Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iquize Condori, Roxana Claudia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Theodoro, Fabrício Claudino Estrela Terra, Carvalho, Karla Andréa, Oliveira, Manuela de Almeida, Barros, Jônatas de França, Silva, André Ribeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30613
http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034
Resumo: Esta revisão sistemática procurou identificar a produção científica multiprofissional, que aborde fatores para o adequado manejo do diabetes mellitus com enfoque na educação em saúde, na perspectiva do paciente e do profissional. O objetivo foi sintetizar o conhecimento produzido e apontar suas implicações na prática do atendimento ao doente. Foi realizada uma busca nas bases de PubMed, Medline, SCOPUS, LILACS e BIREME. Os programas de intervenção apresentam metodologias e estruturas distintas, embora a base teórica seja a educação para autogestão. As metodologias de avaliação da eficácia dos programas educativos incidiram no número de adesões e permanência nos grupos. Alguns estudos também avaliaram parâmetros psicológicos, fisiopatológicos e sociais. Os resultados mostram ganhos qualitativos no autocuidado, na humanização do atendimento, e na qualidade de vida dos pacientes. As evidências apontam que parece haver uma resposta positiva aos programas de intervenção quando comparados os parâmetros fisiológicos, psicológicos, educativos e sociais, iniciais e finais dos estudos.
id UNB_1ef587ef91a4a6bb1c95539e324f90b2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/30613
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic reviewPráticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde : uma revisão sistemáticaDiabetesEducação em saúdeConhecimentoAutocuidadoEsta revisão sistemática procurou identificar a produção científica multiprofissional, que aborde fatores para o adequado manejo do diabetes mellitus com enfoque na educação em saúde, na perspectiva do paciente e do profissional. O objetivo foi sintetizar o conhecimento produzido e apontar suas implicações na prática do atendimento ao doente. Foi realizada uma busca nas bases de PubMed, Medline, SCOPUS, LILACS e BIREME. Os programas de intervenção apresentam metodologias e estruturas distintas, embora a base teórica seja a educação para autogestão. As metodologias de avaliação da eficácia dos programas educativos incidiram no número de adesões e permanência nos grupos. Alguns estudos também avaliaram parâmetros psicológicos, fisiopatológicos e sociais. Os resultados mostram ganhos qualitativos no autocuidado, na humanização do atendimento, e na qualidade de vida dos pacientes. As evidências apontam que parece haver uma resposta positiva aos programas de intervenção quando comparados os parâmetros fisiológicos, psicológicos, educativos e sociais, iniciais e finais dos estudos.This systematic review has sought to identify the multidisciplinary scientific production, addressing factors for proper diabetes mellitus management focusing on health education, from the perspective of the patient and the professional. The goal was to synthesize the knowledge produced and point out its implications for the practice of patient care. A search was conducted in PubMed, Medline, SCOPUS, LILACS and BIREME. The intervention programs present methodologies and different structures, although the theoretical basis is education for self-management. The evaluation methodologies for effectiveness of educational programs focused on the number of subscriptions and stay in groups. Some studies also evaluated psychological, social and pathophysiological parameters. The results show qualitative improvements in self-care, humanization in care, and quality of life of patients. The evidence shows that there seems to be a positive response to the intervention programs whenever comparing the physiological, psychological, educational and social parameters, initial and final of the studies.Sociedade Brasileira de Nefrologia2018-01-04T19:13:20Z2018-01-04T19:13:20Z2017-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfIQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional: a systematic review. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr/jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034. ____________________________________________________________________________________________________________________________IQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Práticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr./jun 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034.http://repositorio.unb.br/handle/10482/30613http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034engporJornal Brasileiro de Nefrologia - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S010128002017000200196&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessIquize Condori, Roxana ClaudiaTheodoro, Fabrício Claudino Estrela TerraCarvalho, Karla AndréaOliveira, Manuela de AlmeidaBarros, Jônatas de FrançaSilva, André Ribeiro dareponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:08:58Zoai:repositorio.unb.br:10482/30613Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:08:58Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review
Práticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde : uma revisão sistemática
title Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review
spellingShingle Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review
Iquize Condori, Roxana Claudia
Diabetes
Educação em saúde
Conhecimento
Autocuidado
title_short Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review
title_full Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review
title_fullStr Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review
title_full_unstemmed Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review
title_sort Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional : a systematic review
author Iquize Condori, Roxana Claudia
author_facet Iquize Condori, Roxana Claudia
Theodoro, Fabrício Claudino Estrela Terra
Carvalho, Karla Andréa
Oliveira, Manuela de Almeida
Barros, Jônatas de França
Silva, André Ribeiro da
author_role author
author2 Theodoro, Fabrício Claudino Estrela Terra
Carvalho, Karla Andréa
Oliveira, Manuela de Almeida
Barros, Jônatas de França
Silva, André Ribeiro da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Iquize Condori, Roxana Claudia
Theodoro, Fabrício Claudino Estrela Terra
Carvalho, Karla Andréa
Oliveira, Manuela de Almeida
Barros, Jônatas de França
Silva, André Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Diabetes
Educação em saúde
Conhecimento
Autocuidado
topic Diabetes
Educação em saúde
Conhecimento
Autocuidado
description Esta revisão sistemática procurou identificar a produção científica multiprofissional, que aborde fatores para o adequado manejo do diabetes mellitus com enfoque na educação em saúde, na perspectiva do paciente e do profissional. O objetivo foi sintetizar o conhecimento produzido e apontar suas implicações na prática do atendimento ao doente. Foi realizada uma busca nas bases de PubMed, Medline, SCOPUS, LILACS e BIREME. Os programas de intervenção apresentam metodologias e estruturas distintas, embora a base teórica seja a educação para autogestão. As metodologias de avaliação da eficácia dos programas educativos incidiram no número de adesões e permanência nos grupos. Alguns estudos também avaliaram parâmetros psicológicos, fisiopatológicos e sociais. Os resultados mostram ganhos qualitativos no autocuidado, na humanização do atendimento, e na qualidade de vida dos pacientes. As evidências apontam que parece haver uma resposta positiva aos programas de intervenção quando comparados os parâmetros fisiológicos, psicológicos, educativos e sociais, iniciais e finais dos estudos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04
2018-01-04T19:13:20Z
2018-01-04T19:13:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv IQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional: a systematic review. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr/jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034. ____________________________________________________________________________________________________________________________
IQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Práticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr./jun 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30613
http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034
identifier_str_mv IQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Educational practices in diabetic patient and perspective of health professional: a systematic review. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr/jun. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034. ____________________________________________________________________________________________________________________________
IQUIZE, Roxana Claudia Condori et al. Práticas educativas no paciente diabético e perspectiva do profissional de saúde: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 196-204, abr./jun 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-28002017000200196&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30613
http://dx.doi.org/10.5935/0101-2800.20170034
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Nefrologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Nefrologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580768269795328