Da simulação ao projeto : avaliação de conforto térmico em ambiente escolar padronizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Adriano Felipe Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38711
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020.
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spelling Da simulação ao projeto : avaliação de conforto térmico em ambiente escolar padronizadoConforto térmicoProjeto arquitetônicoVentilação naturalAnálise de sensibilidadeDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2020.A simulação computacional termoenergética é ferramenta chave para a concepção de projetos arquitetônicos mais adaptados ao lugar. Seu emprego pode auxiliar no desenvolvimento de diretrizes que busquem melhorar o desempenho de projetos apoiando a tomada de decisões. Nesse contexto, essa pesquisa se propõe a avaliar o conforto térmico de um ambiente escolar padronizado a partir de projeto de escola desenvolvido pela coordenação de projetos da Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em busca de melhor adequá-lo à diferentes contextos climáticos. Os procedimentos metodológicos partem da relação entre normas e regulamentos que abordam o emprego da simulação como ferramenta de avaliação do conforto térmico em projetos e são divididos em 4 etapas: Análise climática de seis municípios de referência, desenvolvimento de modelo termoenergético do projeto padrão, diagnóstico do conforto térmico do ambiente de estudo e análise estatística para verificação da sensibilidade de variáveis de projeto sobre seu conforto térmico. Considera-se sua locação nas cidades de Brasília (DF), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ), as quais representam seis zonas climáticas brasileiras definidas na revisão do Zoneamento Bioclimático Brasileiro (ZBBR). Para desenvolvimento do modelo termoenergético, utiliza-se da simulação no EnergyPlus (versão 8.3), por meio da interface gráfica DesignBuilder (versão 6.1.3.005), no qual se calcula o percentual de horas ocupadas em conforto (POC) em função do índice de temperatura neutra (Tn), segundo método ASHRAE 55 (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers) e ABNT (Associacao Brasileira de Normas Tecnicas) NBR 16401. Os resultados de conforto térmico apontam para a dificuldade de se utilizar o mesmo padrão arquitetônico em diferentes contextos climáticos, pois o número de horas em conforto resulta superior ao total de horas ocupadas apenas em três das seis cidades analisadas, são elas: Brasília, Curitiba e Porto Alegre. Em seguida, é verificada a influência de 9 diferentes variáveis de projeto a partir da análise dos coeficientes de regressão padronizado (SRC), determinação (R2) e probabilidade (p-value). Esses resultados são reunidos em diagramas síntese afim de auxiliar à compreensão do dados de saída das simulações, servindo também como ferramenta ao desenvolvimento de projetos futuros. Por fim, destaca-se que os parâmetros de maior influência sobre o POC estão associados à densidade ocupaional e transmitância de paredes e coberturas tornando possível identificar padrões de uso e envoltória mais adequados a cada contexto climático.CAPESBuilding performance simulation is a key tool towards the design of better adapted projects to its weather context. Their employment can assist the development of guidelines which seeks to improve building performance supporting decion making. In this perspective, this research aims to evaluate the thermal comfort of a standardized classroom from a school project developed by the architectural coordination of the National Foundation for Education Development (FNDE) in Brazil. The methodological procedures comes from the rapport between standards and regulations that address the use of building simulation as a tool for the thermal comfort evaluation, divided into 4 stages: Climatic analysis of six locations, development of a simulation model of the standard project, thermal comfort diagnosis of a classroom and statistical analysis in order to verify the sensitivity of some architectural parameters over its thermal comfort. The considered implementation corresponds to the cities of Brasília (DF), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Natal (RN), Porto Alegre (RS) and Rio de Janeiro (RJ), which represents six Brazilian climate zones according to the review of the Brazilian Bioclimatic Zoning (ZBBR). The EnergyPlus simulation tool (version 8.3) is used, from its graphical interface DesignBuilder (version 6.1.3.005), to the development of the model, in which the percentage of comfort occupied hours (POC) is calculated according to the neutral temperature index (Tn), in accordance with the ASHRAE 55 and ABNT NBR 16401 standards. The thermal comfort evaluation points to the difficulty of using the same architectural patterns in different climatic contexts, once only in the cities of Brasilia, Curitiba and Porto Alegre the number of hours in comfort is higher than the total of occupied hours. Then, the influence of 9 different design variables is verified from the analysis of the standardized regression (SRC), determination (R2) and probability (p-value) coefficients. These results are gathered in an overview diagram which helps over the understanding of the simulationoutput data, attending also as tool towards the development of future projects. It was conclued that the occupational density and transmittances of walls and roofs presents greater influence over the POC making it possible to identify patterns related to the operation and envolope of the buildig more suitable to each climatic context.Silva, Caio Frederico eLopes, Adriano Felipe Oliveira2020-07-01T22:32:29Z2020-07-01T22:32:29Z2020-07-012020-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Adriano Felipe Oliveira. Da simulação ao projeto: avaliação de conforto térmico em ambiente escolar padronizado. 2020. 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/38711A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T20:08:14Zoai:repositorio.unb.br:10482/38711Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T20:08:14Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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