Intersecção entre Feminismo e Educação Popular na formação de Promotoras Legais Populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Aline da Costa Luz de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/40238
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020.
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Atua principalmente em comunidades periféricas, onde se percebe forte ausência do Estado, e estabelece uma formação centrada na construção coletiva e na troca de saberes, buscando a emancipação das mulheres e não apenas a transmissão de saberes especializados já prontos. Estabelece-se, então, como proposição, que a Educação Popular tem um papel importante para as pautas feministas, uma vez que se dispõe a desconstruir padrões de comportamento, bem como reconhecer as opressões e superá-las. O percurso construído foi por meio da discussão sobre o feminismo na perspectiva marxista; a relação entre Educação Popular e o Feminismo e a construção de uma Educação Popular Feminista; um breve levantamento histórico sobre as PLPs no Brasil e a análise do estabelecimento da primeira turma de PLPs em Águas Lindas de Goiás, por meio de uma pesquisa-ação. Foi possível perceber que o curso é uma experiência transformadora, não só para as cursistas, mas para todas as envolvidas na construção coletiva do mesmo. O curso resultou em uma campanha de arrecadação de absorventes e itens de higiene pessoal para distribuição entre mulheres em maior condição de vulnerabilidade da cidade, além da construção coletiva de uma carta de reivindicações para as autoridades políticas do município supracitado. Também teve como resultado a formação de cinquenta e seis Promotoras Legais Populares, as quais serão multiplicadoras de conhecimentos da luta pelo fim da violência contra a mulher e pela construção de uma sociedade livre de opressão.The current research aims to analyze the relation between popular education and feminism in the formation of Popular Legal Promoters (PLPs) in Águas Lindas de Goiás, being developed through the coordination of extension action which implemented the course in the city. The project aims to train women to combat gender violence, as well as to act in defense of public policies aimed at women. It takes action mainly in peripheral communities, where it is noticed strong absence of the State, and establishes a formation focused in the collective construction and exchange of knowledge, seeking the emancipation of women, their emancipation, and not only the transmission of ready-made expertise. So, it is established as a proposition that popular education has an important role for the feminist agendas, since it is willing to deconstruct behavior patterns as well as recognize oppressions and overcome them. The course built was through discussion of feminism from the Marxist perspective; the relation between Popular Education and Feminism and the construction of a Feminist Popular Education; a brief historical survey on PLPs in Brazil and the analysis of the establishment of the first class of PLPs in Águas Lindas de Goiás through action-research. It was possible to notice that the course is a life-changing experience, not only for the students, but for all those involved in its collective construction. The course resulted in a campaign to collect absorbents and personal hygiene items to be distributed among the most vulnerable women in the city, in addition to the collective construction of a letter of demands for the political authorities of Águas Lindas. It also resulted in the formation of 56 Popular Legal Promoters, who will be multipliers of knowledge in the fight to end violence against women and build a society free from oppression.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoRêses, Erlando da Silvalinecosta89@gmail.comLima, Aline da Costa Luz de2021-03-16T13:25:49Z2021-03-16T13:25:49Z2021-03-162020-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Aline da Costa Luz de. Intersecção entre Feminismo e Educação Popular na formação de Promotoras Legais Populares. 2020. 187 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/40238A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-08T19:22:23Zoai:repositorio.unb.br:10482/40238Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-08T19:22:23Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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