A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena : desafios e perspectivas
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43481 https://doi.org/10.5902/1984686X67478 https://orcid.org/0000-0002-7087-8738 |
Resumo: | O desenvolvimento dos talentos em comunidades não tradicionais é pauta emergente na educação de superdotados em vários países. Apesar dos avanços na legislação brasileira, ainda são incipientes as pesquisas com esta temática e inexistente o atendimento de alunos talentosos em comunidades indígenas. Diante desse desafio, este estudo de caso teve o objetivo de descrever como o talento é percebido e desenvolvido entre os Terena a partir da percepção de um de seus reconhecidos líderes. A recolha dos dados foi realizada por meio de análise documental e entrevistas. Os resultados evidenciaram a persistência de barreiras como: o preconceito e desconhecimento das potencialidades e talentos indígenas, a lacuna na formação de professores, a escassez de recursos e de oportunidades adequadas à diversidade cultural indígena. Com base nos resultados evidenciados, recomenda-se para pesquisas futuras a elaboração de indicadores para a formalização de processos de identificação e a oferta de atendimento educacional especializado para crianças e jovens Terena talentosos. |
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A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena : desafios e perspectivasIndigenous school education and talent development among Terena : challenges and perspectivesEducación escolar indígena y desarrollo del talento entre Terena : desafíos y perspectivasTalentosEducação escolar indígenaEducação especialO desenvolvimento dos talentos em comunidades não tradicionais é pauta emergente na educação de superdotados em vários países. Apesar dos avanços na legislação brasileira, ainda são incipientes as pesquisas com esta temática e inexistente o atendimento de alunos talentosos em comunidades indígenas. Diante desse desafio, este estudo de caso teve o objetivo de descrever como o talento é percebido e desenvolvido entre os Terena a partir da percepção de um de seus reconhecidos líderes. A recolha dos dados foi realizada por meio de análise documental e entrevistas. Os resultados evidenciaram a persistência de barreiras como: o preconceito e desconhecimento das potencialidades e talentos indígenas, a lacuna na formação de professores, a escassez de recursos e de oportunidades adequadas à diversidade cultural indígena. Com base nos resultados evidenciados, recomenda-se para pesquisas futuras a elaboração de indicadores para a formalização de processos de identificação e a oferta de atendimento educacional especializado para crianças e jovens Terena talentosos.The development of talents in non-traditional communities is an emerging issue in the education of gifted people in several countries. Despite advances in Brazilian legislation, research on this theme is still incipient and there is no assistance for talented students from indigenous communities. Faced with this challenge, this case study aimed to describe how talent is perceived and developed among Terena from the perception of one of their recognized leaders. Data collection was carried out through document analysis and interviews. The results showed the persistence of barriers such as prejudice and ignorance of indigenous potentialities and talent, the gap in teacher training, scarcity of resources, and opportunities appropriate to indigenous cultural diversity. Based on the results shown, it is recommended for future research to develop indicators for the formalization of identification processes and the provision of specialized educational assistance for Terena talented children and young.El desarrollo del talento en comunidades no tradicionales es un problema emergente en la educación de personas con talento en varios países. A pesar de los avances en la legislación brasileña, la investigación sobre este tema aún es incipiente y no hay asistencia para estudiantes talentosos en comunidades indígenas. Frente a este desafío, este caso de estudio tuvo como objetivo describir cómo se percibe y desarrolla el talento entre Terena desde la percepción de uno de sus líderes reconocidos. La recolección de datos se realizó mediante análisis de documentos y entrevistas. Los resultados mostraron la persistencia de barreras como el prejuicio y la ignorancia de las potencialidades indígenas, la brecha en la formación docente, la escasez de recursos y oportunidades adecuadas a la diversidad cultural indígena. Según los resultados mostrados, se recomienda que las investigaciones futuras desarrollen indicadores para la formalización de los procesos de identificación y la provisión de asistencia educación especializada para niños y jóvenes Terena talentosos.Editora Central de Periódicos da UFSM2022-04-18T14:32:44Z2022-04-18T14:32:44Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, Jane Farias Chagas. A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena: desafios e perspectivas. Revista Educação Especial, v. 34, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5902/1984686X67478. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/67478. Acesso em: 18 abr. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43481https://doi.org/10.5902/1984686X67478https://orcid.org/0000-0002-7087-8738Revista Educação Especial - Copyright (c) 2021 Revista Educação Especial. Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/67478. Acesso em: 18 abr. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Jane Farias Chagasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/43481Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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