A diversidade cultural como potência pedagógica : do encontro à educação intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Tereza Reis da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Soares, Iassana Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41134
https://doi.org/10.18593/r.v46i.24767
https://orcid.org/0000-0001-8204-0732
https://orcid.org/0000-0001-5088-4535
Resumo: Neste artigo, analisamos a diversidade cultural e os encontros interculturais que tomam lugar na Escola Classe Sítio das Araucárias, situada na Rota do Cavalo, Sobradinho-DF. A pesquisa empírica que informa o artigo foi realizada ao longo do ano de 2019 por meio de entrevistas e rodas de conversa junto à equipe docente da Escola e de observação participante junto às famílias que habitam na região, em seus espaços coletivos e territórios de vivências. A partir desses dois procedimentos metodológicos, analisamos a feição da diversidade cultural que constitui a Rota do Cavalo e as formas pelas quais ela têm sido, ao mesmo tempo, afirmada, negada, marcada e comungada no contexto escolar. Com base nisso, analisamos os desafios pedagógicos que brotam do convívio com a diferença, bem como indicamos algumas potencialidades que o encontro intercultural aponta com vistas à construção de uma educação intercultural criticamente orientanda.
id UNB_6f221ae8c1b6db1e485e6d45a6241b3b
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/41134
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Silva, Ana Tereza Reis daSoares, Iassana Rodrigues2021-06-09T17:29:19Z2021-06-09T17:29:19Z2021-03-23SILVA, Ana Tereza Reis da; SOARES, Iassana Rodrigues. A diversidade cultural como potência pedagógica: do encontro à educação intercultural. Roteiro, Joaçaba, v. 46, e24767, 2021. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24767. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24767. Acesso em: 9 jun. 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/41134https://doi.org/10.18593/r.v46i.24767https://orcid.org/0000-0001-8204-0732https://orcid.org/0000-0001-5088-4535Neste artigo, analisamos a diversidade cultural e os encontros interculturais que tomam lugar na Escola Classe Sítio das Araucárias, situada na Rota do Cavalo, Sobradinho-DF. A pesquisa empírica que informa o artigo foi realizada ao longo do ano de 2019 por meio de entrevistas e rodas de conversa junto à equipe docente da Escola e de observação participante junto às famílias que habitam na região, em seus espaços coletivos e territórios de vivências. A partir desses dois procedimentos metodológicos, analisamos a feição da diversidade cultural que constitui a Rota do Cavalo e as formas pelas quais ela têm sido, ao mesmo tempo, afirmada, negada, marcada e comungada no contexto escolar. Com base nisso, analisamos os desafios pedagógicos que brotam do convívio com a diferença, bem como indicamos algumas potencialidades que o encontro intercultural aponta com vistas à construção de uma educação intercultural criticamente orientanda.In this article, we analyze the cultural diversity and intercultural encounters that take place at the school Escola Classe Sítio das Araucárias, located in Rota do Cavalo, Sobradinho-DF. The empirical research that informs the article was carried out throughout 2019 by means of interviews and rounds of conversation with the School’s teaching staff and by means of participant observation with families iving in the region, in their collective spaces and territories of experiences. Based on these two methodological procedures, we analyze the cultural diversity that constitutes the Horse Route and the ways in which it has been, at the same time, affirmed, denied, marked and shared in the school context. Based on this, we analyze the pedagogical challenges that arise from living with difference, as well as indicate some potentials that the intercultural encounter points out with a view to building a critically oriented intercultural education.En este artículo analizamos la diversidad cultural y los encuentros interculturales que tienen lugar en la escuela Escola Classe Sítio das Araucárias, ubicada en Rota do Cavalo, Sobradinho-DF. La investigación empírica que informa el artículo se realizó a lo largo de 2019 a través de entrevistas y rondas de conversación con el profesorado de la Escuela y a través de observación participativa con las familias residentes en la región, en sus espacios colectivos y territorios de vivencias. A partir de estos dos procedimientos metodológicos, analizamos la diversidad cultural que constituye la Ruta del Caballo y las formas en que ha sido, al mismo tiempo, afirmada, negada, marcada y compartida en el contexto escolar. En base a esto, analizamos los desafíos pedagógicos que surgen de vivir con la diferencia, así como señalamos algunas potencialidades que apunta el encuentro intercultural con miras a construir una educación intercultural de orientación crítica.