Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Júlia Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48199
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.
id UNB_6a33bd31e228c3711318e73c3d5031d4
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/48199
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viáriaVisão computacionalConflito - análiseSegurança viáriaDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.Tradicionalmente, o estudo de segurança viária é feito a partir de dados de sinistros de trânsito. Apesar desses dados serem a principal referência para diferentes métodos de análise de segurança viária, eles possuem aspectos negativos relevantes, como: o tempo necessário para obter a quantidade de dados suficiente para realizar as análises estatísticas necessárias; a falta de confiabilidade nos métodos de coleta de dados; a subnotificação de sinistros de trânsito; e a dificuldade de acesso aos dados completos. Esses são alguns dos motivos que justificam o emprego de métodos alternativos de avaliação de segurança, dentre os quais se destaca o uso de dados de conflito. O conflito de trânsito é uma interação de trânsito que poderia ter incorrido em sinistro, mas não o foi devido à tomada de ação evasiva por uma das partes envolvidas. A severidade do conflito pode ser mensurada por indicadores comportamentais, ou de proximidade espacial ou temporal entre os envolvidos. Para auxiliar a identificação de conflitos sem o enviesamento do olhar do pesquisador, vêm sendo empregadas técnicas de visão computacional. Essas técnicas são usadas para rastrear os veículos, medir a velocidade e a projeção de suas trajetórias automaticamente. Com esses dados é possível identificar e classificar a severidade dos conflitos de trânsito. Nessa dissertação é feita uma revisão de métodos de análise e técnicas de aplicação para análise de conflitos utilizadas nos últimos 12 anos. Também foi feito um estudo de caso em interseções do Distrito Federal usando indicadores comportamentais para identificação de conflitos, e indicadores de proximidade temporal calculados pelo software Traffic Intelligence, desenvolvido por pesquisadores da University of British Columbia e da Polytechnique Montréal. O presente trabalho contribui para trabalhos futuros envolvendo dados de conflito indicando quais dificuldades encontradas nos métodos estudados, como a subjetividade da análise manual, as limitações observadas pelo ângulo de filmagem utilizado e a necessidade de melhor calibração para diminuição dos erros de rastreamento; e também alguns resultados positivos, como o alto índice de acerto do código de visão computacional quando a imagem aérea capturada por drone foi analisada. Além disso, abre-se um precedente para se investigar se indicadores por proximidade são adequados para o perfil de trânsito brasileiro, principalmente devido ao hábito de motociclistas trafegarem nos corredores entre as faixas de rolamento.Traditionally, road safety studies are based on traffic accident data. Although these data are the main reference for different road safety analysis methods, they have relevant negative aspects, such as: the time required to obtain the amount of data sufficient to carry out the necessary statistical analyses; unreliability in data collection methods; underreporting of traffic accidents; and the difficulty of accessing complete data. These are some of the reasons that justify the use of alternative security assessment methods, among which the use of conflict data stands out. A traffic conflict is a traffic interaction that could have resulted in an accident, but did not, due to evasive action taken by one of the parties involved. The severity of the conflict can be measured by behavioral indicators or spatial or temporal proximity between those involved. To help identify conflicts without biasing the researcher's gaze, computer vision techniques have been used to track vehicles and automatically measure speed and trajectory projection to allow the identification and measurement of the severity of conflicts. This dissertation reviews methods of analysis and application techniques for conflict analysis used in the last 12 years. In addition, a case study was carried out in intersections in the Federal District using behavioral indicators to identify conflicts and temporal proximity indicators calculated by the Traffic Intelligence software, developed in partnership by researchers from the University of British Columbia and Polytechnique Montréal. The present work contributes to future work involving conflict data, indicating the difficulties encountered in the methods studied, such as the subjectivity of manual analysis, the limitations observed by the shooting angle used and the need for better calibration to reduce tracking errors; and also some positive results, such as the high accuracy rate of the computer vision code when the aerial image captured by the drone was analyzed. In addition, a precedent is set for investigating whether proximity indicators are adequate for the Brazilian traffic profile, mainly due to the habit of motorcyclists traveling in the corridors between lanes.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesAndrade, MichellePorto, Júlia Alves2024-06-11T03:54:42Z2024-06-11T03:54:42Z2023-06-112024-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPORTO, Júlia Alves. Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária. 2023. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-06-11T03:54:42Zoai:repositorio.unb.br:10482/48199Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-06-11T03:54:42Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária
title Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária
spellingShingle Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária
Porto, Júlia Alves
Visão computacional
Conflito - análise
Segurança viária
title_short Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária
title_full Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária
title_fullStr Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária
title_full_unstemmed Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária
title_sort Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária
author Porto, Júlia Alves
author_facet Porto, Júlia Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Michelle
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Júlia Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Visão computacional
Conflito - análise
Segurança viária
topic Visão computacional
Conflito - análise
Segurança viária
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-11
2024-06-11T03:54:42Z
2024-06-11T03:54:42Z
2024-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PORTO, Júlia Alves. Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária. 2023. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48199
identifier_str_mv PORTO, Júlia Alves. Uso de dados de conflito de trânsito para análise de segurança de segurança viária. 2023. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580921167904768