se do gênero literário carta. A utilização de cartas procurava uma proximidade com o outro por meio de relações simétricas e horizontais baseando-se no diálogo emancipador e libertário onde emissor e receptor podem e devem ter o mesmo espaço de fala buscando na alteridade do discurso uma forma de desalienação humana.Es testu misti konta kuma ku bias di Paulo Freire pa Guine-Bisau i muda si tarbadju. Es alguin, Freire, i garandi na kampu di Edukason di Pubis pa Libertason (Educação Popular e Libertadora). No ta ntindi di kuma si bias pa Guine-Bisau, ku fasil skirbi libru Cartas à Guiné-Bissau, i seduba importanti pa si tarbadju sobri manera di nsina pekadur. Si ideia i di kuma pekadur dibi di nsinadu na ermondadi ku na kombersa di igual pa igual, es ku ta pudi purpara pekaduris dunu di si kabesa. Paulo Freire i pensa kuma manera di nsina atraves di skirbi karta ta pudiba pui djintis djumbai sin muni kumpanher, par el, na djumbai ku kartas ronka forsa ka na pudiba ten. Si alguin na skirbi alguin karta, kartas na pudi pui e sta ku n’utru normal, i na da pa ten kombersa di ermon ku na liberta kabesa di tudu dus. Na karta, kin ku na skirbi ku kin ku na lei e ta djunta kau di papia. Freire pensa kuma es na permitinuba ntindi n’utru mindjor ku iabri udju di pekaduris pa manera ki djintis sta na mundu.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Universidade Lusófona da Guiné2019-11-19T13:14:25Z2019-11-19T13:14:25Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRÊSES, Erlando da Silva; ROZA PINEL, Walace. A pedagogia da correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo Freire. Sintidus, n. 2, p. 59-71, 2019. Disponível em: http://sintidus.blogspot.com/p/numero-2.html. Acesso em: 19 nov. 2019.https://repositorio.unb.br/handle/10482/35851CC-BY-NC - Open Access - Creative Commonsinfo:eu-repo/semantics/openAccessRêses, Erlando da SilvaRoza Pinel, Walaceporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-17T18:34:19Zoai:repositorio.unb.br:10482/35851Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-17T18:34:19Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia da correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo Freire
title A pedagogia da correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo Freire
spellingShingle A pedagogia da correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo Freire
Rêses, Erlando da Silva
Educação popular
Freire, Paulo, 1921-1997
Pedagogia
Guiné-Bissau
title_short A pedagogia da correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo Freire
title_full A pedagogia da correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo Freire
title_fullStr A pedagogia da correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo Freire
title_full_unstemmed A pedagogia da correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo Freire
title_sort A pedagogia da correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo Freire
author Rêses, Erlando da Silva
author_facet Rêses, Erlando da Silva
Roza Pinel, Walace
author_role author
author2 Roza Pinel, Walace
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rêses, Erlando da Silva
Roza Pinel, Walace
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular
Freire, Paulo, 1921-1997
Pedagogia
Guiné-Bissau
topic Educação popular
Freire, Paulo, 1921-1997
Pedagogia
Guiné-Bissau
description O presente artigo procura analisar a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra do educador lusófono Paulo Freire. Sendo uma das principais referências mundiais em Educação Popular e Libertadora, entendemos que a sua viagem, a qual originou a produção do livro Cartas à Guiné-Bissau, foi fundamental à sua teoria pedagógica fundamentada na perspectiva da emancipação humana por meio de relações baseadas no diálogo horizontal e humanista. Na Pedagogia da Correspondência, o autor procurava estabelecer relações anti-hegemônicas, utilizando-se do gênero literário carta. A utilização de cartas procurava uma proximidade com o outro por meio de relações simétricas e horizontais baseando-se no diálogo emancipador e libertário onde emissor e receptor podem e devem ter o mesmo espaço de fala buscando na alteridade do discurso uma forma de desalienação humana.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-11-19T13:14:25Z
2019-11-19T13:14:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RÊSES, Erlando da Silva; ROZA PINEL, Walace. A pedagogia da correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo Freire. Sintidus, n. 2, p. 59-71, 2019. Disponível em: http://sintidus.blogspot.com/p/numero-2.html. Acesso em: 19 nov. 2019.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/35851
identifier_str_mv RÊSES, Erlando da Silva; ROZA PINEL, Walace. A pedagogia da correspondência e a influência da viagem à Guiné-Bissau na obra de Paulo Freire. Sintidus, n. 2, p. 59-71, 2019. Disponível em: http://sintidus.blogspot.com/p/numero-2.html. Acesso em: 19 nov. 2019.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/35851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-NC - Open Access - Creative Commons
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-NC - Open Access - Creative Commons
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusófona da Guiné
publisher.none.fl_str_mv Universidade Lusófona da Guiné
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580899715088384