Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatagiba, Alessandro Borges
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16652
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.
id UNB_6b3331f7b2d599879bef628ac779d550
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/16652
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosasEducação de jovens e adultosEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)LetramentoAnalfabetismo funcionalDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.Esta dissertação resulta de pesquisa de mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília cujo objetivo geral visou à investigação de práticas discursivas e sociais relacionadas aos letramentos na educação escolar de jovens, adultos e idosos, com base no contexto educacional da rede pública de ensino do Distrito Federal. A definição deste objetivo possui um alcance social e outro semiótico. Para as abordagens sociossemióticas, consideramos os problemas de alfabetismo funcional e analfabetismo que, respectivamente, significam deficiências graves na própria formação escolar e situam o Brasil entre os dez países no mundo com a maior taxa de analfabetos. As análises se baseiam no aporte teórico e metodológico da Linguística Sistêmico Funcional – Halliday e Matthiessen (2014); Halliday e Hasan (1989) – e da Análise de Discurso Crítica – na vertente de Fairclough (2001, 2003, 2006, 2010). O aporte metodológico, de abordagem qualitativa, balizou-se pelas categorias linguísticas da Análise de Discurso Textualmente Orientada e da Linguística Sistêmico-Funcional. Os corpora se constituem de dados de natureza etnográfica, com textos de estudantes da modalidade da Educação de Jovens e Adultos, e de dados documentais sobre as práticas discursivas educacionais, de âmbito nacional e internacional. Entre os resultados da pesquisa, pudemos constatar discrepâncias e incoerências na cadeia discursiva, principalmente acerca dos letramentos e dos gêneros textuais. Porém, há significativos avanços em relação a livros didáticos cujas propostas consideram ampliar os níveis de letramentos e a compreensão sobre a produção, circulação e consumo dos gêneros textuais. Como finalidade ulterior ao escopo inicial da pesquisa, que os resultados aqui alcançados possam dialogar com outras vozes e trabalhos para, dessa forma, trazer à luz hiatos e barreiras situadas entre os letramentos e as mudanças discursivas e sociais, em prol da real e efetiva inclusão escolar e social de todas as pessoas jovens, adultas e idosas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation results from a research supported by the University of Brasilia Postgraduate programme in Linguistics whose general objective aimed to investigate discursive and social practices related to literacies in school education for youth, adults and seniors, based on the educational context of public schools of the Distrito Federal. This goal has both a social and a semiotic meaning. As far as this socio semiotic point of view is corncern, we consider the problems of illiteracy and functional literacy as serious deficiencies in the school that situates Brazil among the ten countries in the world with the highest rate of illiteracy. The analysis is based on the theoretical and methodological framework of Systemic Functional Linguistics – Halliday and Matthiessen (2014); Halliday and Hasan (1989) – Critical Discourse Analysis – Fairclough (2001, 2003, 2006, 2010). The methodological qualitative approach considered the linguistic categories of the Textually Oriented Discourse Analysis and of the Systemic Functional Linguistics. The corpora includes ethnographic based data, with students written texts from the youth and adult education programme, as well as documentary database on educational discursive practices, from national and international esphere. Among the results, we found discrepancies and inconsistencies in the discursive chain, especially toward literacies and textual genres. However, there are significant improvements in the textbooks whose proposals consider expanding the levels of literacies and of understanding the production, distribution and consumption of texts. As an ulterior purpose, the results may dialogue with other voices and works in order to bring to light gaps and barriers, which underlie between the discursive and social change in favor of a real and effective educational and social inclusion of all young, adult and elderly.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaSilva, Denize Elena Garcia daTatagiba, Alessandro Borges2014-10-29T15:51:33Z2014-10-29T15:51:33Z2014-10-292014-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTATAGIBA, Alessandro Borges. Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas. 2014. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16652A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T17:00:25Zoai:repositorio.unb.br:10482/16652Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T17:00:25Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas
title Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas
spellingShingle Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas
Tatagiba, Alessandro Borges
Educação de jovens e adultos
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Letramento
Analfabetismo funcional
title_short Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas
title_full Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas
title_fullStr Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas
title_full_unstemmed Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas
title_sort Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas
author Tatagiba, Alessandro Borges
author_facet Tatagiba, Alessandro Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Denize Elena Garcia da
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatagiba, Alessandro Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Letramento
Analfabetismo funcional
topic Educação de jovens e adultos
Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)
Letramento
Analfabetismo funcional
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-29T15:51:33Z
2014-10-29T15:51:33Z
2014-10-29
2014-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TATAGIBA, Alessandro Borges. Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas. 2014. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/16652
identifier_str_mv TATAGIBA, Alessandro Borges. Dos letramentos às mudanças discursivas e sociais na educação escolar de pessoas jovens, adultas e idosas. 2014. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/16652
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580890783318016