Currículo e ensino de história : um estado do conhecimento no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Thiago
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Borges, Lívia Freitas Fonseca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33680
http://dx.doi.org/10.1590/2175-623676735
Resumo: O presente artigo tem como pressuposto: a busca por uma formação crítica nos cursos de Pedagogia do Brasil pode materializar um conhecimento poderoso (Young, 2007) se o currículo prescrito (Sacristán, 2000) contemplar o ensino de História com a mesma densidade atribuída às outras disciplinas. Optou-se pela metodologia de análise documental para constituir o estado do conhecimento, tomando a avaliação de textos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino e a exploração de textos cadastrados na Rede SciELO. As categorias escolhidas: pedagogia, currículo, integração/interdisciplinaridade e ensino de História dialogam com a questão central e com a suposição de pesquisa.
id UNB_0c932bb2d83f7df3cf7fc44fc0755dd6
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/33680
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Currículo e ensino de história : um estado do conhecimento no BrasilCurriculum and history teaching : a state of the knowledge in BrazilCurrículosHistória - estudo e ensinoO presente artigo tem como pressuposto: a busca por uma formação crítica nos cursos de Pedagogia do Brasil pode materializar um conhecimento poderoso (Young, 2007) se o currículo prescrito (Sacristán, 2000) contemplar o ensino de História com a mesma densidade atribuída às outras disciplinas. Optou-se pela metodologia de análise documental para constituir o estado do conhecimento, tomando a avaliação de textos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino e a exploração de textos cadastrados na Rede SciELO. As categorias escolhidas: pedagogia, currículo, integração/interdisciplinaridade e ensino de História dialogam com a questão central e com a suposição de pesquisa.The premise of this article is the search for a critical training in Brazilian Pedagogy courses can materialize a powerful knowledge (Young, 2007) if the prescribed curriculum (Sacristán, 2000) assigns to History teaching the same density as to other disciplines. It was developed a documental analysis to establish the state of the knowledge, through the exam of texts published by the National Association of Researchers in Education, at the National Meeting of Didactics and Teaching Practices and exploration of texts found in SciELO network. The categories chosen - pedagogy, curriculum, integration/interdisciplinarity and History teaching - establish a dialogue with the central issue and with the research question.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação2019-01-02T13:56:32Z2019-01-02T13:56:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Francisco Thiago; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 693-1723, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623676735. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000401693&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 abr. 2019. Epub Aug 06, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/33680http://dx.doi.org/10.1590/2175-623676735Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creativecommons.org/licenses/by/4.0>.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Francisco ThiagoBorges, Lívia Freitas Fonsecaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T01:27:05Zoai:repositorio.unb.br:10482/33680Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T01:27:05Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e ensino de história : um estado do conhecimento no Brasil
Curriculum and history teaching : a state of the knowledge in Brazil
title Currículo e ensino de história : um estado do conhecimento no Brasil
spellingShingle Currículo e ensino de história : um estado do conhecimento no Brasil
Silva, Francisco Thiago
Currículos
História - estudo e ensino
title_short Currículo e ensino de história : um estado do conhecimento no Brasil
title_full Currículo e ensino de história : um estado do conhecimento no Brasil
title_fullStr Currículo e ensino de história : um estado do conhecimento no Brasil
title_full_unstemmed Currículo e ensino de história : um estado do conhecimento no Brasil
title_sort Currículo e ensino de história : um estado do conhecimento no Brasil
author Silva, Francisco Thiago
author_facet Silva, Francisco Thiago
Borges, Lívia Freitas Fonseca
author_role author
author2 Borges, Lívia Freitas Fonseca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco Thiago
Borges, Lívia Freitas Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
História - estudo e ensino
topic Currículos
História - estudo e ensino
description O presente artigo tem como pressuposto: a busca por uma formação crítica nos cursos de Pedagogia do Brasil pode materializar um conhecimento poderoso (Young, 2007) se o currículo prescrito (Sacristán, 2000) contemplar o ensino de História com a mesma densidade atribuída às outras disciplinas. Optou-se pela metodologia de análise documental para constituir o estado do conhecimento, tomando a avaliação de textos publicados pela Associação Nacional de Pesquisadores em Educação, no Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino e a exploração de textos cadastrados na Rede SciELO. As categorias escolhidas: pedagogia, currículo, integração/interdisciplinaridade e ensino de História dialogam com a questão central e com a suposição de pesquisa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-02T13:56:32Z
2019-01-02T13:56:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Francisco Thiago; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 693-1723, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623676735. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000401693&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 abr. 2019. Epub Aug 06, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/33680
http://dx.doi.org/10.1590/2175-623676735
identifier_str_mv SILVA, Francisco Thiago; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Currículo e Ensino de História: um estado do conhecimento no Brasil. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 693-1723, out./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623676735. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000401693&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 abr. 2019. Epub Aug 06, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33680
http://dx.doi.org/10.1590/2175-623676735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580744046641152