Ensino remoto em tempos de pandemia : repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Lorena dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48324
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2023.
id UNB_44a37436666b24668a48e36b51a5d7c5
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48324
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Ensino remoto em tempos de pandemia : repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamentalEnsino remotoEnsino fundamentalDesempenho escolarPandemiaSão Sebastião (DF)Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2023.O trabalho teve como objetivo compreender como o ensino remoto repercutiu na vida escolar dos estudantes da rede pública dos anos iniciais da Região Administrativa de São Sebastião-DF. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, com pais e responsáveis e entrevistas em profundidade com professores e gestores de quatro escolas urbanas de São Sebastião- Distrito Federal. Para a análise dos resultados, considerou-se como fio condutor treze fatores associados ao desempenho escolar em tempos de pandemia, compilados a partir de revisão de literatura. Os resultados evidenciaram que o ensino remoto emergencial deixou marcas profundas na comunidade escolar pesquisada. Entre as famílias entrevistadas, grande parte de muito baixa renda, o ambiente inadequado para o estudo em casa, o uso de equipamentos compartilhados, a baixa qualidade de acesso à internet, a falta de tempo, e o fato de não dominar o conteúdo e as técnicas de ensino foram as principais dificuldades relatadas. Para os professores, uma das principais barreiras foi transpor sua prática pedagógica para as mídias digitais, como também, a dificuldade de estabelecer limites entre a vida privada e a profissional. Para os gestores, o maior desafio foi reorganizar a forma de trabalho para apoiar professores e as famílias. A pressão emocional, sentimentos de tristeza, ansiedade e desejo que as coisas fossem diferentes foram aspectos recorrentemente mencionados nos três grupos. No que se refere à comunicação entre a comunidade escolar, os pais e responsáveis reconheceram o esforço realizado por professores e gestores durante o ensino remoto, o que revela que a escola estava atenta e proativa às necessidades das famílias. Finalmente, a pesquisa apontou para a necessidade de entender como pandemias, tragédias e situações adversas afetam a educação e acirram as desigualdades educacionais.The work aims to understand how remote teaching repercussions in the school life of public school students of the Elementary Education of the administrative region of São Sebastião-Distrito Federal. A quantitative survey was conducted with parents and guardians, and in-depth interviews with teachers and administrators from four urban schools in São Sebastião, Distrito Federal. For the analysis of the results, thirteen factors associated with academic performance in times of pandemic were considered as a guiding thread, compiled from a literature review. The results showed that emergency remote teaching has left deep marks on the surveyed school community. Among the interviewed families, most of whom had very low income, the main difficulties reported were the inadequate study environment at home, the use of shared equipment, low-quality internet access, lack of time, and not mastering the content and teaching techniques. For teachers, one of the main barriers was transferring their pedagogical practice to digital media, as well as the difficulty of establishing boundaries between personal and professional life. For administrators, the biggest challenge was reorganizing the way of working to support teachers and families. Emotional pressure, feelings of sadness, anxiety, and the desire for things to be different were recurrently mentioned in all three groups. Regarding communication within the school community, parents and guardians recognized the effort made by teachers and administrators during remote teaching, which reveals that the school was attentive and proactive to the needs of families. Finally, the research pointed to the need to understand how pandemics, tragedies, and adverse situations affect education and exacerbate educational inequalities.Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação InternacionalVasconcelos, Ana Maria NogalesRodrigues, Lorena dos Santos2024-06-18T17:15:20Z2024-06-18T17:15:20Z2024-06-182023-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Lorena dos Santos. Ensino remoto em tempos de pandemia: repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48324porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-18T17:15:20Zoai:repositorio.unb.br:10482/48324Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-18T17:15:20Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino remoto em tempos de pandemia : repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title Ensino remoto em tempos de pandemia : repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Ensino remoto em tempos de pandemia : repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
Rodrigues, Lorena dos Santos
Ensino remoto
Ensino fundamental
Desempenho escolar
Pandemia
São Sebastião (DF)
title_short Ensino remoto em tempos de pandemia : repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Ensino remoto em tempos de pandemia : repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Ensino remoto em tempos de pandemia : repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensino remoto em tempos de pandemia : repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Ensino remoto em tempos de pandemia : repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
author Rodrigues, Lorena dos Santos
author_facet Rodrigues, Lorena dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Ana Maria Nogales
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Lorena dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Ensino fundamental
Desempenho escolar
Pandemia
São Sebastião (DF)
topic Ensino remoto
Ensino fundamental
Desempenho escolar
Pandemia
São Sebastião (DF)
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-17
2024-06-18T17:15:20Z
2024-06-18T17:15:20Z
2024-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Lorena dos Santos. Ensino remoto em tempos de pandemia: repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48324
identifier_str_mv RODRIGUES, Lorena dos Santos. Ensino remoto em tempos de pandemia: repercussões na vida escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580709086068736