Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15107
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
id UNB_524ed90b44ceb2f36fae74b2becb06e7
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/15107
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinarLíngua portuguesa - estudo e ensinoInterdisciplinaridadeEducação ambientalTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.Este trabalho expõe os resultados de uma pesquisa desenvolvida em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio, em uma escola pública do Distrito Federal, durante o ano letivo de 2012, com o objetivo de analisar o ensino de gêneros textuais unindo Língua Portuguesa e Educação Ambiental, partindo-se da postulação de que o ensino de gêneros possibilita a integração dessas duas áreas. Para alcançar o objetivo, o referencial teórico abordou a teoria de gêneros textuais, o ensino de Língua Portuguesa, a Educação Ambiental e a interdisciplinaridade, considerando-se que o trabalho com gêneros engloba uma análise do texto e uma descrição da língua e visão da sociedade, que tenta responder a questões de natureza sociocultural no uso da língua de maneira geral. A geração de dados para esta análise se deu através da pesquisa-ação, com elementos da etnometodologia, cujos instrumentos de geração de dados foram observação, aplicação de questionário, conversa gravada, produção de diário de itinerância, elaboração e aplicação de sequências didáticas. Os resultados evidenciam que é possível sim unir Língua Portuguesa e Educação Ambiental, com a prática da interdisciplinaridade a partir do ensino de gêneros textuais, conforme a avaliação dos implicados na pesquisa: alunos, professora e pesquisadora. A partir da experiência desenvolvida, vislumbra-se a possibilidade de um trabalho integrado do ensino de língua materna e dos temas transversais do currículo da educação básica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis work presents the results of a research carried out in two classes of the senior year of high school in a public school of the Federal District, Brazil, in the school year of 2012, with the purpose of analyzing the interdisciplinary study of textual genres integrating the areas of Environmental Studies and Portuguese as a mother tongue. Our basic assumption was that the work with textual genres can offer answers to sociocultural as well as to linguistic issues. Data were collected through an ethnometodological action research which involved observation, research diaries and the use of didactic sequences. The participants were the students, the teacher and the researcher. The results indicate the adequacy of an academic work integrating Portuguese as a mother tongue and the transversal themes of the basic education curriculum in Brazil.Bortoni-Ricardo, Stella MarisAlves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro2014-02-05T13:27:18Z2014-02-05T13:27:18Z2014-02-052013-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa: gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar. 2013. XIV. 259 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/15107A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T19:17:36Zoai:repositorio.unb.br:10482/15107Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T19:17:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar
title Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar
spellingShingle Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar
Alves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro
Língua portuguesa - estudo e ensino
Interdisciplinaridade
Educação ambiental
title_short Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar
title_full Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar
title_fullStr Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar
title_full_unstemmed Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar
title_sort Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa : gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar
author Alves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro
author_facet Alves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortoni-Ricardo, Stella Maris
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - estudo e ensino
Interdisciplinaridade
Educação ambiental
topic Língua portuguesa - estudo e ensino
Interdisciplinaridade
Educação ambiental
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-31
2014-02-05T13:27:18Z
2014-02-05T13:27:18Z
2014-02-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa: gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar. 2013. XIV. 259 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/15107
identifier_str_mv ALVES, Maria do Rosário do Nascimento Ribeiro. Educação ambiental nas aulas de língua portuguesa: gêneros textuais em uma abordagem interdisciplinar. 2013. XIV. 259 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/15107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580893620764672