A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena : desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jane Farias Chagas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43481
https://doi.org/10.5902/1984686X67478
https://orcid.org/0000-0002-7087-8738
Resumo: O desenvolvimento dos talentos em comunidades não tradicionais é pauta emergente na educação de superdotados em vários países. Apesar dos avanços na legislação brasileira, ainda são incipientes as pesquisas com esta temática e inexistente o atendimento de alunos talentosos em comunidades indígenas. Diante desse desafio, este estudo de caso teve o objetivo de descrever como o talento é percebido e desenvolvido entre os Terena a partir da percepção de um de seus reconhecidos líderes. A recolha dos dados foi realizada por meio de análise documental e entrevistas. Os resultados evidenciaram a persistência de barreiras como: o preconceito e desconhecimento das potencialidades e talentos indígenas, a lacuna na formação de professores, a escassez de recursos e de oportunidades adequadas à diversidade cultural indígena. Com base nos resultados evidenciados, recomenda-se para pesquisas futuras a elaboração de indicadores para a formalização de processos de identificação e a oferta de atendimento educacional especializado para crianças e jovens Terena talentosos.
id UNB_1e44576f7aa6266fcdad0018651be02a
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43481
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena : desafios e perspectivasIndigenous school education and talent development among Terena : challenges and perspectivesEducación escolar indígena y desarrollo del talento entre Terena : desafíos y perspectivasTalentosEducação escolar indígenaEducação especialO desenvolvimento dos talentos em comunidades não tradicionais é pauta emergente na educação de superdotados em vários países. Apesar dos avanços na legislação brasileira, ainda são incipientes as pesquisas com esta temática e inexistente o atendimento de alunos talentosos em comunidades indígenas. Diante desse desafio, este estudo de caso teve o objetivo de descrever como o talento é percebido e desenvolvido entre os Terena a partir da percepção de um de seus reconhecidos líderes. A recolha dos dados foi realizada por meio de análise documental e entrevistas. Os resultados evidenciaram a persistência de barreiras como: o preconceito e desconhecimento das potencialidades e talentos indígenas, a lacuna na formação de professores, a escassez de recursos e de oportunidades adequadas à diversidade cultural indígena. Com base nos resultados evidenciados, recomenda-se para pesquisas futuras a elaboração de indicadores para a formalização de processos de identificação e a oferta de atendimento educacional especializado para crianças e jovens Terena talentosos.The development of talents in non-traditional communities is an emerging issue in the education of gifted people in several countries. Despite advances in Brazilian legislation, research on this theme is still incipient and there is no assistance for talented students from indigenous communities. Faced with this challenge, this case study aimed to describe how talent is perceived and developed among Terena from the perception of one of their recognized leaders. Data collection was carried out through document analysis and interviews. The results showed the persistence of barriers such as prejudice and ignorance of indigenous potentialities and talent, the gap in teacher training, scarcity of resources, and opportunities appropriate to indigenous cultural diversity. Based on the results shown, it is recommended for future research to develop indicators for the formalization of identification processes and the provision of specialized educational assistance for Terena talented children and young.El desarrollo del talento en comunidades no tradicionales es un problema emergente en la educación de personas con talento en varios países. A pesar de los avances en la legislación brasileña, la investigación sobre este tema aún es incipiente y no hay asistencia para estudiantes talentosos en comunidades indígenas. Frente a este desafío, este caso de estudio tuvo como objetivo describir cómo se percibe y desarrolla el talento entre Terena desde la percepción de uno de sus líderes reconocidos. La recolección de datos se realizó mediante análisis de documentos y entrevistas. Los resultados mostraron la persistencia de barreras como el prejuicio y la ignorancia de las potencialidades indígenas, la brecha en la formación docente, la escasez de recursos y oportunidades adecuadas a la diversidad cultural indígena. Según los resultados mostrados, se recomienda que las investigaciones futuras desarrollen indicadores para la formalización de los procesos de identificación y la provisión de asistencia educación especializada para niños y jóvenes Terena talentosos.Editora Central de Periódicos da UFSM2022-04-18T14:32:44Z2022-04-18T14:32:44Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFERREIRA, Jane Farias Chagas. A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena: desafios e perspectivas. Revista Educação Especial, v. 34, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5902/1984686X67478. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/67478. Acesso em: 18 abr. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43481https://doi.org/10.5902/1984686X67478https://orcid.org/0000-0002-7087-8738Revista Educação Especial - Copyright (c) 2021 Revista Educação Especial. Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC BY NC). Fonte: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/67478. Acesso em: 18 abr. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Jane Farias Chagasporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:57Zoai:repositorio.unb.br:10482/43481Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:57Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena : desafios e perspectivas
Indigenous school education and talent development among Terena : challenges and perspectives
Educación escolar indígena y desarrollo del talento entre Terena : desafíos y perspectivas
title A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena : desafios e perspectivas
spellingShingle A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena : desafios e perspectivas
Ferreira, Jane Farias Chagas
Talentos
Educação escolar indígena
Educação especial
title_short A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena : desafios e perspectivas
title_full A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena : desafios e perspectivas
title_fullStr A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena : desafios e perspectivas
title_full_unstemmed A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena : desafios e perspectivas
title_sort A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena : desafios e perspectivas
author Ferreira, Jane Farias Chagas
author_facet Ferreira, Jane Farias Chagas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jane Farias Chagas
dc.subject.por.fl_str_mv Talentos
Educação escolar indígena
Educação especial
topic Talentos
Educação escolar indígena
Educação especial
description O desenvolvimento dos talentos em comunidades não tradicionais é pauta emergente na educação de superdotados em vários países. Apesar dos avanços na legislação brasileira, ainda são incipientes as pesquisas com esta temática e inexistente o atendimento de alunos talentosos em comunidades indígenas. Diante desse desafio, este estudo de caso teve o objetivo de descrever como o talento é percebido e desenvolvido entre os Terena a partir da percepção de um de seus reconhecidos líderes. A recolha dos dados foi realizada por meio de análise documental e entrevistas. Os resultados evidenciaram a persistência de barreiras como: o preconceito e desconhecimento das potencialidades e talentos indígenas, a lacuna na formação de professores, a escassez de recursos e de oportunidades adequadas à diversidade cultural indígena. Com base nos resultados evidenciados, recomenda-se para pesquisas futuras a elaboração de indicadores para a formalização de processos de identificação e a oferta de atendimento educacional especializado para crianças e jovens Terena talentosos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-18T14:32:44Z
2022-04-18T14:32:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Jane Farias Chagas. A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena: desafios e perspectivas. Revista Educação Especial, v. 34, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5902/1984686X67478. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/67478. Acesso em: 18 abr. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43481
https://doi.org/10.5902/1984686X67478
https://orcid.org/0000-0002-7087-8738
identifier_str_mv FERREIRA, Jane Farias Chagas. A educação escolar indígena e o desenvolvimento de talentos entre os Terena: desafios e perspectivas. Revista Educação Especial, v. 34, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5902/1984686X67478. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/67478. Acesso em: 18 abr. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43481
https://doi.org/10.5902/1984686X67478
https://orcid.org/0000-0002-7087-8738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Central de Periódicos da UFSM
publisher.none.fl_str_mv Editora Central de Periódicos da UFSM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508278483255296