Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Delano Moody Simões da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39594
https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5
https://orcid.org/0000-0002-6784-6161
https://orcid.org/0000-0003-2124-1789
Resumo: O estágio supervisionado é desencadeador de uma série de emoções nos estudantes, como expectativas, medos e angustias com relação à sua realização. O conhecimento desses sentimentos por parte dos formadores de professores poderia ajuda-los na abordagem dos mesmos ao longo do processo de formação, antecipando ou discutindo situações que contribuam para diminuir os possíveis efeitos negativos desses. O objetivo desse estudo foi identificar as expectativas e medos de um grupo de licenciandos em Ciências Naturais, na primeira disciplina de estágio supervisionado e discutir a influência dessa disciplina no enfrentamento desses sentimentos. Os estudantes indicaram mais medos que expectativas no primeiro dia de aula quanto à realização do estágio. A partir da análise de conteúdo percebemos, nas indicações, que o momento de estágio realmente é cercado de muita tensão e apreensão. Enfrentar esses sentimentos no contexto escolar, sob orientação de professores supervisores pode ser determinante para a carreira do futuro professor.
id UNB_2945cf9c8ebdb2d3fa09a715bcd705d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/39594
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensinoHopes and fears of teachers in training : the role of practicumProfessores - formaçãoExperiênciaEstágio supervisionadoO estágio supervisionado é desencadeador de uma série de emoções nos estudantes, como expectativas, medos e angustias com relação à sua realização. O conhecimento desses sentimentos por parte dos formadores de professores poderia ajuda-los na abordagem dos mesmos ao longo do processo de formação, antecipando ou discutindo situações que contribuam para diminuir os possíveis efeitos negativos desses. O objetivo desse estudo foi identificar as expectativas e medos de um grupo de licenciandos em Ciências Naturais, na primeira disciplina de estágio supervisionado e discutir a influência dessa disciplina no enfrentamento desses sentimentos. Os estudantes indicaram mais medos que expectativas no primeiro dia de aula quanto à realização do estágio. A partir da análise de conteúdo percebemos, nas indicações, que o momento de estágio realmente é cercado de muita tensão e apreensão. Enfrentar esses sentimentos no contexto escolar, sob orientação de professores supervisores pode ser determinante para a carreira do futuro professor.The practicum is the trigger of a lot of emotions in student teachers, the hopes, fears and anguish with regards to its realization. The knowledge of these feelings by teachers' educators could be helpful in approaching these feelings throughout the training process, anticipating or discussing situations that contributing to decrease the possible negative effects. This way, the goal of this study was identifying the hopes and fears of a student teachers' group in Natural Science, on the first practicum course and discussing the influence of this course in coping with these feelingsThe students indicated more fears than hopes in the first-class day. From the analysis of indications, we noticed the practicum moment is surrounded with tension and apprehension. Coping these feelings in the school context with teacher or teacher supervision could be determinant to the career of future teacherPrograma de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)2020-10-26T11:55:02Z2020-10-26T11:55:02Z2020-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Delano Moody Simões da; PEDREIRA, Ana Júlia. Expectativas e medos de professores em formação: o papel do estágio supervisionado de ensino. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v.27, n.1, p.118-137, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 26 de out. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39594https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5https://orcid.org/0000-0002-6784-6161https://orcid.org/0000-0003-2124-1789Ensino em Re-Vista - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 26 out. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Delano Moody Simões daPedreira, Ana Júlia Lemos Alvesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:49:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/39594Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:49:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino
Hopes and fears of teachers in training : the role of practicum
title Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino
spellingShingle Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino
Silva, Delano Moody Simões da
Professores - formação
Experiência
Estágio supervisionado
title_short Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino
title_full Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino
title_fullStr Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino
title_full_unstemmed Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino
title_sort Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino
author Silva, Delano Moody Simões da
author_facet Silva, Delano Moody Simões da
Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
author_role author
author2 Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Delano Moody Simões da
Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Experiência
Estágio supervisionado
topic Professores - formação
Experiência
Estágio supervisionado
description O estágio supervisionado é desencadeador de uma série de emoções nos estudantes, como expectativas, medos e angustias com relação à sua realização. O conhecimento desses sentimentos por parte dos formadores de professores poderia ajuda-los na abordagem dos mesmos ao longo do processo de formação, antecipando ou discutindo situações que contribuam para diminuir os possíveis efeitos negativos desses. O objetivo desse estudo foi identificar as expectativas e medos de um grupo de licenciandos em Ciências Naturais, na primeira disciplina de estágio supervisionado e discutir a influência dessa disciplina no enfrentamento desses sentimentos. Os estudantes indicaram mais medos que expectativas no primeiro dia de aula quanto à realização do estágio. A partir da análise de conteúdo percebemos, nas indicações, que o momento de estágio realmente é cercado de muita tensão e apreensão. Enfrentar esses sentimentos no contexto escolar, sob orientação de professores supervisores pode ser determinante para a carreira do futuro professor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-26T11:55:02Z
2020-10-26T11:55:02Z
2020-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Delano Moody Simões da; PEDREIRA, Ana Júlia. Expectativas e medos de professores em formação: o papel do estágio supervisionado de ensino. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v.27, n.1, p.118-137, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 26 de out. 2020.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39594
https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5
https://orcid.org/0000-0002-6784-6161
https://orcid.org/0000-0003-2124-1789
identifier_str_mv SILVA, Delano Moody Simões da; PEDREIRA, Ana Júlia. Expectativas e medos de professores em formação: o papel do estágio supervisionado de ensino. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v.27, n.1, p.118-137, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 26 de out. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/39594
https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5
https://orcid.org/0000-0002-6784-6161
https://orcid.org/0000-0003-2124-1789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580707409395712