Educação domiciliar como escolha política, moral e mercadológica da nova direita no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Lídia Costa de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Yannoulas, Silvia Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46359
https://doi.org/10.15366/reps2022.7.2.005
https://orcid.org/0000-0001-9669-2256
https://orcid.org/0000-0002-6662-9528
Resumo: Identificada no presente milênio a crescente disputa em torno da regulamentação da educação domiciliar no Brasil, este artigo tem por objetivo tecer reflexões sobre as propostas da corrente neodireitista no atual contexto da política de educação nacional. Metodologicamente, utilizou-se dos recursos de estudos bibliográficos e análise documental, debruçando-se especificamente no Projeto de Lei 2.401/2019 de autoria do Poder Executivo do Governo Federal; e no Projeto de Lei 1268/2020 de autoria do Poder Executivo do Distrito Federal. Conclui-se que as propostas de regulamentação da educação domiciliar retomam desafios educacionais que pareciam superados, possuem caráter antidemocrático, colocam em xeque o sentido social da educação no país e aprofundam a lógica de uma educação privatista desigual.
id UNB_381ef95daa96dd4d132cb6c5f77ea422
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46359
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação domiciliar como escolha política, moral e mercadológica da nova direita no BrasilHome education as a politic, moral and marketing choice of the new right in BrazilEducação domiciliarPolítica educacionalEducação - BrasilIdentificada no presente milênio a crescente disputa em torno da regulamentação da educação domiciliar no Brasil, este artigo tem por objetivo tecer reflexões sobre as propostas da corrente neodireitista no atual contexto da política de educação nacional. Metodologicamente, utilizou-se dos recursos de estudos bibliográficos e análise documental, debruçando-se especificamente no Projeto de Lei 2.401/2019 de autoria do Poder Executivo do Governo Federal; e no Projeto de Lei 1268/2020 de autoria do Poder Executivo do Distrito Federal. Conclui-se que as propostas de regulamentação da educação domiciliar retomam desafios educacionais que pareciam superados, possuem caráter antidemocrático, colocam em xeque o sentido social da educação no país e aprofundam a lógica de uma educação privatista desigual.Universidade de Brasília - Edital DPI/DPG n. 03/202Identified in this present millennium, is the growing dispute over the regulation of home education (or home schooling) in Brazil. This article aims to reflect on the proposals of the neo-rightist undertow in the current context of national education policy. Methodologically, the resources of bibliographic studies and document analysis were used, focusing specifically on Bill 2.401/2019 as authored by the Executive Branch of the Federal Government; and in Bill 1268/2020 as authored by the Executive Branch of the Federal District. It is concluded that the proposals for the regulation of home schooling returns educational challenges that seemed to have been overcome, have an anti-democratic character, that call into question the social meaning of education in the country and deepen the logic of an unequal private education.Instituto de Ciências Humanas (ICH)Departamento de Serviço Social (ICH SER)Universidad Autónoma de Madridmailto:lidia_alencar@hotmail.commailto:silviayannoulas@unb.brUniversidade de BrasíliaUniversidade de BrasíliaAlencar, Lídia Costa deYannoulas, Silvia Cristina2023-08-21T19:43:37Z2023-08-21T19:43:37Z2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALENCAR, Lídia Costa de; YANNOULAS, Silvia Cristina. Educação domiciliar como escolha política, moral e mercadológica da nova direita no Brasil. Revista Educación, Política y Sociedad, Madrid, v. 7, n. 2, p. 103-12, 2022. DOI https://doi.org/10.15366/reps2022.7.2.005. Disponível em: https://revistas.uam.es/reps/article/view/15445/14908. Acesso em: 21 ago. 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46359https://doi.org/10.15366/reps2022.7.2.005https://orcid.org/0000-0001-9669-2256https://orcid.org/0000-0002-6662-9528porRevista Educación, Política y Sociedad (ISSN 2445-4109) está distribuida bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0 Internacional. Fonte: https://revistas.uam.es/reps/article/view/15445/14908. Acesso em: 21 ago. 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-21T19:43:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/46359Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-21T19:43:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação domiciliar como escolha política, moral e mercadológica da nova direita no Brasil
Home education as a politic, moral and marketing choice of the new right in Brazil
title Educação domiciliar como escolha política, moral e mercadológica da nova direita no Brasil
spellingShingle Educação domiciliar como escolha política, moral e mercadológica da nova direita no Brasil
Alencar, Lídia Costa de
Educação domiciliar
Política educacional
Educação - Brasil
title_short Educação domiciliar como escolha política, moral e mercadológica da nova direita no Brasil
title_full Educação domiciliar como escolha política, moral e mercadológica da nova direita no Brasil
title_fullStr Educação domiciliar como escolha política, moral e mercadológica da nova direita no Brasil
title_full_unstemmed Educação domiciliar como escolha política, moral e mercadológica da nova direita no Brasil
title_sort Educação domiciliar como escolha política, moral e mercadológica da nova direita no Brasil
author Alencar, Lídia Costa de
author_facet Alencar, Lídia Costa de
Yannoulas, Silvia Cristina
author_role author
author2 Yannoulas, Silvia Cristina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv mailto:lidia_alencar@hotmail.com
mailto:silviayannoulas@unb.br
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Lídia Costa de
Yannoulas, Silvia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação domiciliar
Política educacional
Educação - Brasil
topic Educação domiciliar
Política educacional
Educação - Brasil
description Identificada no presente milênio a crescente disputa em torno da regulamentação da educação domiciliar no Brasil, este artigo tem por objetivo tecer reflexões sobre as propostas da corrente neodireitista no atual contexto da política de educação nacional. Metodologicamente, utilizou-se dos recursos de estudos bibliográficos e análise documental, debruçando-se especificamente no Projeto de Lei 2.401/2019 de autoria do Poder Executivo do Governo Federal; e no Projeto de Lei 1268/2020 de autoria do Poder Executivo do Distrito Federal. Conclui-se que as propostas de regulamentação da educação domiciliar retomam desafios educacionais que pareciam superados, possuem caráter antidemocrático, colocam em xeque o sentido social da educação no país e aprofundam a lógica de uma educação privatista desigual.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
2023-08-21T19:43:37Z
2023-08-21T19:43:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALENCAR, Lídia Costa de; YANNOULAS, Silvia Cristina. Educação domiciliar como escolha política, moral e mercadológica da nova direita no Brasil. Revista Educación, Política y Sociedad, Madrid, v. 7, n. 2, p. 103-12, 2022. DOI https://doi.org/10.15366/reps2022.7.2.005. Disponível em: https://revistas.uam.es/reps/article/view/15445/14908. Acesso em: 21 ago. 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46359
https://doi.org/10.15366/reps2022.7.2.005
https://orcid.org/0000-0001-9669-2256
https://orcid.org/0000-0002-6662-9528
identifier_str_mv ALENCAR, Lídia Costa de; YANNOULAS, Silvia Cristina. Educação domiciliar como escolha política, moral e mercadológica da nova direita no Brasil. Revista Educación, Política y Sociedad, Madrid, v. 7, n. 2, p. 103-12, 2022. DOI https://doi.org/10.15366/reps2022.7.2.005. Disponível em: https://revistas.uam.es/reps/article/view/15445/14908. Acesso em: 21 ago. 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46359
https://doi.org/10.15366/reps2022.7.2.005
https://orcid.org/0000-0001-9669-2256
https://orcid.org/0000-0002-6662-9528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Autónoma de Madrid
publisher.none.fl_str_mv Universidad Autónoma de Madrid
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580692597211136