A Inteligência artificial e a Educação : uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ricardo Lima Praciano de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45949
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
id UNB_5f2b3112ecc24275bc16d65a652f7077
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45949
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A Inteligência artificial e a Educação : uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativasInteligência artificialProfessores - formaçãoEducação públicaPercepçãoDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.Inteligência Artificial representa um conjunto de tecnologias de natureza digital com expressiva expansão em diversos segmentos sociais e econômicos. Caracterizada por elevada quantidade de dados, processamento robusto e algoritmos trabalhando em processos estatísticos de identificação e aprendizado de padrões, predição e apoio à tomada de decisão. É predominante nas operações de grandes empresas de tecnologia, que oferecem serviços nos dispositivos eletrônicos de grande parcela da população. Já existem aplicações de IA no campo educacional com perspectiva de expansão na oferta de soluções. O uso não refletido de tecnologias pode representar consequências inesperadas para sociedade, se processos de conduta ética não estiverem associados. Os docentes representam um segmento social importante em razão de seu ofício de formação junto aos estudantes e sociedade. Esta pesquisa, no formato de estudo de caso, único, investigou como uma parcela de professores, da rede pública de ensino do Distrito Federal, percebem a IA e suas potenciais consequências no campo educacional. São docentes na condição de participantes em formação continuada, em tecnologia educacional. O levantamento de dados se valeu de questionários e entrevistas. A análise temática foi usada para exame dos dados. Identificaram-se questões sobre as oportunidades e preocupações sobre o tema. Concluiu-se, preliminarmente, que há uma boa noção sobre a IA, contudo, há carência de formação sobre o assunto, falta debate sobre temas que promovam a construção de uma cidadania digital, a análise do uso de tecnologias de forma crítica, responsável e sobretudo com inclusão, equilíbrio e princípios éticos. Recomenda-se a adoção de estratégias como aprendizagem colaborativa online e recursos educacionais abertos.Artificial Intelligence represents a group of digital Technologies in a significant expansion of several social and economic segments. Characterized by a high amount of data, processing and algorithms that work in statistical processes of identification and learning of patterns, prediction and support for decision-making. It is prevalent in the operations of large technology companies that offering of services on electronic devices for many people. We have applications of AI in the educational sector, offering solutions. The unthinking use of technologies can represent unexpected consequences for society if ethical conduct processes are not associated. Teachers represent an important social segment, because they educate students and society. This research, as a case study, using a single method model, investigated how teachers from public education, at Brasilia, see AI and its potential reflexes in the educational sector. They are participants in continuing education in educational technology. The data collected used questionnaires and interviews. Thematic analysis was used to examine the data. It was identified questions about teachers' opportunities and concerns about the topic. At the end, preliminarily, teachers had a good knowledge of AI; however, there is a lack of training in the subject and a lack of debates of issues that promote the construction of digital citizenship, the analysis of the use of technologies critically, responsibly, and above all with inclusion, balance and ethical principles. The adoption of strategies such as online collaborative learning and open educational resources is recommended.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoTeles, Lúcio FrançaSousa, Ricardo Lima Praciano de2023-06-14T19:31:31Z2023-06-14T19:31:31Z2023-06-142022-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Ricardo Lima Praciano de. A Inteligência artificial e a Educação: uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45949porA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:13:38Zoai:repositorio.unb.br:10482/45949Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:13:38Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Inteligência artificial e a Educação : uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas
title A Inteligência artificial e a Educação : uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas
spellingShingle A Inteligência artificial e a Educação : uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas
Sousa, Ricardo Lima Praciano de
Inteligência artificial
Professores - formação
Educação pública
Percepção
title_short A Inteligência artificial e a Educação : uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas
title_full A Inteligência artificial e a Educação : uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas
title_fullStr A Inteligência artificial e a Educação : uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas
title_full_unstemmed A Inteligência artificial e a Educação : uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas
title_sort A Inteligência artificial e a Educação : uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas
author Sousa, Ricardo Lima Praciano de
author_facet Sousa, Ricardo Lima Praciano de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teles, Lúcio França
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ricardo Lima Praciano de
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Professores - formação
Educação pública
Percepção
topic Inteligência artificial
Professores - formação
Educação pública
Percepção
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-15
2023-06-14T19:31:31Z
2023-06-14T19:31:31Z
2023-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Ricardo Lima Praciano de. A Inteligência artificial e a Educação: uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45949
identifier_str_mv SOUSA, Ricardo Lima Praciano de. A Inteligência artificial e a Educação: uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/45949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580804420501504