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa CatarinaRevista Roteiro - Declaração de Direito Autoral - Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional (CC BY). Fonte: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24767. Acesso em: 9 jun. 2021.info:eu-repo/semantics/openAccessA diversidade cultural como potência pedagógica : do encontro à educação interculturalThe cultural diversity as pedagogical power: from the meeting to the intercultural educationLa diversidad cultural como potencia pedagógica: del encuentro a la educación interculturalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDiversidade culturalDiálogo interculturalEducação interculturalporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/41134/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open accessORIGINALARTIGO_ DiversidadeCulturalPotencia.pdfARTIGO_ DiversidadeCulturalPotencia.pdfapplication/pdf279350http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/41134/1/ARTIGO_%20DiversidadeCulturalPotencia.pdf3b1506c65e672db619df22bc6d801a93MD51open access10482/411342023-10-17 15:29:56.046open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/41134U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-10-17T18:29:56Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A diversidade cultural como potência pedagógica : do encontro à educação intercultural
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The cultural diversity as pedagogical power: from the meeting to the intercultural education
La diversidad cultural como potencia pedagógica: del encuentro a la educación intercultural
title A diversidade cultural como potência pedagógica : do encontro à educação intercultural
spellingShingle A diversidade cultural como potência pedagógica : do encontro à educação intercultural
Silva, Ana Tereza Reis da
Diversidade cultural
Diálogo intercultural
Educação intercultural
title_short A diversidade cultural como potência pedagógica : do encontro à educação intercultural
title_full A diversidade cultural como potência pedagógica : do encontro à educação intercultural
title_fullStr A diversidade cultural como potência pedagógica : do encontro à educação intercultural
title_full_unstemmed A diversidade cultural como potência pedagógica : do encontro à educação intercultural
title_sort A diversidade cultural como potência pedagógica : do encontro à educação intercultural
author Silva, Ana Tereza Reis da
author_facet Silva, Ana Tereza Reis da
Soares, Iassana Rodrigues
author_role author
author2 Soares, Iassana Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Tereza Reis da
Soares, Iassana Rodrigues
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Diversidade cultural
Diálogo intercultural
Educação intercultural
topic Diversidade cultural
Diálogo intercultural
Educação intercultural
description Neste artigo, analisamos a diversidade cultural e os encontros interculturais que tomam lugar na Escola Classe Sítio das Araucárias, situada na Rota do Cavalo, Sobradinho-DF. A pesquisa empírica que informa o artigo foi realizada ao longo do ano de 2019 por meio de entrevistas e rodas de conversa junto à equipe docente da Escola e de observação participante junto às famílias que habitam na região, em seus espaços coletivos e territórios de vivências. A partir desses dois procedimentos metodológicos, analisamos a feição da diversidade cultural que constitui a Rota do Cavalo e as formas pelas quais ela têm sido, ao mesmo tempo, afirmada, negada, marcada e comungada no contexto escolar. Com base nisso, analisamos os desafios pedagógicos que brotam do convívio com a diferença, bem como indicamos algumas potencialidades que o encontro intercultural aponta com vistas à construção de uma educação intercultural criticamente orientanda.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-09T17:29:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-09T17:29:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Ana Tereza Reis da; SOARES, Iassana Rodrigues. A diversidade cultural como potência pedagógica: do encontro à educação intercultural. Roteiro, Joaçaba, v. 46, e24767, 2021. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24767. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24767. Acesso em: 9 jun. 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/41134
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.18593/r.v46i.24767
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8204-0732
https://orcid.org/0000-0001-5088-4535
identifier_str_mv SILVA, Ana Tereza Reis da; SOARES, Iassana Rodrigues. A diversidade cultural como potência pedagógica: do encontro à educação intercultural. Roteiro, Joaçaba, v. 46, e24767, 2021. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.24767. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24767. Acesso em: 9 jun. 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41134
https://doi.org/10.18593/r.v46i.24767
https://orcid.org/0000-0001-8204-0732
https://orcid.org/0000-0001-5088-4535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/41134/2/license.txt
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/41134/1/ARTIGO_%20DiversidadeCulturalPotencia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
3b1506c65e672db619df22bc6d801a93
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573422135967744