Cuidadores de crianças com leucemia : exigências do tratamento e aprendizagem de novos comportamentos
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14020 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000300004 |
Resumo: | O câncer na faixa pediátrica representa um contexto de perdas, incertezas, dor física e diversas dificuldades para o paciente e seus familiares. O objetivo deste estudo foi investigar as demandas específicas vivenciadas por 30 cuidadores pediátricos, bem como comportamentos favoráveis adquiridos ao longo do semestre inicial de tratamento para leucemias, a partir de entrevistas semi-estruturadas aplicadas em dois momentos. Os resultados indicaram exigências específicas, como necessidade de maior atenção e monitoramento do paciente e aumento dos gastos financeiros. Houve relatos importantes sobre a aprendizagem de novos padrões de comportamento referidos como favoráveis, tais como aquisição de comportamentos mais adaptativos a demandas do ambiente, percepção de maior autoeficácia e atuação mais ativa no tratamento, aprendizagem sobre procedimentos médicos invasivos e destituição de crenças disfuncionais associadas ao câncer. O estudo aprofunda dados indicados na literatura e destaca a importância de mais intervenções psicossociais junto a pacientes pediátricos e cuidadores. |
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Cuidadores de crianças com leucemia : exigências do tratamento e aprendizagem de novos comportamentosCaregivers of children with leukemia: treatment demands and learning related to new behaviorsCuidadoresLeucemiaCrianças doentes - psicologiaO câncer na faixa pediátrica representa um contexto de perdas, incertezas, dor física e diversas dificuldades para o paciente e seus familiares. O objetivo deste estudo foi investigar as demandas específicas vivenciadas por 30 cuidadores pediátricos, bem como comportamentos favoráveis adquiridos ao longo do semestre inicial de tratamento para leucemias, a partir de entrevistas semi-estruturadas aplicadas em dois momentos. Os resultados indicaram exigências específicas, como necessidade de maior atenção e monitoramento do paciente e aumento dos gastos financeiros. Houve relatos importantes sobre a aprendizagem de novos padrões de comportamento referidos como favoráveis, tais como aquisição de comportamentos mais adaptativos a demandas do ambiente, percepção de maior autoeficácia e atuação mais ativa no tratamento, aprendizagem sobre procedimentos médicos invasivos e destituição de crenças disfuncionais associadas ao câncer. O estudo aprofunda dados indicados na literatura e destaca a importância de mais intervenções psicossociais junto a pacientes pediátricos e cuidadores.Caregivers of children with leukemia: treatment demands and learning related to new behaviors. The pediatric cancer represents a context of losses, uncertainties, physical pain and several difficulties to the patient and family. The main goal of this study was to investigate specific demands experienced by 30 pediatric caregivers, as well as favourable behaviors acquired, along the first semester of leukemia treatment, using semi-structured interviews carried out in two moments. The results indicate specific demands, such as the need of more attention and patient monitoring, and the increase of financial costs. There were relevant reports about learning new behavioral patterns, referred as beneficial, such as the acquisition of more adaptative behaviors related to environmental demands, awareness of a higher self-efficacy and a more active role in treatment, learning related to invasive medical procedures and destitution of dysfunctional beliefs related to cancer. This study corroborates data indicated in literature and highlights the importance of more psychosocial interventions concerning pediatric patients and caregivers.PPgPsi-UFRN2013-08-22T19:52:46Z2013-08-22T19:52:46Z2011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSTA JÚNIOR, Áderson Luiz; KOHLSDORF, Marina. Cuidadores de crianças com leucemia: exigências do tratamento e aprendizagem de novos comportamentos. Estudos de Psicologia, Natal, v. 16, n. 3, p. 227-234, set./dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-294X2011000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 21 ago. 2013. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000300004.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14020http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2011000300004Estudos de Psicologia - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-294X&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 ago. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessCosta Júnior, Áderson LuizKohlsdorf, Marinaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:47:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/14020Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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