Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/39594 https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5 https://orcid.org/0000-0002-6784-6161 https://orcid.org/0000-0003-2124-1789 |
Resumo: | O estágio supervisionado é desencadeador de uma série de emoções nos estudantes, como expectativas, medos e angustias com relação à sua realização. O conhecimento desses sentimentos por parte dos formadores de professores poderia ajuda-los na abordagem dos mesmos ao longo do processo de formação, antecipando ou discutindo situações que contribuam para diminuir os possíveis efeitos negativos desses. O objetivo desse estudo foi identificar as expectativas e medos de um grupo de licenciandos em Ciências Naturais, na primeira disciplina de estágio supervisionado e discutir a influência dessa disciplina no enfrentamento desses sentimentos. Os estudantes indicaram mais medos que expectativas no primeiro dia de aula quanto à realização do estágio. A partir da análise de conteúdo percebemos, nas indicações, que o momento de estágio realmente é cercado de muita tensão e apreensão. Enfrentar esses sentimentos no contexto escolar, sob orientação de professores supervisores pode ser determinante para a carreira do futuro professor. |
id |
UNB_2945cf9c8ebdb2d3fa09a715bcd705d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/39594 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensinoHopes and fears of teachers in training : the role of practicumProfessores - formaçãoExperiênciaEstágio supervisionadoO estágio supervisionado é desencadeador de uma série de emoções nos estudantes, como expectativas, medos e angustias com relação à sua realização. O conhecimento desses sentimentos por parte dos formadores de professores poderia ajuda-los na abordagem dos mesmos ao longo do processo de formação, antecipando ou discutindo situações que contribuam para diminuir os possíveis efeitos negativos desses. O objetivo desse estudo foi identificar as expectativas e medos de um grupo de licenciandos em Ciências Naturais, na primeira disciplina de estágio supervisionado e discutir a influência dessa disciplina no enfrentamento desses sentimentos. Os estudantes indicaram mais medos que expectativas no primeiro dia de aula quanto à realização do estágio. A partir da análise de conteúdo percebemos, nas indicações, que o momento de estágio realmente é cercado de muita tensão e apreensão. Enfrentar esses sentimentos no contexto escolar, sob orientação de professores supervisores pode ser determinante para a carreira do futuro professor.The practicum is the trigger of a lot of emotions in student teachers, the hopes, fears and anguish with regards to its realization. The knowledge of these feelings by teachers' educators could be helpful in approaching these feelings throughout the training process, anticipating or discussing situations that contributing to decrease the possible negative effects. This way, the goal of this study was identifying the hopes and fears of a student teachers' group in Natural Science, on the first practicum course and discussing the influence of this course in coping with these feelingsThe students indicated more fears than hopes in the first-class day. From the analysis of indications, we noticed the practicum moment is surrounded with tension and apprehension. Coping these feelings in the school context with teacher or teacher supervision could be determinant to the career of future teacherPrograma de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)2020-10-26T11:55:02Z2020-10-26T11:55:02Z2020-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, Delano Moody Simões da; PEDREIRA, Ana Júlia. Expectativas e medos de professores em formação: o papel do estágio supervisionado de ensino. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v.27, n.1, p.118-137, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 26 de out. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/39594https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5https://orcid.org/0000-0002-6784-6161https://orcid.org/0000-0003-2124-1789Ensino em Re-Vista - (CC BY NC ND) - This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 26 out. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Delano Moody Simões daPedreira, Ana Júlia Lemos Alvesporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-24T23:49:04Zoai:repositorio.unb.br:10482/39594Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-24T23:49:04Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino Hopes and fears of teachers in training : the role of practicum |
title |
Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino |
spellingShingle |
Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino Silva, Delano Moody Simões da Professores - formação Experiência Estágio supervisionado |
title_short |
Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino |
title_full |
Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino |
title_fullStr |
Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino |
title_full_unstemmed |
Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino |
title_sort |
Expectativas e medos de professores em formação : o papel do estágio supervisionado de ensino |
author |
Silva, Delano Moody Simões da |
author_facet |
Silva, Delano Moody Simões da Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves |
author_role |
author |
author2 |
Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Delano Moody Simões da Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - formação Experiência Estágio supervisionado |
topic |
Professores - formação Experiência Estágio supervisionado |
description |
O estágio supervisionado é desencadeador de uma série de emoções nos estudantes, como expectativas, medos e angustias com relação à sua realização. O conhecimento desses sentimentos por parte dos formadores de professores poderia ajuda-los na abordagem dos mesmos ao longo do processo de formação, antecipando ou discutindo situações que contribuam para diminuir os possíveis efeitos negativos desses. O objetivo desse estudo foi identificar as expectativas e medos de um grupo de licenciandos em Ciências Naturais, na primeira disciplina de estágio supervisionado e discutir a influência dessa disciplina no enfrentamento desses sentimentos. Os estudantes indicaram mais medos que expectativas no primeiro dia de aula quanto à realização do estágio. A partir da análise de conteúdo percebemos, nas indicações, que o momento de estágio realmente é cercado de muita tensão e apreensão. Enfrentar esses sentimentos no contexto escolar, sob orientação de professores supervisores pode ser determinante para a carreira do futuro professor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-26T11:55:02Z 2020-10-26T11:55:02Z 2020-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Delano Moody Simões da; PEDREIRA, Ana Júlia. Expectativas e medos de professores em formação: o papel do estágio supervisionado de ensino. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v.27, n.1, p.118-137, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 26 de out. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/39594 https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5 https://orcid.org/0000-0002-6784-6161 https://orcid.org/0000-0003-2124-1789 |
identifier_str_mv |
SILVA, Delano Moody Simões da; PEDREIRA, Ana Júlia. Expectativas e medos de professores em formação: o papel do estágio supervisionado de ensino. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v.27, n.1, p.118-137, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52749. Acesso em: 26 de out. 2020. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39594 https://doi.org/10.14393/ER-v27n1a2020-5 https://orcid.org/0000-0002-6784-6161 https://orcid.org/0000-0003-2124-1789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1810580707409395712 |