Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/30613 http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034 |
Resumo: | Esta revisão sistemática procurou identificar a produção científica multiprofissional, que aborde fatores para o adequado manejo do diabetes mellitus com enfoque na educação em saúde, na perspectiva do paciente e do profissional. O objetivo foi sintetizar o conhecimento produzido e apontar suas implicações na prática do atendimento ao doente. Foi realizada uma busca nas bases de PubMed, Medline, SCOPUS, LILACS e BIREME. Os programas de intervenção apresentam metodologias e estruturas distintas, embora a base teórica seja a educação para autogestão. As metodologias de avaliação da eficácia dos programas educativos incidiram no número de adesões e permanência nos grupos. Alguns estudos também avaliaram parâmetros psicológicos, fisiopatológicos e sociais. Os resultados mostram ganhos qualitativos no autocuidado, na humanização do atendimento, e na qualidade de vida dos pacientes. As evidências apontam que parece haver uma resposta positiva aos programas de intervenção quando comparados os parâmetros fisiológicos, psicológicos, educativos e sociais, iniciais e finais dos estudos. |
id |
UNB_1ef587ef91a4a6bb1c95539e324f90b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/30613 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic reviewPráticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde : uma revisão sistemáticaDiabetesEducação em saúdeConhecimentoAutocuidadoEsta revisão sistemática procurou identificar a produção científica multiprofissional, que aborde fatores para o adequado manejo do diabetes mellitus com enfoque na educação em saúde, na perspectiva do paciente e do profissional. O objetivo foi sintetizar o conhecimento produzido e apontar suas implicações na prática do atendimento ao doente. Foi realizada uma busca nas bases de PubMed, Medline, SCOPUS, LILACS e BIREME. Os programas de intervenção apresentam metodologias e estruturas distintas, embora a base teórica seja a educação para autogestão. As metodologias de avaliação da eficácia dos programas educativos incidiram no número de adesões e permanência nos grupos. Alguns estudos também avaliaram parâmetros psicológicos, fisiopatológicos e sociais. Os resultados mostram ganhos qualitativos no autocuidado, na humanização do atendimento, e na qualidade de vida dos pacientes. As evidências apontam que parece haver uma resposta positiva aos programas de intervenção quando comparados os parâmetros fisiológicos, psicológicos, educativos e sociais, iniciais e finais dos estudos.This systematic review has sought to identify the multidisciplinary scientific production, addressing factors for proper diabetes mellitus management focusing on health education, from the perspective of the patient and the professional. The goal was to synthesize the knowledge produced and point out its implications for the practice of patient care. A search was conducted in PubMed, Medline, SCOPUS, LILACS and BIREME. The intervention programs present methodologies and different structures, although the theoretical basis is education for self-management. The evaluation methodologies for effectiveness of educational programs focused on the number of subscriptions and stay in groups. Some studies also evaluated psychological, social and pathophysiological parameters. The results show qualitative improvements in self-care, humanization in care, and quality of life of patients. The evidence shows that there seems to be a positive response to the intervention programs whenever comparing the physiological, psychological, educational and social parameters, initial and final of the studies.Sociedade Brasileira de Nefrologia2018-01-04T19:13:20Z2018-01-04T19:13:20Z2017-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfIQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional: a systematic review. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr/jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034. ____________________________________________________________________________________________________________________________IQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Práticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr./jun 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30613http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034engporJornal Brasileiro de Nefrologia - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S010128002017000200196&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessIquize Condori, Roxana ClaudiaTheodoro, Fabrício Claudino Estrela TerraCarvalho, Karla AndréaOliveira, Manuela de AlmeidaBarros, Jônatas de FrançaSilva, André Ribeiro dareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:08:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/30613Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:08:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review Práticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde : uma revisão sistemática |
title |
Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review |
spellingShingle |
Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review Iquize Condori, Roxana Claudia Diabetes Educação em saúde Conhecimento Autocuidado |
title_short |
Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review |
title_full |
Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review |
title_fullStr |
Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review |
title_full_unstemmed |
Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review |
title_sort |
Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review |
author |
Iquize Condori, Roxana Claudia |
author_facet |
Iquize Condori, Roxana Claudia Theodoro, Fabrício Claudino Estrela Terra Carvalho, Karla Andréa Oliveira, Manuela de Almeida Barros, Jônatas de França Silva, André Ribeiro da |
author_role |
author |
author2 |
Theodoro, Fabrício Claudino Estrela Terra Carvalho, Karla Andréa Oliveira, Manuela de Almeida Barros, Jônatas de França Silva, André Ribeiro da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Iquize Condori, Roxana Claudia Theodoro, Fabrício Claudino Estrela Terra Carvalho, Karla Andréa Oliveira, Manuela de Almeida Barros, Jônatas de França Silva, André Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diabetes Educação em saúde Conhecimento Autocuidado |
topic |
Diabetes Educação em saúde Conhecimento Autocuidado |
description |
Esta revisão sistemática procurou identificar a produção científica multiprofissional, que aborde fatores para o adequado manejo do diabetes mellitus com enfoque na educação em saúde, na perspectiva do paciente e do profissional. O objetivo foi sintetizar o conhecimento produzido e apontar suas implicações na prática do atendimento ao doente. Foi realizada uma busca nas bases de PubMed, Medline, SCOPUS, LILACS e BIREME. Os programas de intervenção apresentam metodologias e estruturas distintas, embora a base teórica seja a educação para autogestão. As metodologias de avaliação da eficácia dos programas educativos incidiram no número de adesões e permanência nos grupos. Alguns estudos também avaliaram parâmetros psicológicos, fisiopatológicos e sociais. Os resultados mostram ganhos qualitativos no autocuidado, na humanização do atendimento, e na qualidade de vida dos pacientes. As evidências apontam que parece haver uma resposta positiva aos programas de intervenção quando comparados os parâmetros fisiológicos, psicológicos, educativos e sociais, iniciais e finais dos estudos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04 2018-01-04T19:13:20Z 2018-01-04T19:13:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
IQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional: a systematic review. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr/jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034. ____________________________________________________________________________________________________________________________ IQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Práticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr./jun 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30613 http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034 |
identifier_str_mv |
IQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional: a systematic review. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr/jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034. ____________________________________________________________________________________________________________________________ IQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Práticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr./jun 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30613 http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Nefrologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Nefrologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580768269795328 |