Batalhas vivenciadas por mães de autistas : subjetivação, desafios e possibilidades de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Gislane da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47156
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
id UNB_504baa3f83785341701f8dd5adff5ff3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/47156
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Batalhas vivenciadas por mães de autistas : subjetivação, desafios e possibilidades de inclusãoAutismoMães e filhos - educaçãoMaternidade atípicaInclusão escolarCapacitismoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.O presente estudo surgiu da prática como psicóloga escolar em escolas públicas do Distrito Federal, nas quais foi possível observar o crescente número de crianças com diagnósticos de autismo. Paralelamente a essa observação, foi possível também constatar que o acompanhamento familiar dado a essas crianças era primordialmente feito por mães como principais ou únicas cuidadoras. A pesquisa apoiou-se no campo teórico da psicanálise em interface com a educação. O objetivo geral foi analisar como as mães de autistas vivenciam as batalhas por inclusão e como elas se subjetivam frente aos filhos autistas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que lançou mão de dois estudos de casos. Para obtenção das informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas em vídeos, transcritas e analisadas à luz dos conceitos da psicanálise em sua interface com a educação e inclusão. Foram entrevistadas duas mães: de uma menina de 16 anos (com diagnóstico de autismo severo) e de um menino de 5 anos (com diagnóstico de autismo leve), ambos estudantes da rede pública de ensino. Com os resultados aqui encontrados, percebemos diferenças subjetivas das mães frente ao autismo e, consequentemente, na forma como vivenciam suas batalhas pela inclusão. Foram constatadas formas de subjetivação que influenciam as apostas que essas mães fazem em seus filhos, e que, nos casos aqui mostrados, são sempre bastante implicadas ética e afetivamente, distanciando-se da ideia histórica de mãe geladeira, criada por Kanner (1943). Também percebemos diferenças subjetivas nas batalhas dessas mães pela inclusão de seus filhos e diferenças nas estratégias que elas utilizam em face dos desafios cotidianos que surgem com o diagnóstico. Assim, concluímos indicando a importância das instituições de acolhimento, pois a inclusão de crianças e adolescentes autistas passa também pela forma como essas mães são escutadas e apoiadas.The present study emerged from my own practice as a school psyehologist in publie schools in Distrito Federal, where it was possible to observe the growing number of children diagnosed with autism. Parallel to this observation, it was also possible to verify that the family monitoring given to these children was primarily done by mothers as the main or sole caregivers. The general objective of the present dissertation is to analyze how the mothers of autisti children experience the battles for inclusion and how they subject themselves to their autístic children. “This is a qualitative research, which used two case studies, To obtain the information, semi-structured interviews were conducted, videotaped, transcribed and analyzed in light of the concepts of psychoanalysis in ils interface with education and inclusion. Two mothers were interviewed: a 16-year-old girl (diagnosed with severe autism) and a 5-year-old boy (diagnosed “with mild autism). Both are Public Network students. With the results found here, we noticed the mothers! subjective differences regarding autism and, consequentiy, in the way they experience their battles for inclusion. Forms of subjectivation that influence the bets these mothers make on their children: and that in the cases shown here are always quite ethically and aflectively implicd, distancing themselves from the historical idea of the refrigerstor mother, created by Kamner (1943). We also noticed subjectivedifferences in their battles for inclusion of their children and differences in the strategies they us in the face of the daily challenges that arise with the diagnosis. Thus, we concluded by indicating the importance of these mothers! care institutions, as the inclusionof autistie children and adolescents also involves the way in “which they are listened to and supported.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLegnani, Viviane NevesMendes, Maria Gislane da Silva2024-01-04T18:06:38Z2024-01-04T18:06:38Z2024-01-042021-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENDES, Maria Gislane da Silva. Batalhas vivenciadas por mães de autistas: subjetivação, desafios e possibilidades de inclusão. 2021. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-04T18:06:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/47156Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-04T18:06:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Batalhas vivenciadas por mães de autistas : subjetivação, desafios e possibilidades de inclusão
title Batalhas vivenciadas por mães de autistas : subjetivação, desafios e possibilidades de inclusão
spellingShingle Batalhas vivenciadas por mães de autistas : subjetivação, desafios e possibilidades de inclusão
Mendes, Maria Gislane da Silva
Autismo
Mães e filhos - educação
Maternidade atípica
Inclusão escolar
Capacitismo
title_short Batalhas vivenciadas por mães de autistas : subjetivação, desafios e possibilidades de inclusão
title_full Batalhas vivenciadas por mães de autistas : subjetivação, desafios e possibilidades de inclusão
title_fullStr Batalhas vivenciadas por mães de autistas : subjetivação, desafios e possibilidades de inclusão
title_full_unstemmed Batalhas vivenciadas por mães de autistas : subjetivação, desafios e possibilidades de inclusão
title_sort Batalhas vivenciadas por mães de autistas : subjetivação, desafios e possibilidades de inclusão
author Mendes, Maria Gislane da Silva
author_facet Mendes, Maria Gislane da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Legnani, Viviane Neves
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria Gislane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Mães e filhos - educação
Maternidade atípica
Inclusão escolar
Capacitismo
topic Autismo
Mães e filhos - educação
Maternidade atípica
Inclusão escolar
Capacitismo
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25
2024-01-04T18:06:38Z
2024-01-04T18:06:38Z
2024-01-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Maria Gislane da Silva. Batalhas vivenciadas por mães de autistas: subjetivação, desafios e possibilidades de inclusão. 2021. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47156
identifier_str_mv MENDES, Maria Gislane da Silva. Batalhas vivenciadas por mães de autistas: subjetivação, desafios e possibilidades de inclusão. 2021. 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580912632496128