O que move o mercado acionário brasileiro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, César Augusto Tibúrcio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Joana D’Arc Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14434
Resumo: O objetivo principal deste estudo foi verificar a influência de notícias econômicas no comportamento agregado do mercado brasileiro no período de 1995 a 2008. Pela teoria moderna de finanças, nos preços dos ativos, está refletido o fluxo de caixa futuro descontado (ELTON et al., 2004). No entanto, pesquisas recentes na área de finanças comportamentais mostram que nem sempre o mercado é eficiente, e o investidor pode tomar decisões que não sejam totalmente racionais. Isso significa que o preço das ações reflete outras notícias que não estejam totalmente relacionadas aos “fundamentos” de um título. Tradicionalmente os estudos na área de finanças procuram determinar o impacto de uma nova notícia (como distribuição de dividendos, anúncio de investimento, fusão e aquisição) sobre o preço da ação de uma empresa. Entretanto, o impacto de diversas notícias sobre o comportamento do mercado não tem sido objeto de atenção das pesquisas sobre o mercado brasileiro. Este estudo analisou 168 meses entre 1995 e 2008, usando regressão linear múltipla com Ibovespa mensal como variável dependente, em que foram determinados os maiores resíduos no período estudado. A partir destes resíduos procurou-se uma explicação para o comportamento do mercado. Constatou-se, ao final da pesquisa, que em 30 dos 168 meses, entre agosto de 1998 e janeiro de 2001, estão concentrados 8 dos 15 maiores resíduos encontrados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
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